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Revell Mil Mi24 Hind-D 1/48

MOTOR (PARTE 01):

No projeto inicial, o Mi-24 usou dois motores Isotov TV3-117MT (o mesmo usado no Mi-8) e posteriormente substituídos por duas turbinas Klimov TV3-117VMA (o nome do fabricante "Isotov" mudou para "Klimov"), desenvolvendo 2200 hp cada (1434 kW ou 1923 shp) ...


No kit, após separar as entradas de ar dos motores, notei que juntadas as peças ainda ficava muito a dever em termos de detalhamento. Internamente, os dutos tem paredes muito espessas e precisavam ser lixados para ficar mais uniformes e abrir espaço para o detalhamento interno...


Após lixar, dicionei um eixo longitudinal e hélices para o compressor (o conjunto gira se você soprar) ...




A saída do compressor de cada turbina teve que ser bem lixada para ficar fina o bastante para convencer o observador quanto ao realismo...



Comparando com um desenho esquemático detalhado, vi que os detalhes esculpidos no plástico das peças não iriam atender para o que eu desejava em termos de detalhamentos...


Por isso, decidi remover praticamente tudo e refazer os detalhes externos...


Notem nas fotos de referência que a turbina, quando retirada para manutenção, apresenta-se unida a uma entrada de ar alongada (e um pouco curva) ...



Para entender melhor, a foto acima mostra uma marca que delimita até onde a turbina chega. O restante é um alongador até a entrada de ar...

Usando chapa de alumínio, criei os dois alongadores para ligar a entrada do compressor das turbinas com a peça da entrada de ar do kit ...


Essa peça é colada diretamente na fuselagem e servirá para fixar (por encaixe) os motores...






Em seguida, iniciei otrabalho para detalhamento das turbinas...


Para não errar com as dimensões das peças que vão detalhando os motores, tive que ir fazendo tudo com eles encaixados nosalongadores das entradas de ar...






Todos os detalhes foram feitos aos poucos usando a técnica do scratchbuiding...







Notem que a parte interna com o alongador ficou bacana, apresentando compatibilidade com a profundidade e com o formato de cruz (agora correto)dos montantes dos cones de choque...



Ao longo do trabalho, os alongadores desenvolvidos permitiam encaixar ou remover os motores quando necessário...


Com as dimensões testadas, o restante dessa primeira parte de detalhamentos dos motores pode prosseguir com eles fora do modelo...














Um ponto importante a destacar é a parte interna da saída dos exaustores com o montante em cruz e hélices semelhantes ao original (que também giram livremente se você soprar) ...





Comparado ao esquema de acoplamento dos motores com a caixa de redução, acredito que o resultado vai ficar agradável quando tudo estiver no lugar...






Na segunda parte do detalhamento dos motores vocês verão sua integração com a fuselagem, bem como um melhor resultado visual.

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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