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Monogram Bell UH-1B Huey 1/48
COMPARTIMENTO DO MOTOR (PARTE 05): Faltava finalizar as portas dianteiras do compartimento do motor. Já estavam com a grade feita com um pedaço de coador metálico de chá, mas faltavam alguns detalhes. No Huey tais portas possuem internamente sensores de calor que munem alguns instrumentos internos quanto à temperatura do motor...
Usando finos fios obtidos de cabos elétricos desmontados, consegui simular as peças...
As entradas de ar são confeccionadas para compor a parte externa das portas...
A parte externa também recebe as dobradiças para fixar na fuselagem e obter movimento de abrir e fechar...
Uma visão macro dos testes libera o trabalho para prosseguir...
Uma vez fixadas, consigo o movimento pretendido de abertura...
E fechamento...
Novos testes de design são aplicados para ver se tenho correções a fazer...
Uma vez tudo corrigido, é hora da pintura externa! PINTURA (PARTE 01): Um dos pontos negativos de se detalhar demais um modelo é o trabalho na hora de mascarar tudo para pintar. Tem pontos que simplesmente serão estragados se aplicar algum tipo de vedação, por isso, o modelista deve ser corajoso e pintar sem mascarar!
Ou optar por ir pintando as peças aos poucos, à medida que monta...
No caso deste modelo, fui fazendo as duas coisas: pintando aos poucos alguns conjuntos finalizados e o final foi com muita calma e o apoio do aerógrafo de precisão, pintando bem devagar e às vezes usando um defletor de papel para tampar junções retas. O resultado pode ser visto nas próximas fotos...
Micro respingos de tinta nas transparências foram removidos com um cotonete embebido em álcool...
Notem que os detalhes internos não sofreram danos com a pintura externa...
E o resultado ficou muito satisfatório...
O compartimento do motor também não sofreu danos com a pintura externa sem máscara...
Na próxima etapa da pintura vocês verão os desgastes e envelhecimento. Não serão de um Mestre da pintura, mas vou tentar agradar! DESGASTES (PARTE 01): Nesta etapa da pintura vou mostrar uma forma simples de simular desgastes e envelhecimento. Com certeza não são a melhor forma de se envelhecer uma pintura, mas o resultado final chega a agradar! Primeiro, passamos uma camada de verniz brilhante para proteger a fina camada de tinta imposta pelo aerógrafo. Seria com se fosse para aplicar os decalques, mas isso vem depois...
Aplique o verniz primeiro na parte de baixo do modelo. Se existirem peças em alumínio que necessitam de desgaste por raspagem da pintura, pode fazer a raspagem primeiro e depois aplicar o verniz brilhante...
Normalmente eu uso cera líquida incolor e sem cheiro para isso. Quando o uso de máscaras for necessário e não haver como usar, a dica é aplicar com um pincel bem macio. Fiquem tranquilos, pois não mancha ou sequer ficam marcas na pintura. Lembre-se que a tinta fosca nessa primeira aplicação vai absorver o verniz, por isso não ficarão manchas e a pintura ficará brilhante...
Passando para a parte de cima do modelo, finalizo a aplicação do verniz e deixo secando...
Notem em tonalidades diferentes de luz que a percepção de falhas só é visível com muita luz...
Neste ponto, não se acanhe em lixar pontos da fuselagem onde achar falhas...
Depois, comece raspando a tinta/verniz dos rebites existentes em pontos estratégicos. No caso deste modelo, trabalhei primeiro o nariz e a moldura do pára-brisa que foi pintada...
Atendendo a pedidos (certo Galltar?) deixei uma das molduras sem pintura, ou seja, no alumínio puro para simular que já foi substituída por danos em combate...
Notem que, aos poucos, o resultado do envelhecimento do modelo vai aparecendo...
Faça o mesmo para o outro lado do modelo. Lixe de leve a tinta (se necessário) e tire muitas fotos com diferentes tonalidades de luz para perceber possíveis melhorias ou exageros nos desgastes...
Nos pontos onde o processo de lixa acabou com os rebites, tente refazê-los com uma caneta de tinta metálica...
Aproveitei para inserir mais detalhes como, por exemplo, a luz anti-colisão superior que fica no capô do motor. Nela usei um led serrado para simular a peça (não há ligações elétricas, apenas o vidro foi aproveitado)...
Percebam que o aparelho real usa limpadores de pára-brisa...
Usando sprue derretido e chapa de alumínio, confeccionei tais peças para o modelo...
Depois de pintadas, ficaram com um aspecto bacana...
Aplicadas no lugar, agregaram ainda mais realismo ao kit...
O próximo passo é usar um lápis comum...
Com a ponta, vá preenchendo os rebites em alto relevo de forma a destacá-los...
Vá fazendo aos poucos...
Tente ser preciso, mas se errar, basta passar a borracha de leve que o excesso desaparece...
Na capota...
E por fim, essa fase de desgastes fica pronta...
Mas ainda terá mais desgastes complementares... Aguardem! CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... Texto e Fotos: Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |