Convés Envelhecimento Linha d'água Em Andamento... Especiais Walkarounds Links << Voltar |
Criandos linha d'água
O modelismo naval geralmente implica na questão de fazer o navio navegando ou não. Há aqueles que preferem o modelo interiço, sobre suportes, e aqueles que preferem fazer um relevo de mar. É claro que este segundo exige habilidades do modelisma, como dioramista também. Esse texto, naturalmente é direcionado a este segundo grupo. Os modelos em escala pequena (1/600, 1/700 e 1/1200) geralmente são do tipo water-line, ou seja, com o caso cortado na linha d'água e dispensando qualquer tipo de suporte. Os modelos maiores, no entanto, não costuma vir com essa opção. Aqui, mostraremos como criar um modelo water-line a partir de um casco interiço. Primeiramente, monte o casco (se for em duas metades). Depois disso, com alguns pedaços de sprue ou plasticard, faça uns suportes nas laterais do internas casco. Isso irá ajudar o manter o casco firme. Cuidado para não forçar o casco para fora, o que deixaria o deck com sulcos na hora de colar. Em todo caso, faça um teste de encaixe com o deck, para garantir.
Agora, identifique a linha d'água. Geralmente, esses modelos têm uma pequena linha marcada, o que facilita o trabalho. Passe uma fita crepe, apenas para não perdemo-na de vista, durante o corte. Com uma Dremel e lixa de corte circular, corte o casco, alguns milímetros abaixo da marca. Isso será necessário por causa dos efeitos de ondas (mais altas ou mais baixas que a linha). O corte será mais limpo se você seguir a direção do giro da Dremel. Lembre-se também, que ao se aproximar da popa ou proa, a linha de corte deixará de ser paralela a linha d'água e você deve encurvar o corte para baixo da mesma.
Após cortar a parte debaixo do casco, retire o estireno derretido e faça o alinhamento do casco. Coloque o barco sobre uma superfície plana e verifique se o mesmo está alinhado (como o barco balança com as ondas, um defeito mínimo não será nenhum tragédia). Agora com uma lixa grossa (150 a 220), passe o casco sobre a mesma até que todo o casco toque a superfície plana.
A etapa final consiste em pegar um plasticard e fazer o fundo do barco, o que dará uma rigidez a estrutura do casco. Coloque o casco sobre o plasticard e marque com um estilene a linha do casco. Corte o estireno, deixando sempre um pouco de sobra, por garantia, e cole ambas as peças pela parte interna do casco. Após secar, corte os excessos.
O trabalho está pronto. Você pode dar continuidade ao trabalho no barco, em separado ao relevo. Você pode, ainda, corrigir algum defeito no casco ou na colagem, embora isso só seja necessário em caso de algum problema grave, pois o fundo ficará sob o relevo do mar e não será visível.
Texto e Fotos: Matias Schweizer Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |