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AMT Corvette 1972 1/25

Saudações a Todos!

Por ironia do destino, o kit que representa um veículo automotor foi parar nas mãos de um plastimodelista que só montou aviação militar até hoje (Eu)!

O amigo "Arturius" foi o responsável por essa "mudança de hábito", o qual agradeço por abrir novos horizontes para minhas montagens!

O pessoal do mundo modelista geralmente deposita muita confiança nos meus trabalhos e espero não desapontar ninguém, principalmente os veteranos da categoria "autos". Neste trabalho, pretendo aplicar as técnicas de reuso de materiais alternativos, bem como as tradicionais técnicas de montagem "cirúrgica" para mostrar que uma fusão de estilos também apresenta bons resultados numa montagem.

Desde já quero reportar as fontes de pesquisa obtidas na WEB para embasar essa montagem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Corvette
http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado/corvette-1.htm

Inicio com a parte histórica. Espero que gostemdessa nova categoria de montagem!

História do Chevrolet Corvette:

No início da década de 1950, os carros esportivos europeus com seus designes arrojados faziam sucesso pelo mundo inteiro, enquanto que o mercado americano só possuía representantes como os pesados Cadillacs e Buicks. Nesse período a General Motors atravessava um momento crítico, tendo sua rival, a Ford, superado suas vendas na América do Norte por dois anos consecutivos. Os diretores do grupo sabiam que tinham de pensar em algo para retomar o crescimento. Tom Keating, executivo geral da Chevrolet, tinha em mente um novo carro para colocar a GM de volta à primeira posição no mercado.

Em junho de 1951 era iniciado o projeto Opel. A princípio o carro se chamaria Korvette, palavra homófona de Corvette (corveta), em referência à pequena e veloz embarcação de escolta da Marinha inglesa. Mais tarde optaram pelo nome "Corvette".

Em 1952, engenheiro-chefe de motores da GM, Ed Cole, e o especialista em chassis Maurice Olley trabalharam juntos no protótipo EX-122. Harley Earl, chefe de design, baseou seu modelo em carros de corrida europeus.

Em 17 de janeiro de 1953 foi apresentado em Nova York o primeiro modelo do Corvette que surpreendeu o público. Era um carro diferente dos padrões americanos: pequeno, baixo, com visual limpo e esportivo. Embora baseado em esportivos europeus, possuía traços do desenho americano: com lanternas na ponta de um pequeno rabo-de-peixe, era branco com o interior revestido de couro vermelho.


Chevrolet Corvette 1956

Existem seis gerações de Corvettes. As gerações podem ser referidas da versão C1 até C6, mas a primeira geração é mais comumente referida como solid-axle (eixo rígido), pelo fato da Suspensão Traseira Independente (STI) não estar disponível até 1963. A primeira geração começou em 1953 e terminou em 1963.

A C1 era equipada inicialmente com motor de 235 polegadas cúbicas (3.859 cm³), seis cilindros em linha, e duas marchas no câmbio automático com tração traseira. Rendia 150 cv de Potência bruta, chegando a 170 km/h.


Chevrolet Corvette 1958

O conjunto era montado sob uma carroceria de plástico reforçado com fibra-de-vidro prensado, que resultava em um carro leve. Não fosse o novo material, pela primeira vez empregado na produção automobilística e que tinha o nome comercial de "Fiberglass", o Corvette seria inviável por questão de volume de produção. Os freios a tambor nas quatro rodas e a suspensão (independente na frente e de eixo rígido na traseira) vinham de outros modelos da marca.

Zora Arkus-Duntov, o engenheiro-chefe da unidade Corvette desde 1955, preocupado com os baixos números de vendas e com o desempenho do modelo, reivindicou mudanças no modelo. Concorrentes como a Ferrari 410-S e o 375 America possuíam motores V12 com mais de 300 cv. Naquela mesma época, a Ford lançou o Thunderbird, com um V8 de 4,5 litros. Então a GM passou a trabalhar com um V8 de 265 pol³ (4.339 cm³), que fornecia 195 cv e alcançava 200 km/h.

Além disso, foram adicionadas mais cores e a caixa automática de três velocidades opcional. Após baixas vendas, a GM lança em 1956 o Corvette com significativas mudanças de estilo.

A segunda geração, desenhada por Larry Shinoda e com principais inspirações no "Q Corvette" de Peter Brock e Chuck Pohlmann, começou em 1963 e terminou em 1967. Em 1963, foi introduzido no mercado o Corvette Sting Ray (coupé baseado no carro conceito "Mako Shark I"?), com pára-lamas elevados, pára-choques bipartidos, e com o vidro traseiro dividido. Por questões de segurança, os vidros traseiros foram substituídos por um inteiriço em 64, e por causa da falta de ventilação no carro devido à pressa do projeto, foram instalados ventiladores atrás dos bancos no mesmo ano. O motor "327" de 1963 possuía 300cv e chegava a 360cv (afinação caseira). No ano seguinte o carro ganhou freios a disco nas quatro rodas, além de um novo motor (6.478 cm3), que produzia 425 cv e um torque de 55 kgf. Um dos principais motivos dos projetistas era fazer o Sting Ray competir nas pistas com o mesmo nível do lendário Shelby Cobra, que possuía um V8 427 da Ford, de mesma potência.


O coupé 1965 com o conceito Sting Ray

Duntov e sua equipe lançaram, em 1967, o modelo L88, equipado com o V8 427, um big-block de 7,0 litros (6.999 cm3), que utilizava cabeçotes de alumínio e três carburadores de corpo duplo Holley. Comenta-se que na verdade chegava a 550 cv, mas a fábrica declarava apenas 430 cv, para confortar as seguradoras. Também houve modificações na aparência, com uma entrada de ar central que se unia ao vinco do capô. Dos 28 mil Corvettes vendidos nesse ano, apenas 20 eram desta versão. O modelo foi pilotado por Dick Guldstrand e Bob Bondurant em Le Mans, estabelecendo o recorde de velocidade na reta de Mulsanne com 274,4 km/h (embora não tenha terminado a corrida). Atualmente os L88 de 1967 estão avaliados em até US$ 650 mil.


Corvette de 1967

A terceira geração (de 1968 a 1982) foi inicialmente inspirada no conceito Mako Shark II. O novo desenho trazia faróis escamoteáveis duas grades frontais para entrada de ar para o motor 427 V8 de 430 cv das versões L88 e também dos modelos de 300 cv. Outro detalhe era a possibilidade de remover o vidro traseiro e o teto na versão cupê (que durou até 1977). Em 1969 entrou o novo motor, o 350 V8 (5.733 cm³) small-block, que atingia a potência máxima de 300 cv. Em 1971 a Chevrolet insere o big-block, um V8 de 454 pol³ (7.440 cm³) que produzia 425 cv e equipava a versão ZR2 enquanto que o modelo básico vinha equipado com o V8 350 de 270 cv. Assim como o L88, foram produzidos apenas 20 ZR2.


1971 Chevrolet Corvette LT1

A partir de 1972, com a crise do petróleo e novas políticas quanto a emissões gasosas, deu-se início a uma queda de potência e cilindrada dos motores. O big-block esteve em linha até 1974 com potência máxima de 270cv. O 350 V8 de 1975 possuíam apenas 165 cv.

Novamente houve modificações de estilo e motorização em 1977. O Corvette mostrava linhas ainda mais angulosas, nova traseira inclinada e frente mais estreita. Adotava o motor L82 de 180 cv, baseado no tradicional V8 350. Outra opção era o L48, com o famoso carburador Rochester Quadrajet, que elevava a potência para 185 cv. O carro atingia 197 km/h e acelerava de 0 a 96 km/h em 7,8 segundos, boas marcas para aqueles tempos difíceis.

O KIT:

Alguém falou em "Difíceis"?

Avaliando o kit não achei asas, flaps, manches, superfícies de controle, trem de pouso (achei rodas!) e comecei a pensar: "Tô lascado"!

Não é minha "praia", mas definitivamente montar ao estivo "Out Of Box" não será possível: já estou contaminado com o vírus do scratch e parece que é algo sem cura...

As peças do modelo são apresentadas nas fotos abaixo:

Geral:


Peças cromadas...


Motor...


No início achei que faltava na hélice uma das pás, mas parece que é assim mesmo...


Suspensão...


Decalques... Só gostei da placa (item 06)...


Transparências...


E os pneus. Fiquei curioso porque vieram tampados de um lado...


A carroceria... No geral o kit da AMT não é ruim!


A estrutura do chassi...


O painel...


Até que é bem representado...


Uma curiosidade é o detalhamento do chassi apenas de um lado...


Sem detalhes...


Com detalhes...

A traseira tem o nome "Corvette"...



Espero conseguir bons resultados nesta montagem!

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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