Criando seus PE

  "Lata-Etched"

  Pintando PE

 << Voltar
Improvisando com Lata-Etched...

Um dos improvisos mais interessantes que eu já vi no modelismo, é o "Lata-Etched". O nome, é claro, é uma referência humorada aos caros Photo-Etched. Na verdade, o processo em nada lembra o trabalho com PE, mas usaremos o nome mesmo assim.

lata-etched

O truque consiste em pegar latas de refrigerante (de cerveja não são aconselháveis, porque os coretes ficam meio tortos, não seeei...purrrquê) e cortar em tiras, chapas ou formas geométricas de acordo com a utilização.

Primeiramente, faça um corte com uma X-acto para abrir a lata. Depois, com uma tesoura boa, corte uma chapa no formato desejado. Corte, inicialmente, em um tamanho maior que o necessário, pois o corte da lata deixa umas ondulações na beirada da peça. Quando tiver a chapa solta, corte as rebarbas onduladas até ter uma figura plana. Quanto melhor a tesoura, mais fácil e rápido será o trabalho. O lata-etched pode ser usado de diversas formas. Alguns exemplos:

Régua para Re-scribbing: Cortando um retângulo, você tem uma boa régua para fazer rebaixamento de linhas de painel. Além de ser mais barato que as réguas de aço, você pode corta em diversos formatos, caso precise. Se gastar, basta fazer outro...Além disso, o formato curvo da lata permite que a régua se adapte melhor às peças de plástico.

braco de suspensaoDetalhes: Você pode cortar pedaços pequenos de alumínio e usá-los para fazer detalhes nos modelos. Eu uso, em geral, para fazer braços de suspensão, antenas e portas de trem de pouso. Além de ficar bem mais convincente, a espessura fica mais proporcional, principalmente se você estiver montando algo na 1/72 ou 1/144. Esse recurso também pode ser usado para substituir peças perdidas, pois essas São as primeiras peças a sumirem do seu modelo. Alguns modelistas chegam a usá-lo para moldar peças mais complexas semelhantes ao photo-etched dobrável, como assentos e painéis.

Tapa-Fendas: Muitos modelos possuem partes que são difíceis de tampar. As caixas de trem de pouso são o caso mais comum. Ao invés de ficar se torturando para passar massa, basta cortar pequenas chapas de lata e tampar os buracos com isso. As fendas ficam escondidas facilmente. Lógico que se você estiver preocupado em fazer detalhes nas caixas, você terá um bom trabalho por fazer, mas isso já ajuda bastante...

Fenda Aberta Fenda Fechada
Fenda Aberta Fenda Fechada

Poisé, modelismo também é reciclagem...

Texto:


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Janeiro
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Fevereiro
S T Q Q S S D
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28