A quem se destina Escolhendo seu kit Desbotados Camuflagem de Inverno Ganchos e Correntes Latões Camuflagens Marcas de Fundição Especiais Walk-arounds Referências Links << Voltar |
Fazendo Ganchos e Correntes:
Ganchos: O material que utilizaremos é o estanho, usado para trabalhos de solda (fio de solda). É um produto que vêm em diversas grossuras e é bem maleável.
Para começar, faremos um gancho um pouco grande para facilitar a fotografia das fotos explicativas. Você pode fazer ganchos menores, se precisar. Primeiramente, cortaremos um fio de aproximadamente 5 cm.
Dobre em forma de U. Para que a curva fique uniforme, usaremos uma pequena vara (pode ser um prego). Também pode ser usada uma alicate de ponta redonda, caso tenha um disponível. A curva deve ser proporcional à escala que se deseja trabalhar.
Depois, deforme uma das pontas do U, acompanhando o formato da vareta. Esse processo deve ser feito somente em um dos lados; ficando o outro, reto.
Agora, com um pequeno alicate ou sargento, comprima a peça, deixando um formato achatado. Cuidado, a peça não deve ser totalmente prensada (veja adiante).
Feito isso, corte o material restante com um estilete. Observe que a ponta do gancho deve ser cortado formando um ângulo, deixando uma ponta mais comprida na parte externa. A base do gancho deve ser cortado em formato perpendicular ao mesmo.
Amasse mais forte a base do gancho. Caso fique complicado, tente limar essa base, deixando-a mais fina que o restante do mesmo.
Com uma broca, faça o orifício na base aplanada. Para terminar, Lixe as pontas da base, deixando um formato arredondado.
Resultado final e exemplos de ganchos com outros tamanhos:
Correntes: Quando montamos um modelo, em especial de militaria, sempre precisamos de diferentes acessórios para incrementá-lo. Um desses acessórios são as correntes. A seguir, descreveremos como fazer esse detalhe tão necessário.
As ferramentas que precisaremos são arame e pinças; uma de ponta fina e outra no formato de alicate. Além disso, será necessária uma tesoura de ponta muito fina. O arame que utilizaremos são os de cabos elétricos. Tirando sua cobertura isolante, teremos matéria-prima suficiente. Usaremos um fio guia, dobrando-se um pedaço de arame. A diâmetro dos elos deve ser o mesmo desse fio (veja adiante). Recomenda-se usar um arame mais resitente para fazer essa guia, evitando problemas com deformações.
Enrole o arame na guia, cuidando para que não haja espaçoes entre as voltas. Outro cuidado é evitar que as voltas passem por cima das anteriores.
Após termos feitos voltas para uma quantidade suficiente de elos, retiramos esse da guia. Depois, puxamos um pouco as pontas, formando uma pequena mola.
Hora de usar a tesoura. Corte os elos, um a um, sempre num mesmo local de referência, até destruir toda a mola.
Com uma pinça em forma de alicate, alinhamos as pontas as pontas.
Agora deve-se repetir os passos até fazer a corrente no tamanho desejado.
O Resultado final (corrente e gancho):
Texto: Sergio Tschundin - Ruedas & Cadenas Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |
|