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AMT Corvette 1972 1/25
CHASSI E SUSPENSÃO (PARTE 02): A suspensão dianteira também precisava ser "funcional". Avaliando as peças presentes no kit, vi que era possível simular o molejo criando alguns eixos em pontos definidos...
Não foi difícil. Bastou estudar os pontos de movimento, furar e depois cortar os segmentos...
As molas que usei foram de canetas esferográficas. Um pouco mais macias que as molas traseiras. O conjunto tem que absorver pressão, retrair e voltar ao normal...
O conjunto superior da barra de torção é agregado mediante eixos feitos com alfinetes de costura. Pequenas peças feitas com chapa de alumínio prendem a parte superior ao chassi...
Um pequeno pedaço de carga de caneta simula o amortecedor e também serve para limitar o máximo que a mola pode se contrair...
As peças em alumínio acompanham o desenho do chassi. Com isso não tenho problemas de fugir ao formato do mesmo, mantendo o realismo do conjunto...
Os discos de freio são encaixados somente para se verificar o alinhamento. Posteriormente serão trabalhados...
Reparem no detalhe que o diferencial ficou bem alinhado à sua abertura que se ligará ao eixo cardã...
Um carro que se preze tem que virar as rodas para fazer curvas... Os eixos verticais proporcionam esse efeito e uma barra de torção fará o conjunto trabalhar alinhado...
Na empolgação percebi que a barra de direção já existia (bem ao lado e mais atrás), sendo subdividida em três seções que trabalham de forma a não tocar no Carter do motor. Como o kit já apresenta esse detalhe, facilitou o serviço de apenas separá-lo e, com furos estratégicos, essa peça ficou muito realista "trabalhando" para virar as rodas. Aqui um dry-fit com os pneus, visando o alinhamento da suspensão traseira e dianteira...
O conjunto final agradou muito e não ficou fora de escala ou destoante do que propunha o kit...
Aproveitei para anexar o conjunto do motor, eixo cardã e testar o encaixe das peças do habitáculo do motor...
O chassi recebe pintura com preto brilhante. O resultado agrada porque unifica tudo e o realismo das peças substituídas e/ou refeitas melhorou sobremaneira em termos de enriquecimento do kit...
As próximas fotos mostram um "zoom" nos detalhes da suspensão...
Como todo modelista que fica na expectativa, já imaginei como ficaria o chassi com a carroceria. Pensei nos pneus: Como são bonitos e limpinhos... Mas o objetivo é melhorar o realismo do modelo, afastando o ar de "brinquedo". Daí pensei em desgastar um pouco os pneus. Usei lixa 600, lixando bem de leve para "gastar" um pouco a borracha e dar aquele ar de pneu rodado...
Os mais céticos que me perdoem, mas achei bem melhor deixar o pneu com esse ar "desgastado". O conjunto pneus, rodas, chassi, motor e carroceria foram unidos para um dry-fit que testa o poder de curva do conjunto da suspensão dianteira. Vejam nas próximas fotos como o resultado fica bom, fugindo ao patamar de "carrinho"...
CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... Texto e Fotos:
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