A quem se destina

Escolhendo seu kit

Desbotados

Camuflagem de Inverno

Ganchos e Correntes

Latões

Camuflagens

Marcas de Fundição

Especiais

Walk-arounds

Referências

Links

 << Voltar
Fazendo Ganchos e Correntes:

Ganchos:

O material que utilizaremos é o estanho, usado para trabalhos de solda (fio de solda). É um produto que vêm em diversas grossuras e é bem maleável.

Para começar, faremos um gancho um pouco grande para facilitar a fotografia das fotos explicativas. Você pode fazer ganchos menores, se precisar. Primeiramente, cortaremos um fio de aproximadamente 5 cm.

Dobre em forma de U. Para que a curva fique uniforme, usaremos uma pequena vara (pode ser um prego). Também pode ser usada uma alicate de ponta redonda, caso tenha um disponível. A curva deve ser proporcional à escala que se deseja trabalhar.

Depois, deforme uma das pontas do U, acompanhando o formato da vareta. Esse processo deve ser feito somente em um dos lados; ficando o outro, reto.

Agora, com um pequeno alicate ou sargento, comprima a peça, deixando um formato achatado. Cuidado, a peça não deve ser totalmente prensada (veja adiante).

Feito isso, corte o material restante com um estilete. Observe que a ponta do gancho deve ser cortado formando um ângulo, deixando uma ponta mais comprida na parte externa. A base do gancho deve ser cortado em formato perpendicular ao mesmo.

Amasse mais forte a base do gancho. Caso fique complicado, tente limar essa base, deixando-a mais fina que o restante do mesmo.

Com uma broca, faça o orifício na base aplanada. Para terminar, Lixe as pontas da base, deixando um formato arredondado.

Resultado final e exemplos de ganchos com outros tamanhos:

Correntes:

Quando montamos um modelo, em especial de militaria, sempre precisamos de diferentes acessórios para incrementá-lo. Um desses acessórios são as correntes. A seguir, descreveremos como fazer esse detalhe tão necessário.

Correntes: Materiais

As ferramentas que precisaremos são arame e pinças; uma de ponta fina e outra no formato de alicate. Além disso, será necessária uma tesoura de ponta muito fina. O arame que utilizaremos são os de cabos elétricos. Tirando sua cobertura isolante, teremos matéria-prima suficiente.

Usaremos um fio guia, dobrando-se um pedaço de arame. A diâmetro dos elos deve ser o mesmo desse fio (veja adiante). Recomenda-se usar um arame mais resitente para fazer essa guia, evitando problemas com deformações.

Fio desencapado Guia de Arame

Enrole o arame na guia, cuidando para que não haja espaçoes entre as voltas. Outro cuidado é evitar que as voltas passem por cima das anteriores.

Enrole o arame

Após termos feitos voltas para uma quantidade suficiente de elos, retiramos esse da guia. Depois, puxamos um pouco as pontas, formando uma pequena mola.

Tire da Guia e faca uma mola

Hora de usar a tesoura. Corte os elos, um a um, sempre num mesmo local de referência, até destruir toda a mola.

Corte os elos Elos Cortados

Com uma pinça em forma de alicate, alinhamos as pontas as pontas.

Alinhe as pontas Alinhe as pontas

Agora deve-se repetir os passos até fazer a corrente no tamanho desejado.

Unir os Elos Unir os Elos Repetir

O Resultado final (corrente e gancho):

Corrente e Gancho

Texto: Sergio Tschundin - Ruedas & Cadenas

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Julho
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Agosto
S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 1819
20 21 2223242526
27 28 29 30 31