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Limpeza de Gatti AG3 e AG2

Os aérografos Gatti são considerados uma das melhores opções de aerografos profissionais para modelismo. Isso, por dois motivos. Primeiramente, porque é um modelo nacional. Conta com boa assistência técnica e é de fácil uso. O segundo por que possui somente peças em Metal, de modo que o uso continuado de thinner não corroi peças, como em determinados aerografos.

Em caso de problemas, o Gatti pode ser mandado ao fabricante, que é sempre muito atencioso no processo de limpeza. No entanto, isso leva algum tempo e nem todo modelista pode dispensar o uso do mesmo por períodos prolongados. Por outro lado, diz-se que o Gatti nunca deve ser desmontado, o que violará sua garantia.

Essa matéria explica como desmontar o Gatti para limpeza em casa. É preciso estar ciente que esse processo não é recomendado pelo Fabricante. Esse texto visa orientar aqueles, que sabendo dessas condições, querem fazer essa limpeza por si mesmos. Essas orientações visam não causar dano ao aerografo já que o processo de desmontagem/montagem errado pode danificar alguma peça importante do aparelho. Se você não quer se arriscar, pare por aqui...

Bom, se você quer continuar, vamos em frente...Dado a quantidade de peças, usaremos o nome dado pelo fabricante, bem como a identificação das peças e sua numeração no manual, para explicar cada passo. Isso evitará a má-interpretação do processo por identificação errada das peças. As peças são identificadas como abaixo:


Imagem retirada do Manual do Fabricante

Antes de mais nada, vamos retirar o aerógrafo da mangueira de ar. Isso é feito destarrachando a conexão de ar (20). Isso evita que alguma gatilhada acidental cause danos durante o processo. Observe que há um plástico de vedação na conexão. Cuidado para não perder essa peça.


Desatarrache a conexão de ar (20)

Dica: Uma prática ferramenta para limpeza interna é a escova cilíndrica para limpeza de aparelhos odontológicos. Podem ser facilmente achados em farmácias e custam pouco (10 escovas por R$ 5,00).


Escova cilíndrica para aparelhos

O primeiro passo é retirar o copo (22) e limpá-lo. Externamente e no interior do copo isso pode ser feito com um cotonete embebido em thinner. Essa limpeza é cosmética somente. No entanto, há um parte onde é importante fazer uma boa limpeza. É no tubo que o conecta ao aérografo. Lá costuma acumular restos de tinta, principalmente pelo uso de vários tipos de tintas e solventes incompátiveis em seqüência. Você pode raspar esse depósito com uma agulha em movimentos circulares, tendo a certeza que está percorrendo todo o interior do tubo. Observe a quantidade de pigmento acumulado:

Para remover a agulha, remova primeiro a culatra (14). Em seguida, remova o fixador da agulha (12) e puxe a mesma para trás até que saia totalmente. Observer que a agulha foi erroneamente idenficada como a peça 13. Sem a agulha, a tendência é que o Gatilho (5) e encosto (8) caiam do aérografo. Essas peças acumulam pouca sujeira, mas podem ser limpas se necessário.

A agulha costuma acumular pouca tinta, por conta de sua pequena área, mas mesmo assim pode ser limpa. Pegue um cotonete embebido em thinner e passe levemente, sempre de trás para frente, para não amassar a ponta da agulha, a parte mais sensível do conjunto.

Para a limpeza completa, vamos remover o conjunto que prende e puxa a agulha. Para isso, Desatarrache a peça identificada com o número 13. Ao sair totalmente, sairão também a mola (10) e a pinça (9). Essas peças não costumam sujar, pois não chega tinta até as mesmas. Talvez uma pequena limpeza na ponta da pinça.

Para limpar a ponta, desparafuse o protetor (1), em seguida a capa (2) e por fim o bico (3). Esse último está bem preso e pode necessitar de uma alicate para apoio. A ponta da capa e o interior do protetor devem ser bem limpos, pois pigmentos que ficam ali costuma ser cuspidos pelo ar e estragam a pintura. Outro ponto que merece a atenção é a ponta interna da capa (2). É uma região de difícil acesso. Em geral, pode ser limpo com uma pinça fica e um pouco de algodão embebido em thinner. Sabe-se que o mesmo está bem limpo quando é possível ver a cor cobre na ponta, significando que não há resíduos ali.



Observe que o interior da ponta do bico, após limpo fica com aspecto brilhante

Temos o aerógrafo totalmente desmontado. Agora podemos fazer a limpeza pesada. O fundo do corpo (4) compreende o interior atrás do porta-gaxeta (6) e não acumula muita sujeira. Pode-se usar um cotonete para limpar o que for necessário.

Para limpar a parte frontal do corpo, `a frente do furo da gaxeta (7), pode-se usar uma agulha e raspar os pigmentos. Essa região é a que mais acumula pigmento. Faça a limpeza pela frente e pelo encaixe do bico. Pelo buraco do bico, você pode colocar um cotonete com algodão removido, pois o furo é muito estreito. Depois de remover (ou desgrudar, pelo menos) os pigmentos, pode-se usar WD40 para limpeza e lubrificação do aparelho. O WD40 é muito bom para remover esse tipo de pigmento, aliado com a pressão do spray. Por mais díficil que pareça, procure deixar essa peça bem limpa.


A outra peça que dá muito trabalho é o interior do bico. Procure raspar o interior com uma agulha e remover os pigmentos acumulados. Novamente, você pode usar o WD40 com bico aplicador, pelo lado inverso do ar que passa no bico. Isso irá remover a maior parte dos resíduos. Se necessário, deixe a peça descansar mergulhada no WD40 por uma noite e repita o processo. Uma boa medida da limpeza dessa peça e colocar a agulha dentro da mesma. Observe se a agulha sai para fora do mesmo com um comprimetro aproximado e 4 a 5 mm, que é a posição original da mesma. Se for menos que isso, provavelmente o pigmento está na ponta e impede que o restante da agulha saia. Esse problema é notado, quando o aerografo solta tinta sem que o gatilho esteja puxado.




Feitos esses passos, o aerógrafo está completamente desmontado e limpo. É hora de remontar, mas isso requer alguns truques. Primeiramente, coloque o encosto (8). Você provavelmente precisará fazê-lo com ajuda de uma pinça. Depois coloque o gatilho (5). Observe que o gatilho tem uma dobradiça que deve ficar perpendicular ao sentido da agulha, para permitir que a mesma atravesse o furo existente nele.

Para recolocar a peça 13, é preciso saber fazê-lo corretamente. Coloque a mola (10) na pinça (9) e e coloque-as dentro da peça 13. Veja que há um pino de metal que serve de quia dentro dessa peça. Pressione o conjunto e prenda a saída da pinça com o fixador (12). Agora você pode soltar o conjunto e ele não desmonta. Atarrache novamente o conjunto ao corpo (4) do aerógrafo. Feito isso, o fixador (12) deve ser novamente removido.

Para colocar a agulha, há outro truque. A agulha deve ser colocada pela frente do aérografo e não por trás. Isso evita que a ponta se prenda em algo e fique amassada. Puxe a agulha para trás agora, até que a mesma não seja obstáculo para a recolocação do bico (3). Prenda bem o bico, para evitar que ar escape pela rosca. Depois disso, empurre a agulha para frente. Nesse momento, cuidado para que ela não apertada contra o bico. Caso contrário, o gatilho não conseguirá puxá-la. Tudo ok, coloque novamente o fixador (12). Verifique se o gatilho está puxando a agulha. O gatilho não deve ter folgas no seu curso, nem ficar muito duro. Isso é regulado pelas voltas da peça 13.



Coloque a capa (2) e o protetor (1) novamente no corpo (4). Para evitar acidentes, puxe o gatilho durante esse processo. Coloque novamente a culatra (14) e seu aérografo está novamente montado. Para finalizar, dê uma aerografada com o copo cheio de WD40 para remover qualquer pigmento e lubrificar o conjunto. Depois aerografe um ou dois copos de thinner com bastante pressão e seu aerógrafo está pronto para voltar à ação.



Texto e Fotos:


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