Introdução História Tipos Fontes de Ar Curso Básico Limpeza Manutenção << Voltar |
Resolução de Problemas com o Aerógrafo
Não posso dizer que seja um perito em aerografia. No entanto, com cinco anos de experiência usando um modelo Bagder 350, já tive muitos tipos de problemas e de diversas naturezas. Assim, achei melhor fazer um pequeno manual de identificação e resolução de problemas com o aerógrafo.
O modelo em questão, como já disse, será um Badger 350, de ação simples, peças de metal e regulador de abertura. É um modelo médio. Os problemas apresentados aqui poderão servir de base para você ou não, dependendo do aerográfo que você use. De qualquer maneira, a leitura é recomendada.
Inicialmente, explicarei o funcionamento do aerografo. Ele funciona por meio de propriedades simples de aerodinâmica e pressão. Primeiramente, o ar sob pressão entra pela mangueira de ar. Ao pressionar o gatilho, esse ar escapa pela ponta do aerógrafo. Na abertura da agulha, que fica próxima à saída de ar, existe uma pequena quantidade de ar parado. O ar em movimento e o ar parado tendem à equalizar sua pressão, de modo que só resta ao ar parado ser sugado para fora. Pelo princípio de Arquimedes, esse ar removido, precisa ser preenchido por alguma coisa. Essa alguma coisa é a tinta que vem do fundo do recipiente e ao sair é misturado com o ar, formando pequenas gotículas. Para a tinta sair, novamente pelo princípio de Arquimedes, precisa ser preenchida com alguma coisa, que é o ar que entra pelo suspiro. Qualquer problema nessa seqüência, pode causar problemas com a pintura. Por isso, vamos analisar diversas causas e soluções: ENTUPIMENTO:
Esse é um problema complicado, pois pode envolver vários processos. Aqui podemos fazer o teste de inversão de fluxo. Colocando o dedo na saída de ar, o ar terá que inverter o sentido de saída, saindo pela mangueira da tinta, formando bolhas, se houver líquido no recipiente. Se a inversão de fluxo não forma bolhas, então a agulha ou a mangueira de tinta estão entupidas. Desmonte o aerógrafo e limpe-as, de preferência com thinner e usando algo para raspar o interior dessas peças (pedaço de arame ou agulha pequena).
Outro lugar onde pode entupir é a conexão entre a mangueira e o recipiente de tinta. Desmonte o conjunto e tente tirar a sujeira. Com um arame fino tente verificar se a passagem de fora para dentro da peça não está obstruída.
Verifique se o suspiro não está obstruído. Sem ar para complementar o que sai, o sistema não funciona.
A causa mais comum para isso é alguma dobra na mangueira de ar. Além disso, pode haver emtupimento da saída de ar, no chassis do aerógrafo. CUSPIMENTO:
Isso vem do motor do compressor (quando é um motor de geladeira). A umidade no ambiente também pode condensar, formando água. A solução é criar um sistema de filtragem do ar, chamado de pulmão.
Verifique se o pulmão não está cheio ou precisa ser trocado.
Se a agulha estiver com pigmento seco (ver próxima questão), gotículas podem se depositar atrás até que se forme uma gota grande, que será cuspida sobre a tinta.
Isso acontece quando a tinta sob forte pressão, se deposita próximo à saída da agulha, secando. A força do ar tende a puxar pedaços dessa tinta, jogando-os sobre a pintura. A solução é limpar a saída de ar ou agulha.
Nesse caso, verifique se a mangueira do recipiente não está muito suja. Outra causa para isso é uma limpeza anterior mal-feita. Certas tintas e solventes não combinam. É comum que um solvente dissolva um certo tipo tinta, decantando o pigmento que se deposita no fundo do recipiente.
Isso acontece quando o ar fica preso muito tempo, aumentando a pressão. Evite de deixar o motor trabalhando por longos períodos sem uso do aerógrafo. Mesmo assim, nunca aperte o gatilho sobre o modelo. Outra causa para esse problema é o posicionamento da abertura da agulha. VAZAMENTO:
A agulha pode estar virada para baixo, por onde a tinta escorre mais facilmente. Tente girar a abertura da agulha para outra posição. Outra hipótese pode ser um entupimento na saída da agulha ou do regulador da abertura. Tente limpar esses itens.
A pressão fornecida pelo motor esta muito alta para a capacidade do aerógrafo ou da abertura proporcionada pelo gatilho. PINTURA:
Nesse caso ou a tinta está pouco diluída para a sua quantidade, ou a pressão do compressor é muito baixa para expelir a tinta. Se a pressão não puder ser aumentada, a solução é aumentar a diluição.
A agulha do aerógrafo tem um orifício em seu corpo. Por esse orifício sai a tinta, que é levada à saída de ar. No bagder 350, e acredito, outros, essa agulha pode ser girada em torno de seu eixo, fazendo que esse orifício fique mais próximo ou distante do ar sob pressão. Experimente girar a agulha até conseguir diminuir o efeito. Em compressores com menor pressão, a agulha deve ficar mais distante; com maior pressão, mais próximo (experiência minha, pode ser diferente com você). Faça uma marca na agulha para que você possa saber facilmente para que lado o orifício está.
Isso pode ser causado por três motivos: Você está trabalhando muito tempo sobre um mesmo ponto; Está soltando muita tinta para aquele trabalho; Está com muito pressão para a velocidade em que está trabalhando. Por vezes é preciso trabalhar em apenas um ponto. Existem tintas que correm mais fácil e outras que não. Tente experimentar outro tipo de tinta, se for o caso.
Normalmente isso é sujeira na ponta da agulha. Se a ponta da agulha estiver torta, isso pode acontecer também. As agulhas, mesmo as de metal, desgastam com o tempo. Em alguns casos será preciso comprar outra. No meu caso, eu nunca precisei trocar a agulha, mas vi que sua ponta estava amassada. Com uma lima e muito cuidado, consertei o problema.
Isso acontece quando se coloca uma proporção muito grande de thinner para diluir a tinta e acaba atacando a tinta diluída.
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |
|