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Revell Mil Mi24 Hind-D 1/48

MECÂNICA (PARTE 06):

Durante a construção de qualquer modelo com "mecânica" sempre é bom ir testando seus componentes para achar problemas e assim evitar ter que abrir o modelo para manutenções drásticas. Em um desses testes, percebi que o pequeno motor de cauda havia parado de funcionar. Isso me forçou a abrir a lança de cauda para verificar o ocorrido...


Quando monto um modelo, sempre estudo muito sobre ele. Leio reportagens, assisto vídeos, acesso fotos e leio comentários em fóruns de pessoas que já montaram o mesmo modelo. No caso do Mi-24 Monogram/Revell, escutei muitos comentários sobre o modelo apresentar a cauda incorreta (quem já montou esse modelo deve ter percebido que ao girar, as pás do rotor principal encostam nas pás do rotor traseiro e isso me deixou intrigado, me forçando a pesquisar mais sobre isso) ...


Olhando a foto acima, não parece ter nada errado, mas alguns testes com o rotor secundário instalado (bem como ver o resultado de trabalhos de outros plastimodelistas que montaram o mesmo kit na forma OOB) mostraram que o rotor traseirodo modelo encosta também no estabilizador horizontal de cauda, ou seja: Tem algo errado!


A foto acima mostra o mesmo kit que estou montando (feito por outro plastimodelista) onde é perceptível a proximidade dos rotores (que impossibilita sua rotação mútua), bem como o estabilizador horizontal de cauda que é atingido pelo rotor de cauda ao girar...

Nas pesquisas observei uma montagem onde o modelista disse que a traseira estava errada e baseado em um desenho, ele fez o alongamento da cauda para evitar que a hélice traseira atingisse o estabilizador horizontal e consequentemente não encostasse no rotor principal ao girar...


Me questionei se a fonte (o desenho que ele usou) era confiável e resolvi tirar a prova do meu jeito.

Primeiro fiz uma montagem de fotos da cauda do aparelho real comparadas ao modelo que teve sua cauda modificada e também a cauda do meu modelo (do jeito que o kit apresenta). Essa comparação visual foi feita para ver quem estava mais próximo do correto....


Na foto acima, a silhuetaextraída da foto real(em amarelo) sobreposta ao meu modelo e também ao modelo alterado pelo outro modelista mostra que a inclinação da empenagem vertical da cauda realmente deve ser modificada (mas não tanto quanto o outro modelista inclinou o dele).

Mas como obter o valor da angulação correta? A Matemática foi usada para resolver essa dúvida: Primeiro, extraí o ângulo de inclinação da foto real, obtendo 50° de inclinação em relação a fuselagem...


Em seguida, usando uma outra foto do aparelho real, obtenho os demais ângulos de inclinação até totalizar os 360º ...


Usando as medidas oficiais relativas ao comprimento da aeronave real, em comparação às medidas do modelo Monogram/Revell, obtive o valor da medida oficial para a escala 1/48 visando alongar a fuselagem do modelo nas medidas corretas para a escala...


A medida oficial para deixar a fuselagem nas dimensões corretas foi calculada com base no comprimento real da lança de cauda...


Todos esses cálculos me permitiram cortar fora a empenagem vertical para efetuar o alongamento da lança de cauda. Mas preciso corrigir também a inclinação da empenagem vertical. Para isso, marquei uma linha de corte na própria peça...


Empenagem vertical removida do modelo. Notem a linha azul traçada para recorte que servirá para corrigir sua inclinação...

Após cortar a empenagem vertical na linha traçada, essa é posicionada de forma a ficar correta quanto a inclinação obtida do modelo real...


No espaço agora existente, faço um "enxerto" com plastcard que, após lixado, deixou a empenagem na angulação correta...


A lança de cauda recebe um reforço de plástico nas paredes internas (reforçado com bastante cola) ...



Após secar bem, a empenagem vertical é acoplada com cola (só a metade esquerda) de forma a possibilitar instalar as engrenagens de torque...


O motor que havia apresentado problemas teve que ser substituído por outro (um pouco maior) ...


Agora a fuselagem entre a lança de cauda e a empenagem vertical precisa ser preenchida para proporcionar um bom acabamento antes da pintura...


O preenchimento é feito com plastcard, cola e um pouco de putty,seguido de lixa...



Esse trabalho todo resultou na correção da cauda do modelo. Ela agora está na dimensão correta quanto ao comprimento e angulação. Não preciso mais me preocupar com os rotores se esbarrando ou com orotor traseiroesbarrando no estabilizador horizontal (afinal, esse modelo tem como objetivo apresentar os rotores em funcionamento e do jeito que estava não seria possível os movimentos).


CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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