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Revell Mil Mi24 Hind-D 1/48

CAIXA DE REDUÇÃO (PARTE 02):

A caixa de redução modelo "VR-24" usada no HIND é bem pesada e depende de oito bases de apoio para sua fixação no aparelho...


Se pensarmos bem, ela realmente tem que ser robusta, pois segura o gigantesco rotor principal e ao mesmo tempo precisa sustentar toda a fuselagem do aparelho durante a elevação...


Os oito pontos de apoio da caixa de redução foram projetados para suportar distributivamente todo o peso da fuselagem sem deixar que ela encoste na caixa de redução, de forma a diminuir a vibração e barulho...


Agora é o momento para pintar a caixa de redução e construir os oito suportes de sua fixação, porém, primeiro, torno a testar seus encaixes nos motores e unidade de potência...





Na foto acima notem a entrada traseira para o eixo do rotor de cauda que no modelo funcionará como entrada de torque...


MOTORES (PARTE 02):

Não foi tarefa fácil modificar os dois motores Klimov TV3-117VMA do kit para um padrão visual aceitável. Se observarmos bem os motores reais, veremos estruturas de conduites e detalhes finos diversos...


O detalhamento dos motores do kit agora precisa ser feito com eles já encaixados no seu berço(no espaço superior da fuselagem) ao mesmo tempo verificando o encaixe e movimento das portas dos motores, centralização deles com a caixa de redução e cuidado para não ultrapassar a altura máxima das portas.

Observem que cada motor tem um starter acima dele e tanques de óleo laterais...



Tudo isso ainda acompanhado de pushrodsresponsáveis pela aceleração e mistura...


Bem como detalhes de pequenos escapamentos, conduites e respiros de cada turbina...


Onde não há simetria nos componentes...


Nessa foto percebe-se que as turbinas não possuem simetria, ou seja, valem para qualquer lado, mudando apenas a angulação dos dutos de exaustão...


Outra foto mostrando os dois motores sem simetria em seus componentes...

E por falar em "simetria" o Mi-24 apresenta diferenças na simetria dos bocais de saída das turbinas Klimov TV3-117 conforme a versão do helicóptero, ou seja, dependendo da versão do HIND, os bocais de saída são retos ou inclinados em relação à fuselagem...


Nas versões Mi-24DU em diante (e nos modelos de exportação) os bocais de saída das turbinas passaram a ser inclinados 90° em relação à fuselagem para diminuir um pouco a assinatura de calor vinda dos gases emitidos...

Nos motores Klimov TV3-117, as tubulações e conduites possuem cores específicas para distinguir sua função. As de cor marrom são para conduzir óleo, as amarelas conduzem combustível, as vermelhas são para o fluido extintor de incêndio, azuis para ar comprimido e pretas para gás carbônico resultante de queima...


As tubulações metálicas são para hidráulica (fluído hidráulico) e a fiação elétrica normalmente recebe uma capa protetora na cor bege escuro...


Apoiado na técnica do scratchbuilding, comecei pelos tanques laterais de óleo, usando madeira de palitos de picolé devidamente lixados...


Usando vários tipos de material (principalmente de sprue esticado), fui incorporando os componentes dos motores...


Nessa foto notem (no lado direito) o detalhamento completo do motor em relação ao outro (do lado esquerdo da foto) ainda por fazer...




O apoio das fotos de referência ajudou a não errar quanto a distância das portas do compartimento (que ainda tive que reduzir a densidade para que fechassem corretamente) ...


Todo modelista geralmente finaliza primeiro a cabine dos tripulantes. No meu caso, deixei ela por último. Pode parecer estranho, mas nas próximas etapas vocês entenderão porquê...


CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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