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AMT Corvette 1972 1/25

MOTOR (PARTE 01):

A montagem de um kit geralmente prevê seqüências lógicas de andamento, com determinados conjuntos com prioridade de montagem para somente então seguir o dito "próximo passo".

O modelista não precisa seguir esta regra com severidade. O bom senso e principalmente um prévio estudo de qual conjunto será montado primeiro (sem afetar o conjunto geral) é a regra que deve ser seguida!

Avaliei bem as instruções do kit e suas seqüências de montagem para concluir que nos "autos" esta regra também se aplica!

Uma coisa me chamou atenção neste kit da AMT: o termo "Street Machine" na caixa tinha um significado: "Máquina de rua?" Pois é, a proposta da AMT neste kit é um motor com injeção eletrônica que não existia em 1972. Parece ser um carro "preparado" para os dias atuais, pegando um Corvette 1972 e "preparando" a motorização do mesmo para "turbinar" o bicho nos atuais padrões de injeção de combustível.


A AMT tem kits do Corvette para todos os gostos...

Ainda bem que a caixa do kit apresenta também as peças para a "versão tradicional" (carburador, filtro de ar redondo e admissão de combustível tradicional para a época), a qual, com certeza, optei por montar.

Embora as instruções não mostrem a montagem para a opção carburada, não foi difícil achar na WEB as referências para ela:


Sim! É esse o motor que quero para meu Corvette! O 350 "Small Block LT-1" com supercharger!


No kit, a montagem do conjunto "bloco" e caixa de marchas são apresentadas unidas na mesma peça. A bomba de água (que refrigera o bloco do motor com água) é apresentada à parte e já é colada de uma vez, bem como o Carter de óleo. O conjunto fica como na foto abaixo:


Não se enganem! Não é simplesmente "colar" as peças. Os detalhes são tão minúsculos que tive que usar um estilete para lixar as junções (dispensei a lixa comum) tentando obter um melhor realismo para o bloco (se vocês repararem bem o bloco de motor em automóveis reais, estes sempre apresentam bem claramente suas juntas. Logo, tentei manter isso neste conjunto).

Mas nem tudo são "flores"! O conjunto pronto não me agradou no detalhe dos acionadores da caixa de marchas. Um detalhe "grosseiro" que fica aparecendo se observarmos o modelo por baixo...


Duas alavancas para uma combinação de 04 posições (quatro marchas) e uma alavanca inferior para acionar a engrenagem reversora (marcha à ré)...

Decidi melhorar o detalhe e assim, o kit sofreu sua primeira "cirurgia"...


Alavancas "grosseiras" eliminadas via estilete...

"Eita" escala difícil para se achar arames cuja bitola atenda ao tamanho (proporção) do que exige a peça. Um erro comum de quem pratica "scratch" é usar materiais de bitolas muito acima do que se propõe o tamanho real. Sou chato neste ponto, por isso, fico testando materiais para atender ao que os olhos percebem e dizem ao cérebro: "Tá errado, muda para outro material!".

Depois de alguns testes, o detalhe ficou mais agradável...




E já pode receber tinta. A AMT fala para pintar na mesma cor do bloco, mas as referências dizem que a caixa de mudança é de cor diferente (no caso: "Alumínio)...


Vou precisar dos buracos para as velas... Apliquei 04 furos de cada lado (afinal, é um "V8")...


Outro ponto que me incomodou: as polias do motor e a correia...



Não ficaria legal deixar como esta, por isso, "faca nelas"...


Retirados os excessos, efetuei um scribber nas peças para fazer os sulcos característicos destas polias...


As polias corrigidas recebem pintura com preto fosco...


Motor de arranque, distribuidor e hélice de aferrecimento recebem pintura com tinta preta brilhante...


Para avançar, o bloco do motor deve receber pintura. No caso, o vermelho "Chevy Red" tradicional para a época...



CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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