Conceitos Básicos

  Obtendo Cores

  Decal Branco (I)

  Decal Branco (II)

 << Voltar
Conceitos Básicos

A principal diferença entre o Corel Draw e outras ferramentas de edição de imagens como PhotoShop ou GIMP, é que o primeiro trabalha com o conceito de vetores, ao passo que os demais trabalham com pixels (pontos na tela). Isso significa que a imagem é composta por diversos vetores (chamaremos de objetos, daqui em diante, para facilitar), enquanto os demais trabalham com pontos de uma figura.

Para quem não trabalha no mundo da informática pode achar esse conceito complicado. Vamos usar umas ilustrações para explicar melhor. Abaixo, vemos uma figura feita em PaintBrush. É um círculo de raio X e uma letra "C". Essa imagem foi ampliada em 100% e 200%. Como a apliação se dá em cima de uma figura de pixels, pode-se notar que não só seu tamanho foi aumentado, mas também os defeitos da imagem original. Como a computador não sabe o que é um círculo, a imagem é uma aproximação pixealizada, que no final das contas, se "parece" com um círculo. Note que não só o diâmetro mudou, mas a largura da borda também foi ampliada. No caso da letra, o efeito é ainda mais evidente; Os defeitos quase imperceptíveis da imagem original torna-se grosseiros na imagem ampliada. Esse problema é conhecido, em matemática, como Propagação de Erro.

Agora, numa especificação de vetores, os objetos (círculo e letra) não são apenas pontos desenhados e sim objetos especificados com um suas propriedades. Algo assim:

  C1 = circulo(x,y,r), onde:
     X e Y são as coordenadas dentro do desenho e R é o raio.
  L1 = texto(x,y,fonte,size,"C"), onde:
      X e Y são as coordenadas
      fonte: usar determinada fonte
      size: de um tamanha específico 
      texto: é a letra "C".

Com isso, o objeto ampliado, pode ser alterado mudando-se as propriedades do mesmo. No caso, alteramos o R do círculo e o size do texto. Assim, a mesma imagem no Corel Draw ficaria assim:


Veja que os erros não são propagados como no primeiro caso.

Outra vantagem, muito sutil, do uso de imagens vetoriais ocorre no caso de impressoras (para decais, por exemplo). Ocorre que os pixels do monitor não são pontos quadrados. São retangulares, mas a diferença é quase imperceptível. No entanto, essa proporção que existe no monitor, pode ser diferente do pixel da impressora. Com isso uma figura quadrada ou circular no monitor, pode aparecer retangular ou elíptica na impressão. Com uso de vetores (e o driver correto da impressora), o Corel sabe calcular a ajuste de proporção de modo que a imagem visualizada seja a mesma que é impressa.

O uso de objetos é melhor para imagens mais simples, mas ruim para fotografias (nesse caso, seriam necessários milhões de objetos para definir uma imagem. Além disso, os softwares editores de imagem costumam ter ferramentas que precisam conhecer os pixels de um determinado ponto e de seus arredores. Com isso, conseguem fazer nuâncias de luz, sombra, foco, etc. O Corel Draw, é então, melhor para trabalhar com desenhos esquemáticos (logotipos, imagens simples, textos estilizados), enquanto o Photo-Shop e afins são melhores para se trabalhar a editoração de imagens.

Com o conceito de objetos, surge outro conceito importante, que é o agrupamento de objetos. Objetos mais complexos podem ser desenhados a partir do agrupamento de objetos mais simples, como círculos e po'ligonos. Uma vez agrupado, vários objetos são tratados como um único. No exemplo abaixo, temos uma figura formada por dois retângulos. Ao lado, vê-se a imagem girada em torno de um eixo. Como o objeto é agrupado, não é necessário girar os dois retângulos separadamente (o que, alias, seria uma tarefa bastante trabalhosa).


Imagem agrupada e girada.

Outro conceito importante é o de camadas. Veja a mesma figura do exemplo anterior. Aparemente não importa qual objeto está sobre o outro. No entanto, se pintarmos cada retângulo com uma cor diferente. Vemos que o resultado é diferente dependendo de qual camada está por cima da outra.


Diferença de resultado, de acordo com a ordem de camadas.

Você pode criar camadas distintas de acordo com suas necessidades. Pode, por exemplo, trabalhar cada camada com uma cor separada, ou em cada camada, trabalhar um pedaço específico de uma figura.

Encerraremos esse texto por aqui, O Corel é uma ferramenta bastante complexa e com ínumeras funções. Assim, as funções mais importantes serão explicadas em pequenos textos, de modo que estes não sejam muito cansativos.

Texto:

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Abril
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Maio
S T Q Q S S D
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31