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Revell Mil Mi24 Hind-D 1/48
VARIANTES (Na Designação da OTAN): O Mi-24 foi produzido em uma infinidade de variantes que confundem o leitor por pouco conhecer o método convencional utilizado na designação soviética/russa que conflito com as designações ocidentais geralmente formuladas num entendimento mais fácil e lógico (ordem numérica ou alfabética, por exemplo), ou seja: falar que um Mi-24A pode ser visto pela OTAN como "Hind-A" ou um Mi-24F ser considerado um "Hind-F" não é correto (não confunda as duas formas de tratamento). Para facilitar, numa abordagem mais básica, a linha da família Hind pode ser dividida em quatro grandes grupos: os protótipos "V-24" juntamente com os modelos "Hind-B" e "Hind-A" formando o primeiro grupo, os modelos "Hind-C" e "Hind-D" formando o segundo grupo, os modelos "Hind-E" e "Hind-F" no terceiro grupo e os modelos de exportação no quarto grupo (geração pós "Hind-F" - embora a OTAN considere o Mi-25 e Mi-35 indicados nos sufixos "Hind-D" e "Hind-E", respectivamente). Especificamente, na visão da OTAN, temos: V-24 - Usado para designar o primeiro protótipo e montagens de desenvolvimento totalizando doze ao todo. Estes foram equipados com 02 motores TV2-117A turboshaft de 1700 cavalos de potência cada um (iguais aos do Mi-8 "Hip"). A chave para o projeto inicial era a sua falta de canhão sob a fuselagem e a tecnologia de orientação de mísseis. Antenas IFF foram montadas ao longo da parte traseira do conjunto de cauda sob a barbatana vertical. Um sistema Doppler foi instalado sob a carenagem de fluxo dielétrico. Pesos de contrapeso foram inseridos ao longo do cubo do rotor de baixa no mastro principal do rotor. O rotor de cauda foi definido para o lado direito da aeronave.
Hind-B - Não tinha quaisquer armamentos no nariz e usava varredor dorsal R-860 UHF no tronco. As necessárias tubulações das semi-asas não foram aplicadas e a "inclinação anhedral" (ler: "Introdução à Aerodinâmica e Dinâmica de Vôo") vigorou como característica comum à maioria dos Hinds. O sistema do rotor de cauda continuava no lado estibordo (direito) da aeronave.
Hind-A - Foi equipado com uma metralhadora pesada 12,7 milímetros montada no nariz (.50 pol), uma câmera de arma em uma carenagem na metade da semi-asa esquerda e o rotor de cauda foi deslocado para bombordo (esquerda) da aeronave.
"ind-C - Perdeu sua arma do nariz e introduziu um chaff/flares em uma montagem "strap-on" inferior ao longo da parte traseira do cone de cauda.
Hind-D - Trouxe a nova cabine e complementos na antena dorsal, uma metralhadora pesada 12,7 mm de quatro canos queixo alimentado e uma antena de seção U para o sistema R-828 UHF "Eucalyptus". Mantém-se a versão da linhagem Hind de ataque mais bem conhecida e definitiva. Curiosamente, alguns modelos em produção ainda tinham o rotor traseiro no lado direito...
Hind-E - É a versão "D" com refinamentos em armamento e aviônicos modernizados. Exportado para os países membros do Pacto de Varsóvia.
Hind-F - É uma plataforma de artilharia mais refinada trazendo no lado estibordo um canhão duplo de 30 mm fixo montado.
Hind-G e Derivados - São modelos para reconhecimento comum e reconhecimento de áreas contaminadas química ou radioativamente.
No próximo post, mostrarei as variantes na designação soviética. CABINE (PARTE 02): O alvo dessa montagem é retratar um modelo da categoria "Hind F". Nessa configuração, o Piloto (na traseira) e operador de armas ficam em assentos em tandem blindados fixos em cockpits individuais sob coberturas tipo "bolhas". Duplos controles de vôo com pedais retráteis estão presentes na cabine da frente. Opcionalmente leva-se um mecânico de vôo no habitáculo após o assento da cabine do piloto, na passagem estreita entre o convés de vôo e cabine. A frente do canopy com parte articulada que abre para o lado esquerdo permite acomodar o WSO e uma porta tipo automóvel que abre para a direita acomoda o piloto. O cockpit do piloto fica bem acima do cockpit do WSO, permitindo visão desobstruída para a frente. O assento do piloto possui dobradiças no encosto de cabeça, podendo ser dobrado para permitir visão desobstruída para o compartimento de passageiros. Existe uma parede corta-fogo entre os cockpits. O compartimento de carga/passageiros pode acomodar até oito soldados em cadeiras dobráveis (ou quatro macas). As laterais esquerda e direita do compartimento de carga possuem uma porta dividida horizontalmente em duas partes articuladas que abrem para cima e para baixo, respectivamente, sendo que a parte de baixo cria um degrau de acesso aos soldados para embarque/desembarque. O canopy possui pára-brisas de vidro planos para cada membro da tripulação com limpador e são à prova de balas. Cockpits e cabine de tropas são aquecidos e ventilados e, ao contrário do que muitos pensam ao ver aqueles pequenos ventiladores nas cabines, os Hinds tem sim ar-condicionado central direcionado para todos os compartimentos (piloto, WSO e tropas). Decidi fazer primeiro o assento do piloto, pois o que veio no kit foi removido por não atender ao realismo do conjunto. Para isso, desenhei no computador um esquema baseado nas fotos obtidas na WEB e fiz testes de montagem 3D do conjunto usando papel comum...
Uma vez aprovado o conjunto, cortei as peças em cartão telefônico por causa da espessura ser mais adequada a escala (borracha escolar foi usada para fazer as almofadas do assento e encosto...
Tentando ser fiel às referências, o encosto de cabeça também pode ser reclinado no modelo...
E com os adendos finais, o conjunto do assento do piloto já pode ser pintado e decorado com detalhes mais finos...
O resultado final pode ser visto nas próximas fotos...
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