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AMT Corvette 1972 1/25

CHASSI E SUSPENSÃO (PARTE 02):

A suspensão dianteira também precisava ser "funcional". Avaliando as peças presentes no kit, vi que era possível simular o molejo criando alguns eixos em pontos definidos...



Não foi difícil. Bastou estudar os pontos de movimento, furar e depois cortar os segmentos...


Peça já pronta com seus eixos feitos com alfinetes de costura...

As molas que usei foram de canetas esferográficas. Um pouco mais macias que as molas traseiras. O conjunto tem que absorver pressão, retrair e voltar ao normal...


Mola estendida...


Mola retraída...

O conjunto superior da barra de torção é agregado mediante eixos feitos com alfinetes de costura. Pequenas peças feitas com chapa de alumínio prendem a parte superior ao chassi...


Um pequeno pedaço de carga de caneta simula o amortecedor e também serve para limitar o máximo que a mola pode se contrair...



As peças em alumínio acompanham o desenho do chassi. Com isso não tenho problemas de fugir ao formato do mesmo, mantendo o realismo do conjunto...


Os discos de freio são encaixados somente para se verificar o alinhamento. Posteriormente serão trabalhados...


Reparem no detalhe que o diferencial ficou bem alinhado à sua abertura que se ligará ao eixo cardã...


Um carro que se preze tem que virar as rodas para fazer curvas... Os eixos verticais proporcionam esse efeito e uma barra de torção fará o conjunto trabalhar alinhado...


Na empolgação percebi que a barra de direção já existia (bem ao lado e mais atrás), sendo subdividida em três seções que trabalham de forma a não tocar no Carter do motor. Como o kit já apresenta esse detalhe, facilitou o serviço de apenas separá-lo e, com furos estratégicos, essa peça ficou muito realista "trabalhando" para virar as rodas.

Aqui um dry-fit com os pneus, visando o alinhamento da suspensão traseira e dianteira...


O conjunto final agradou muito e não ficou fora de escala ou destoante do que propunha o kit...



Aproveitei para anexar o conjunto do motor, eixo cardã e testar o encaixe das peças do habitáculo do motor...


O chassi recebe pintura com preto brilhante. O resultado agrada porque unifica tudo e o realismo das peças substituídas e/ou refeitas melhorou sobremaneira em termos de enriquecimento do kit...



As próximas fotos mostram um "zoom" nos detalhes da suspensão...






Como todo modelista que fica na expectativa, já imaginei como ficaria o chassi com a carroceria. Pensei nos pneus: Como são bonitos e limpinhos... Mas o objetivo é melhorar o realismo do modelo, afastando o ar de "brinquedo". Daí pensei em desgastar um pouco os pneus. Usei lixa 600, lixando bem de leve para "gastar" um pouco a borracha e dar aquele ar de pneu rodado...


Os mais céticos que me perdoem, mas achei bem melhor deixar o pneu com esse ar "desgastado". O conjunto pneus, rodas, chassi, motor e carroceria foram unidos para um dry-fit que testa o poder de curva do conjunto da suspensão dianteira. Vejam nas próximas fotos como o resultado fica bom, fugindo ao patamar de "carrinho"...



Detalhe dos pneus lixados e no sentido correto de rotação: Melhora no realismo do modelo...


Curvatura da roda...


Detalhe dianteiro da carroceria/chassi/motor...


O motor sobressaiu bem ao carro. Mas novos detalhes virão...

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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