O Corpo

  Vestimentas

  Acessórios

  Uniformes I

  Esculpindo Figuras

  Outros Sites

 <<Voltar
Pintura de Figura (Corpo)

Meu nome é Mário Sérgio Costa Peiro. Comecei o plastimodelismo aos 12 anos, como a maioria na época, montando kits da Revell. Recomecei o plastimodelismo em 1995, quando conheci as figuras, quando vi as de época então, me apaixonei, era isso que queria pintar.

Comecei com as figuras de resina da Verlinden, depois passei para as de metal, que são as mais perfeitas. As marcas que mais gosto são White Models, Latorre, Poste Militaire, Andrea e principalmente Pegaso,a qual considero a melhor de todas. A grande maioria das figuras que pintei são épicas: Medievais, Romanos, Bárbaros, índios e principalmente samurais que são a minha verdadeira paixão.

Minha esposa é a pessoa que mais me incentiva a pintar, mas também é Controle de Qualidade. Às vezes fico um tempão pintando uma coisa e ela diz: não está bom... ou está torto... (acho que ela pensa que é fácil),mas no final é bom pois ter uma pessoa que vê o trabalho de fora; ajuda muito.

Para essa matéria, vou pintar uma figura da Pegaso: Montezuma 75mm.

Foto da caixa Escultura de Andrea Jula e pintura e pintura Pieto Balloni

Primeiramente lavo bem as peças com uma escova de dentes e detergente para tirar o resíduo de óleo da forma. Após isso colo a maior parte das peças da figura, desde que não atrapalhe a pintura posteriormente. Feito isso passo massa (durepoxi) e lixa.


Uso como fundo um primer poliuretano automotivo, pois fixa muito bem no metal.


Após isso dou um fundo branco Gunze, Tamyia ou Mr. Surfacer para deixar bem liso e neutro.

Como fundo da pele uso Tamiya clareada com branco e pouquí­ssimo vermelho. Depois o fundo da pele com óleo, usando raw umber, burt sienna, amarelo ocre, todos Winsor & Newton.




Espalho bem o óleo com um pincel chato e depois tiro o excesso com um pano de algodão (camiseta).



Assim está pronta a primeira fase da pele com as primeiras sombras. Reforcei as sombras depois de alguns dias com a mesma mistura inicial de óleo, com um pouco mais de raw umber.

Olhos e Boca: Humbrol branco Brilhante e depois, Humbrol 184 (Marrom) e preto.

Lábios e boca Humbrol Cor de Pele, óleo alizarin e burt sienna. Faço o contorno dos olhos para definí-los e ressaltá-los com preto matt Humbrol e burt sienna óleo (dentes também).

O rosto está ainda com as primeiras sombras, ainda vou reforçar um pouco e faltam as luzes também. O óleo demora um pouco para secar (às vezes, uso uma estufa com lâmpada para acelerar) e como tem muita pele dá mais trabalho. Quanto a tinta óleo é só pintando que você vai sentindo a evolução e pegando prática,ainda tenho dificuldade com algumas técnicas, principalmente com as tintas acrílicas (para dar os efeitos de sombra e luz), para isso ainda prefiro o óleo, mas tenho treinado com as acrílicas para ver se melhoro. Cada um se adapta melhor a cada têcnica, mas acho legal tentar combinar os vários tipos.

O pessoal que pinta há mais tempo costuma usar Humbrol e óleo, que é o que havia na época. Hoje em dia uma boa parte já pinta com acrílico pela vantagem de secar mais rápido; a gama de cores é excelente e a diluição é com agua ou álcool evitando o incômodo do cheiro da aguarraz ou thinner. Como aprendi a pintar com óleo, ainda mantenho uma boa parte da pintura com essa técnica. As tinta óleo sao um pouco mais caras, mas duram muito, e você pode começar pelas mais básicas (não precisa ter todas),tenho um pouco mais de facilidade nos efeito. mario

Normalmente para pintar os olhos em figuras 54mm, uso a mesma tecnica que nas 75mm e 90mm: Pinto primeiro o branco. Após isso, o olho esquerdo, depois o direito. Outra coisa muito importante,que faz a diferença é o pincel que você está usando; Tem vários bons, mas o melhor de todos é da Winsor 000 série 7. É meio caro, mas faz uma grande diferença ,e se você cuidar direitinho, ele dura bem. Também uso lupa para coisas muito pequenas.

A técnica que usei no rosto é a mesma que usei no corpo. Ainda tenho dificuldade na pele, pois acho sempre que dá para dar uma melhorada. A pele da figura é o mais importante, pois a nossa tentativa é deixar a figura o mais natural possível, ficando parecida com a pele humana. Eu faço o seguinte: tento não fugir do que tenho mais dificuldade (pele,branco), pois com treinamento, pode ter certeza que a pintura vai melhorando.

O rosto está praticamente terminado. Se observar, pode-se ver o piercing na boca, o contorno dos olhos e uma pontinha de vermelho nos cantos.

N.E.: Devido à quantidade de informação contida nesse texto, a matéria foi separada em três artigos (Corpo, Vestimentas, Armas e Acessórios).

Texto:

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Julho
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Agosto
S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 1819
20 21 2223242526
27 28 29 30 31