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Academy OH6-A Cayuse 1/48

MOTOR:

Uma das coisas que mais me incomodam em certos kits é a ausência do motor. Dependendo do modelo, este vem incompleto, falso ou simplesmente é omitido pelo fabricante. No caso dos kits do OH-6A (qualquer escala) simplesmente não há motor! Se o modelista fizer questão, terá que gastar com complementos em resina ou recorrer ao scratch...


Exemplo de um complemento em resina na escala 1/35 para retratar o motor e parte interna do OH-6 ou MD500...

Logicamente, optei pelo scratch e agora que as portas de acesso para manutenção do motor do meu modelo ficaram prontas e funcionais (elas abrem e fecham), pintei tudo de branco interiormente...


Lembrando que todo o interior do compartimento do motor foi pintado de branco para retratar o padrão de pintura da maioria dos helicópteros usados na Guerra do Vietnam...




Notem, por causa da iluminação, que as fotos do interior parecem estar num tom cinza ou azul, mas é branco...



A missão agora é criar "do zero" um motor que se parecesse com a turbina Allison T63-A-5A...


Procurando na WEB, achamos muitas referências em detalhes e cores...



Estudos complementares ajudam a entender como funciona e consequentemente como será retratado o conjunto do motor...




Bem como o posicionamento e angulação do motor dentro do seu compartimento (uma coisa que muitos modelistas erram na hora de montar)...


E os trabalhos começam avaliando sucatas para se achar "formas" parecidas com o desenho básico da turbina...




Peças eleitas...

Desenhos complementares feitos no CorelDraw11© também são necessários para ajudar as peças a tomar forma...



Com alguns cortes em chapa de alumínio, obtenho um resultado razoável e na escala correta...





O trabalho de pintura inicia (primeiro uma camada geral de alumínio cromado)...







A aplicação de outras cores vem em seguida, tentando acompanhar as referências...







O aparelho real é dotado de um duto de exaustão (que na verdade são dois) onde se juntam em duas "meias-luas" formando um círculo que aparenta ser um só visto por trás...




Este detalhe foi feito com sprue derretido e chapas de alumínio devidamente curvadas...






Com o motor pronto, agora é hora dos adendos internos (mangueiras, push-rods, etc)...





Com tudo no lugar, é hora de avaliar os resultados...






E para finalizar, os testes com as portas do motor devidamente fechadas mostraram um resultado satisfatório (juntamente com a aplicação dos desgastes)...







CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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