Introdução

  História

  Tipos

  Fontes de Ar

  Curso Básico

  Limpeza

  Manutenção

  << Voltar
Limpeza de Aztec e Evolution

Esse ABC da manutenção e limpeza de aerógrafos foi desenvolvimento para, provavelmente, a mais importante ferramenta dos últimos anos. As razões para isso são a redução do pre'co e o fato que muitos modelistas querem apresentar seus trabalhos com uma pintura perfeita. O pincel assumiu um papel secundário, sendo limitado a pequenos lugares. Assim, é importante entender um pouco mais sobre o funcionamento do aerógrafo e sua limpeza.

Nesse arqtigo discutiremos a limpeza e várias práticas úteis no manuseio do aerógrafo. Escolhemos os dois sistemas que mais usamos: O Evolution EVO TWO IN ONE e o AZTEK 470. O EVO representa quase todos os aerógrafos de metal com um design e manuseio similiares. Para o Aztec 470, não há similiares comparáveis, pois este foge dos padrões usuais. Os materiais de limpeza serão os mesmo para ambos.

Cores e Tintas:

Escolhemos tinta Tamiya Vermelha para nossas demosntrações. Primeiro porque ela permite um bom contraste para fotografias e segundo porque são uma das mais populares para pintura de aviões e militaria. Nós diluimos a tinta diretamente no copo do aerógrafo. Primeiro colocamos a cor e depois adicionamos o thinner (álcool isopropílico). Fechamos a saída da agulha com a ajuda de um cotonete e pressionamos o gatilho. Você verá bolhas de ar saindo pelo copo e misturando a tinta. Cuidado! Não solte o gatilho de repente, ou você pode entortar a agulha. Com o Aztek, você pode fechar a saída diretamente com o dedo, já que não há outra saída para o ar.


Evolution (Acima)
Aztek (abaixo)


Evolution
Feche com um cotonete


Aztek
Feche com o dedo

Dicas: Nunca dilua a tinta abaixo de 1:3 (1 parte de cor para de thinner). A tinta lançada será mais fina quanto mais thinner houver. Se você não diluir o suficiente, a superfície ficará rugosa. Além disso, os degradês não serão naturais e as linhas mais definidas. Eu recomendo que se pratique em uma folha de papel branco, para identificar qual o ponto de diluição apropriado. Tintas LIFECOLOR não devem ser misturadas diretamente no copo do aerógrafo, já que a mesma tem tendência de espumar.

Limpeza Rápida:
Não é recomendável fazer uma limpeza completa a cada tinta que você for usar, já que isso demanda bastante tempo. Assim, recomendamos o processo de limpeza rápida. Quando uma pintura for terminada, a tinta extra deve voltar ao vidro de tinta original (NT: desde que o thinner usado não interfira na composição original). A tinta restante deve ser aerografada contra um pano até que nenhuma cor saia do aerógrafo.

Quando isso estiver pronto é que as diferenças entre os dois sistemas tornam-se claros. O Aztek 470 é desenhado para uma troca de tinta rápida, pois seu copo pode ser rapidamente removido e trocado por outro conjunto. Enquanto o copo com a primeira cor pode ser colocado em um recipiente com Thinner para nitrocelulose (Não tema! As partes do Aztek não são atacadas por esse tipo de thinner), outro copo pode ser usado.

Sempre tenho os dois recipientes originais do Aztek com thinner Nitro em minha mesa e são usados somente para a limpeza. Você não conseguirá fazer um processo de limpeza semelhante com o Evolution 2. Você deve encher o copo com thinner e espalhá-lo. Restos de tinta podem ser arrancados com um cotonete no bico (Isso também se aplica ao Aztek).


Coloque thinner Nitro
diretamente no copo


Limpe, aplicando contra
um pano


Limpe o restante
com um pano


Limpe o bico
com um cotonete


No Aztek, aerografe o
restante dos pigmentos


O copo de tinta pode ser
mergulhado em thinner Nitro

Dicas: Como você pode ver nas fotos, o thinner Nitro foi usado várias vezes. Ele irá servir por meses sem precisar ser trocado. Pense na natureza quando estiver limpando. A limpeza não necessita de thinner limpo. Isso também vale para o pano usado nesse artigo. Como o thinner é um agente degradante, ele resseca a pele facilmente. Um creme para as mãos pode ser recomendado.

LIFECOLOR e Vallejo não podem ser limpas com Thinner nitro. Amônia (um limpa-vidros) pode ser usado para isso.

Câmara de Limpeza:

O cheiro do thinner pode te incomodar. Você pode comprar uma Câmara de Limpeza feita pela Aztek. Existem também uma extensão que pode ser ligada em mais de uma aerógrafo. A construção é simples. Uma garrafa, uma tampa furada e um filtro. Durante o processo nenhum cheiro ou líquido saem. Você simplesmente aerografa, colocando o bico no furo, e o ar é retido no filtro. O preço é bastante em conta, mas você deverá trocar os filtros com regularidade.

Limpeza do Evolution (2 em 1):

Se você acha que o aerográfo está limpo após várias trocas de tinta e o mesmo parece visivelmente limpo, pense novamente. A limpeza aparente não inclui a parte interior do aerógrafo. Após uso intenso, uma limpeza completa é necessária. O Evolution possui uma agulha removível. Isso significa que a tinta pode ser ficar retira entre a agulha e a saída da mesma. O primeiro passo é remover a agulha. Cuidado com a ponta da agulha. Se amassar é difícil arrumar.

O bico pode ser desatarrachado. A bico do Evolution é feito de duas partes: a cabeça e o orifício. Também há um selo de Teflon. Manuseie com cuidado e não deixe o Teflon por longos períodos no thinner. Quando todas as partes forem desmontadas, elas podem ser limpas facilmente. Passe um pano na agulha, sempre de trás para frente. Um algodão embebido em thinner pode ser usado para limpar tubos e orifícios. Existem vários conjutnos de limpeza no mercado.


Remova a agulha com cuidado


Limpe de trás para frente


Remova o bico


O bico é separado em duas partes


Limpe os orifícios com
algodão embebido com thinner


Cuidado com a ponta!
Use somente material maleável

Dicas: Importante! A agulha deve ser removida por primeiro durante a desmontagem. Para montar, empurre a agulha somente após o bico ter sido montado. Essa é uma maneira de evitar danos na agulha. Se o Evolution não for usado por longos períodos é melhor remover a agulha e inserí-la somente quando for usar. Acontece que nesses casos, a agulha pode ficar presa no orifício do bico e forçá-la pode danificá-la. Nunca use materiais rígidos para remover a agulha.

Limpeza do Aztek 470:

O 470 consiste em sua maioria de partes de plático rígido e não precisa ser manuseado com tanto cuidado. A agulha está presa em uma mola. Quando o bico é removida, ali está a agulha. A agulha é feita de material rígido e não amassa facilmente. O bico pode ser removido com uma ferramenta que acompanha o kit do aérografo e pode-se ver qua a tinta não tem muito para onde ir.

Isso significa que a tinta fica na frente do aerógrafo e com o uso contínuo não vai para outras partes. O bico pode ser colocado em thinner Nitro por toda a noite. Se sentir que um bico está com problemas, ele pode ser rapidamente trocado. O conjunto da agulha pode ser removido de seu local com uma torção leve. No Aztek 470 a tinta e a saída de fluxo podem ser limpos com um pincel fino.


Desmonte com a ferramenta Aztek


Uma torção de leve e a agulha pode ser retirada


A mola também pode ser removida


esfregue a agulha com um pano para melhor limpeza


Os orifícios do Aztek ...


... pode ser limpos com um pincel fino.

Dicas a agulha é presa na mola. Se tiver a impressão que o bico fino não permite mais trabalhos muito delicados então é possível empurrar a mola e então colocar em uma posição melhor. Isso significa que a mola empurra a agulha para uma posição levemente mais dura contra a abertura e o gatilho deve ser ajustado corretamente. Quando prender o bico, ouça o barulho do ar. Um ar tossido significa que o bico está frouxo. Nunca coloque óleo ou selantes nos encaixes.

Dicas Gerais:

Em vários fóruns podem ser achados tópicos sobre problemas comuns encontrados com aerografia. O aerografo espirra ou a tinta não sai. A maioria dos maiores problemas são causados por pequenas coisas. Espirros podem acontecer quando várias partes do aerógrafo não são montadas corretamente. Assim, observe a montagem cuidadosamente para ver se tudo está firme ou algo parece solto. Se o problema persistir pode ser que o selo esteja com defeito. No Evolution, o selo está dentro do bico.

Com o Aztek, todo o bico. Se não sai tinta, existem duas possibilidades. Primeiro a agulha está presa ou algo no bico há muita tinta seca. Seja cuidadoso ao trabalhar com Future. Nunca deixe o aerografo sem limpar imediatamente a Future. Ela pode endurecer todo o aerografo. O mesmo é verdade quando usando cola branca diluída.

Funcionamento do Aztek 470:

O Aztek 470 tem garantia sem validade. Se você abrir o corpo de seu aerógrafo a garantia será violada. A maioria dos distribuidores não é eficiente e provavelmente as duas semanas de reparo podem levar mais de dois meses. Se alguém tiver a chance de abrir um Aztek por causa de mau-funcionamento, é isso que ele pode esperar.

O Aztek 470 não é colado ou parafusado. Para desmontá-lo, deve-se puxar fora a parte traseira. Cuidado! As partes são colocadas em posições apropriadas. Ao abrir, algumas partes podem pular para fora.

Esquema geral do Aztek

(1) Gatilho. Pode acontecer com frequ"encia que o gatilho vá para tras e corra em falso. A razão é simplesmente que ele escorregou do seu connector (2). O problema pode ser corrigido facilmente. O distribuidor de tinta (3) é uma parte robusta e apresenta poucos problemas. A válvula de ar (4) também costuma funcionar sem problemas. O distribuidor de ar (5) na frente também é ma parte fixa e não apresenta problemas. Tenha certeza de que ele está firme. Os únicos mecanismos do pino de metal que regula a agulha (6) podem apresentar problemas quando retirados. A inserção dessa parte requer alguma destreza. O Aztek 470 dever ser segurado firmemente em três áreas. Com o anel de metal na frente e os dois conectores dos plugues em seu lugar (7).

Texto: Christian Jakl
Fotos: Wolfram Bradac


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Dezembro
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 89
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            

Janeiro
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31