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Monogram Bell UH-1B Huey 1/48

COMPARTIMENTO DO MOTOR (PARTE 03):

Uma vez acoplados os conjuntos Turbina e Caixa de redução, a preocupação agora é incorporar os ditos "detalhes finos" e ao mesmo tempo se preocupar com o correto fechamento das portas do compartimento do motor...


O Huey da família 204 possui seu compartimento do motor coberto por 04 portas sendo duas delas com abertura para cima e outras duas que abrem lateralmente (tipo porta de carro)...


O modelo visto de cima mostra o progresso dos detalhamentos até o momento...


Sempre há a preocupação com o encaixe se lembrarmos de que o kit não apresenta motor e suas portas eram fixas na fuselagem. Entretanto, ao encaixar as portas dianteiras do compartimento do motor, notei que aparentemente ficam ok os encaixes, necessitando de poucos ajustes...





Mas para medir e corrigir o encaixe das portas do compartimento do motor, primeiro temos que inserir os detalhes finos. Avaliando fotos do aparelho real, podemos ver vários detalhes...



Um emaranhado de cabos, alças, montantes do motor e pushrods...


Usando capas de fios elétricos de baixa bitola, arame de diversos tamanhos, pequenas chapas de alumínio e outras tranqueiras, vou aos poucos montando os pequenos detalhes...













Uma nova visão superior mostra os progressos...


Nas avaliações visuais, aproveito para verificar a necessidade de incorporar uma pequena trava para as portas de manutenção do eixo cardã do rotor traseiro que tendem a fechar sozinhas...




Alguns pontos da fuselagem já vão recebendo pintura para avaliação da superfície e tentar simular desgastes naturais de corrosão e/ou falha na pintura...


Aplico um wash com tinta guache preta na caixa de redução para simular sujeira de óleo e desgastes de uso...


As fotos com os detalhes bem próximos ajudam a confeccionar certos detalhes...


O detalhe...


Sem o detalhe indicado...


Com o detalhe indicado...



Resultado do Wash...

Os detalhes dos acionadores da porta dianteira do compartimento do motor podem ser vistos nas próximas fotos...



A tubulação hidráulica também é um pouco complexa de se reproduzir...


No CorelDraw11© desenho em escala as peças para montagem destes detalhes finos...


E começo a reprodução das peças com o auxílio do desenho impresso já na escala correta usando sprue derretido e esticado no fogo de vela...


Testes com moldes em papel ajudam a observar as configurações de montagem...



E as peças ficam prontas para uso...






A peça tem um formato de "L" e corre em um trilho para se deslocar para fora...


Somente então a tampa é levantada. Observem nos testes a seguir a sequencia do movimento de abertura da porta...


Posição fechada...


A peça desliza lateralmente no trilho até seu retentor...


Por fim, a peça dobra para cima levantando a tampa...

Minha tentativa de simular a tubulação hidráulica fica pronta...


E os testes de movimento são satisfatórios...



Mais fotos com outros tipos de luz (visando melhor visualização)...









O resultado geral fica ainda mais rico...







Novamente a visão superior mostra bem mais progressos...


COMPARTIMENTO DO MOTOR (PARTE 04):

Finalizadas as portas dianteiras do compartimento do motor, estas recebem pintura e são fixadas definitivamente no modelo...









Um trabalho mais aprimorado fez-se necessário para as portas traseiras do motor. Avaliando as fotos referência, efetuei testes de encaixe (agora com o motor instalado), chegando à conclusão que é necessário lixá-las bem para diminuir sua espessura, (pois não encaixava e o plástico é bem espesso) e remover a parte plástica que retrata a grade de refrigeração bem como os dutos de dispersão de calor para melhor realismo...


Peça original do kit...


Peça com suas partes removidas...

Novos testes de encaixe são efetuados...


Uma grade substituta é recortada de um coador de chá metálico...


Boas doses de lixa ajudam a um encaixe satisfatório...


Dobradiças feitas de sprue derretido e chapas de alumínio são criadas para fixação das portas à fuselagem...




Aproveito para inserir novos detalhes antes da fixação da porta...


Sensor de pressão barométrica...


Borboleta de aceleração do motor...



Mais montantes, cabos e fios...


Vou pintando aos poucos para criar degenerações na pintura, visando simular desgastes por maresias/corrosões...


O resultado do compartimento do motor ficou bem realista para a escala...





É hora de fazer os montantes laterais das armas. Não sei o porquê dos fabricantes de kits insistirem em fazer estes montantes unidos por uma barra inferior (praticamente quase todos os kits apresentam essa característica nessas peças)...


Na verdade esses montantes são separados...




Reparem que o montante central vem injetado com o extensor lateral na mesma peça, dificultando detalhar ambas as partes, logo: "Faca neles"...


Notem os detalhes dos montantes laterais das armas através das fotos referência...



Aos poucos confecciono os detalhes necessários...






Fixados no seu devido lugar, obtenho resultados interessantes no quesito "realismo"...















No Vietnam os montantes laterais eram reforçados com uma haste metálica presa à fuselagem para reforçar a sustentação do armamento transportado...



Simulei tal detalhe usando alfinetes de costura devidamente cortados no tamanho apropriado...


O resultado final fica bacana...








CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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