Assoalho Suspensão Transparências Em Andamento... Walk-Arounds Especiais Referências Links << Voltar |
AMT Corvette 1972 1/25
CHASSI E SUSPENSÃO (PARTE 01): De 1953 a 1972 a General Motors utilizou basicamente o mesmo chassi para o Corvette, com mínimas modificações...
Um detalhe interessante foi constatar que alguns modelos 1972 saíram com chassis diferentes nos quesitos "suspensão" e "Diferencial"...
Uma das suspensões usadas nos chassis de 1969 era do tipo "feixe de molas" (barras sobrepostas) com diferencial de eixos "flexíveis" (o famoso "Five-Link" independente)...
Que foram empregadas nos modelos de anos 1972...
Assim como outro tipo usando diferencial com eixos simétricos e fixos...
Onde todo o diferencial/eixos trabalham suspensos pelos amortecedores, guias e molas...
O conjunto chassi apresentado pela AMT tem um detalhamento razoável por baixo...
Mas "sofrível" quando visto de cima...
Resolvi alterar o chassi removendo as placas que pertencem na verdade ao habitáculo da carroceria monobloco...
O tanque de combustível também foi retratado com forma incorreta e maior que o normal. Decidi removê-lo também...
Os pedaços removidos do chassi são guardados para a fase da carroceria. Os primeiros resultados dos cortes vão mostrando um chassi mais apresentável...
Até o resultado final que agradou bem mais...
Avaliando as instruções da AMT e comparando-as com as fotos do Corvette real, decido modificar a suspensão traseira. É que o modelo apresenta o diferencial com eixos simétricos e fixos e a proposta da AMT para a suspensão não convenceu muito. Parti para as modificações. Primeiro eliminei a mola irreal da peça e acoplei molas reais usadas em canetas esferográficas. Um pequeno canudo é usado para simular o amortecedor e um alfinete de costura funciona como a guia metálica que unirá o conjunto...
Acopladas ao chassi darão o molejo necessário à suspensão...
Presas ao diferencial, já podemos ver que o resultado melhora sobremaneira...
As guias dianteiras também sofrem modificações...
São reforçadas com alumínio e as longarinas auxiliares transversais são feitas com alfinete de costura...
O resultado final melhorou muito o aspecto final da suspensão traseira, com a vantagem de ser realmente funcional (como no carro de verdade)...
Aqui um dry-fit com o conjunto do motor/eixo cardã (o alinhamento tem que ser observado com freqüência durante a montagem)...
CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... Texto e Fotos:
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |