O Corpo

  Vestimentas

  Acessórios

  Uniformes I

  Esculpindo Figuras

  Outros Sites

 <<Voltar
Esculpindo suas próprias figuras...

Introdução:
Uma das coisas mais raras para aviões grandes são figuras; especificamente, figuras de pilotos. Além disso, é surpreendente a pobreza dessas figuras no mercado (Fig. 1)

Mesmo se alguém for afortunado o bastante para comprá-las, a chance de que suas vinhetas caiam em lugar comum é grande, pois rapidamente cada uma se parecerá com uma cópia da outra. A solução lógica seria esculpir uma delas (!!!!). Acredite, não é tão dificil quanto parece (Fig. 2,3).

Materiais Básicos:
Provavelmente esses materiais você já tem em casa (Fig 4):

  • 1 e 2. Massas Epoxi e Miliput: Eu uso dois tipos: Uma industrial genérica, para musculatura e anatomia e uma especial, chamada Miliput, para roupas. Na verdade, gosto de usar Miliput do início ao fim, pois pode ser misturada com água.
  • 3.Flux: É usado para preparar os pontos de solda.
  • 4.Sargento de mão: Para ter apoio em trabalhos precisos de solda.
  • 5.Solda de Aço: A minha é à base de gás.
  • 6.Protetores de solda: São usados para proteger as partes da trabalho do calor da solda, evitando a fusão das peças.
  • 7.Ferramentas de escultura: Lâminas, lixas, furadores, exploradores, etc. Você pode usar das mais caras até palitos de dentes.

    Outras Coisas:
    Esses itens não são inteiramente necessários, mas tornarão as coisas mais fáceis (Fig.5):

  • Cabeças: (Da esquerda paradireita) Cabeças básicas; Inicantes podem começar usando cabeças pré-fabricadas, embora em alguns aspectos pareçam muito simples. O segundo exemplo é uma cabeça, na 1/32, o que parece ser um pouco pequena em relação as figuras comuns. O terceiro é para experientes e masoquistas. São cabeças semi-acabadas, onde o modelista deve terminá-las, dando as feições e traços que achar conveniente.
  • Mãos: Outra coisa para evitar o tédio de modelar figuras. Você pode premodelar algumas e tirar cópias em resina (2) ou pode comprá-las prontas. As melhores alternativas são Historex (3) e Verlinden (4).
  • Figuras acadêmicas: Isso ajuda a entender o comportamento da figura, podendo-se verificar os traços de movimentos, proporções, bem como as vestimentas. Com o tempo, você achará mais fácil passar diretamente para a escultura.

    Agora vamos começar a trabalhar:

    Método:
    A primeira coisa é criar uma armadura de metal, usando clipes de papel (Fig. 6). Eu geralmente comparo isso com a figura acadêmica até conseguir as proporções corretas. Isso será a base para os desafios posteriores. A solda é feita para unir as peças e para atenuar as curvas do arame, isso irá facilitar o processo de cobrir com a pele. Depois, deve-se colocar a figura na posição desejada (Fig. 7):

    Seja cuidadoso ao manusear as peças de solda, pois elas quebram facilmente. Para corrigir, reaqueça a solda. A cabeça e as mãos são o próximo passo, sendo coladas com cianoacrilato (Fig. 8). Esses dois passos são aqueles que dão a individualidade da figura.

    O epoxi industrial é usado para fazer a camada inferior das musculatora. Isso parece um pouco complicado, mas estudando esculturas e estudos anatômicos irão ajudar. Você provavelmente não conseguirá o resultado nas primeiras tentativas, mas as proporções gerais são suficientes para quase todas as figuras de pilotos.

    A vestimenta é feita em duas partes. Não tente fazer tudo de uma vez ou estragará tudo. Primeiro passo (Fig. 10):

    1. Misture o miliput, conforme as instruções.
    2. Salpique com pó de talco e enrole com um tubo fino (4).
    3. A massa deve ser aplicada à figura. As emendas devem ser amenizadas usando ferramentas apropriadas e um pouco de água. Esses passos precisam ser executados em 15 minutos. Após isso, a Miliput torna-se impermeável.
    4. Respire um pouco...
    5. Você deve modelar os amaços e dobras com uma ferramenta de escultura. A Miliput não terá mais aderência agora. O processo envolve um pouco de empurra-empurra (você irá entender). Após uma hora, tire o excesso de roupagem para formar colares, mangas e costuras.
    6. O próximo passo (Fig. 11) é onde vão os detalhes. Provavelmente as partes mais legais irão tomar mais o seu tempo. Você pode detalhar o quanto quiser.
    Finalmente, deixamos nosso guerreiro (Aqui, Wolfang Spate) tomar posição em nosso diorama (Fig.12):

    Últimos comentários:
    Esse artigo não é esclarecedor, nem tem a intenção de sê-lo. Vários níveis básicos como soldagem podem parecer difíceis, mas são facilmente aprendidos. Esculpir não é para todos, mas as vezes é a única opção, quando se tem um projeto particular ou especial. Divirta-se.

    Nota do tradutor:
    A massa Miliput é uma massa de modelismo, semelhante ao Durepoxi, composto de duas pastas que devem ser misturadas. No entanto, não sei dizer se esse produto pode ser encontrado facilmente no Brasil.

    Texto: Suresh Nathan
    Tradução:

    Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
    Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
    Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

    Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
  • Eventos Agendados
    Maio
    S T Q Q S S D
      1 2 3 4 5 6
    7 8 9 10 11 12 13
    14 15 16 17 18 19 20
    21 22 23 24 25 26 27
    28 29 30 31      

    Junho
    S T Q Q S S D
            1 23
    4 5 6 7 8 9 10
    11 12 13 14 15 16 17
    18 19 20 21 22 23 24
    25 26 27 28 29 30