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AMT Corvette 1972 1/25

CHASSI E SUSPENSÃO (PARTE 01):

De 1953 a 1972 a General Motors utilizou basicamente o mesmo chassi para o Corvette, com mínimas modificações...


Um detalhe interessante foi constatar que alguns modelos 1972 saíram com chassis diferentes nos quesitos "suspensão" e "Diferencial"...


Uma das suspensões usadas nos chassis de 1969 era do tipo "feixe de molas" (barras sobrepostas) com diferencial de eixos "flexíveis" (o famoso "Five-Link" independente)...



Que foram empregadas nos modelos de anos 1972...


Assim como outro tipo usando diferencial com eixos simétricos e fixos...


Onde todo o diferencial/eixos trabalham suspensos pelos amortecedores, guias e molas...



O conjunto chassi apresentado pela AMT tem um detalhamento razoável por baixo...


Mas "sofrível" quando visto de cima...


Resolvi alterar o chassi removendo as placas que pertencem na verdade ao habitáculo da carroceria monobloco...


O tanque de combustível também foi retratado com forma incorreta e maior que o normal. Decidi removê-lo também...



Tanque de combustível removido. Não estava de acordo com as referências...

Os pedaços removidos do chassi são guardados para a fase da carroceria. Os primeiros resultados dos cortes vão mostrando um chassi mais apresentável...


Até o resultado final que agradou bem mais...


Avaliando as instruções da AMT e comparando-as com as fotos do Corvette real, decido modificar a suspensão traseira. É que o modelo apresenta o diferencial com eixos simétricos e fixos e a proposta da AMT para a suspensão não convenceu muito. Parti para as modificações.

Primeiro eliminei a mola irreal da peça e acoplei molas reais usadas em canetas esferográficas. Um pequeno canudo é usado para simular o amortecedor e um alfinete de costura funciona como a guia metálica que unirá o conjunto...



Acopladas ao chassi darão o molejo necessário à suspensão...



Presas ao diferencial, já podemos ver que o resultado melhora sobremaneira...


As guias dianteiras também sofrem modificações...


São reforçadas com alumínio e as longarinas auxiliares transversais são feitas com alfinete de costura...


O resultado final melhorou muito o aspecto final da suspensão traseira, com a vantagem de ser realmente funcional (como no carro de verdade)...


Aqui um dry-fit com o conjunto do motor/eixo cardã (o alinhamento tem que ser observado com freqüência durante a montagem)...


CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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