Conceitos Básicos

  Obtendo Cores

  Decal Branco (I)

  Decal Branco (II)

 << Voltar
Truques com Decal Branco

É POSSÍVEL IMPRIMIR O FUNDO BRANCO EM FOLHA DE DECALQUES TRANSPARENTES?

N.E.:Essa matéria explica com mais detalhes o assunto já explorado aqui!

Existem no mercado folhas de decalques para impressões caseiras, cujo filme pode ser encontrado na cor branca ou transparente. Teoricamente, o filme na cor branca seria para se confeccionar decalques que exigem tal cor presente no desenho, seja como fundo ou parte do desenho. Ainda teoricamente, bastaria recortar o desenho impresso no papel decalque de filme branco e aplicar, mas a complexidade do contorno dos desenhos a retratar traz como problema a área de corte e com isso, o resultado pode ficar comprometido, pois não há área transparente para se deixar como "folga" no recorte.



Exemplos de desenhos complexos usados nos decalques: Letras e formas de fundo branco são difíceis de recortar e aplicar no modelo...

Resta ao modelista então, usar o papel decalque de filme transparente, mas neste caso, o problema vira outro na hora de aplicar o decalque: A falta do fundo branco!

Que beleza! Folha de decalques impressa, mas o fundo branco do papel que "segura" o filme transparente desidratado vai ficar para trás quando você mergulhar o decalque na água para aplicá-lo em seu modelo... Resultado: onde é branco no decalque, vai ficar transparente comprometendo o resultado quando aplicado em uma superfície de cor diferente do branco... E agora?

Até existem impressoras a base de cera (ALPS) que já começam a usar cera na cor branca, mas essas são difíceis de encontrar e astronomicamente caras de se adquirir e/ou manter e praticamente todas as impressoras nacionais e estrangeiras não usam a cor branca na impressão. A cor branca é "aproveitada" do fundo branco do papel, resolvendo o problema do branco nas imagens, mas essa regra "cai por terra" quando se trata de decalques.

Neste tutorial vou mostrar uma técnica, talvez trabalhosa, mas que trás bons resultados: o uso de um "fundo" branco para simular o que precisamos.

Você pode dizer: "Ah! Essa eu já conheço: mascaro e pinto com tinta branca o local que receberá o decalque, espero secar, aplico o decalque por cima e pronto!". Realmente, a maioria dos modelistas usa essa técnica, mas e nas situações de:

  • O local é de difícil acesso para se manusear a máscara;
  • A peça é tão pequena que não se consegue manusear uma máscara nela;
  • Mascarar um local requer habilidade e boa visão de alinhamento. Um erro mínimo e terá que fazer novamente (não é como um decalque comum que você aplica e pode ficar mudando de lugar até alinhar).

Neste caso, a sugestão é manusear tudo LONGE do modelo, ou seja, preparar tudo para somente então aplicar o decalque no modelo como se fosse um decalque comum... Mas como?

O segredo é desenhar o decalque em algum programa de desenho vetorizado que você tiver mais afinidade usando um fundo próximo a cor alvo de onde o decalque será aplicado (no caso do exemplo abaixo, a cor preta foi escolhida como fundo do desenho para uma caixa de mapas)...


Obviamente, no exemplo acima, ao imprimir o desenho em papel decalque transparente, as letras brancas ficarão transparentes. No momento da aplicação do decalque a peça que o receberá foi feita com alumínio pintado de preto fosco. Apenas raspei a tinta no tamanho linear do decalque e apliquei-o. A cor escura que foi impressa em volta das letras faz o restante do trabalho. Onde era transparente no decalque, reflete a cor do alumínio e a cor escura do decalque cobrirá o excedente. O contraste de preto com a cor clara do alumínio se destacará e nossos olhos nem perceberão que o fundo não é branco, mas sim "alumínio".


Você pode estar pensando: "Mas se o fundo da peça (material) não for alumínio e for de outra cor"". Vou exemplificar com uma conversão de MIRAGE V para Kfir C-7 1/32 que fiz no ano 2000: O decalque da "Estrela de Davi" (ver próxima foto: preto com fundo branco) tem as condições de: preto para a estrela e contorno do círculo (bem fininho) e fundo branco...


Impresso em papel decalque transparente, obviamente o fundo branco desta imagem foi impresso transparente. Para criar o fundo branco, fiz um gabarito de um furo circular no diâmetro da circunferência do decalque (pode-se usar uma radiografia velha furada por um compasso de corte circular), e, usando resmas (restos) de papel decalque transparente sobrepus o gabarito e apliquei na folha uma camada de tinta acrílica branca somente onde o furo permitia pintar (tem que ser via aerógrafo para ficar uniforme e bem fininho). Com isso, obtive vários círculos brancos que podem ser recortados deixando uma pequena margem lateral de filme transparente (igual quando você recorta um decalque da folha de decalques que vem nos kits), bem rente, mas deixando uma pequena margem. No modelo, apliquei o decalque do círculo branco e em cima dele o decalque da "Estrela de Davi". O resultado foi um fundo branco com a estrela na cor preta e respectiva circunferência sobrepostas.


Outros exemplos de Aplicabilidade:

Repare na imagem dos decalques de um Huey na 1/48 (próxima foto), onde temos o decalque da caixa de mapas ao centro. Bem do lado dele você vai ver outro desenho destinado a parte de trás dos assentos do piloto e co-piloto (que são verdes)...


Nesta situação, imprimo o decalque com a cor próxima a cor que os assentos serão pintados. Pinto um pedaço do decalque transparente com a cor branca, recorto nas medidas lineares do decalque desejado, aplico primeiro o decalque com o fundo branco e por cima o decalque com as letras transparentes e fundo verde. A sobreposição geralmente gera pouca diferença ou mesmo nenhuma diferença, pois o filme do decalque costuma (mesmo impresso em cores) apresentar certa transparência (ainda que mínima), causando assim uma "fusão" das cores, tornando imperceptível o "truque".


No decalque do esquadrão quase não se percebe outro decalque branco no formato do desenho da "mão fechada". Este foi sobreposto pelo decalque que contém partes transparentes onde deveria ter o branco. A sobreposição de ambos os decalques gerou o efeito da cor.


Fundo branco para os dizeres no tanque de combustível sobreposto por outro decalque com escritas transparentes e cor preta ao redor das letras. A "fusão" de ambos gera o efeito do decalque com letras brancas.


Fina tira de decalque transparente pintado de branco e aplicado que posteriormente recebeu por cima o decalque da faixa vermelha com os dizeres transparentes. A sobreposição resulta nas letras brancas , embora deixa uma leve sombra perceptível só quando avaliamos bem de perto...

Em suma, a técnica é interessante e a imaginação é o limite de sua aplicabilidade. Espero ter indicado um "caminho das pedras" para vocês!

Até o próximo tutorial.

Texto:

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Janeiro
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Fevereiro
S T Q Q S S D
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28