A quem se destina

  Escolhendo seu kit

  Fazendo as Turbinas

  Rodas e Pneus

  Pintura

  Conversões

  Especiais

  Walk-Arounds

  Downloads

  Referências

 Links

 <<Voltar
Montando as turbinas...

Uma das partes mais mal-planejadas nos modelos comerciais provavelmente são as turbinas. Em geral, as turbinas são montadas em três partes: duas laterais e um círculo das pás. Após montado, a conjunto fica com a aparência da emenda por fora e por dentro. As emendas externas podem ser tiradas como qualquer outra peça, mas as partes internas são especialmente difíceis de limpar, e pelo tamanho da turbina, estraga o trabalho final.

Com alguns cuidados, no entanto, essas peças podem ficar bem montadas, deixando um acabamento, senão perfeito, bastante razoável. Primeiramente, antes de montar as peças, limpe as partes internas de imperfeições, sejam elas excessos (restos do sprue para a injeção) ou fendas. Quanto melhor a peça estiver antes de ser montada, mais fácil sera seu acabamento.

cubra as partes pintadas com fitaCaso toda parte interna da turbina seja pintada de uma mesma cor, não precisa se preocupar com a pintura nesse estágio. Caso as pás (fans) da turbina sejam pintadas de cor diferente da parte interna, pinte previamente e cubra com masking tape. Use uma lâmina para cortar a máscara na posição desejada. Essa mascara só será retirada quando a turbina estiver pronta.

Emenda com cola de modelismoCorte na turbinaAqui, o truque principal. Quando unimos duas peças com cola de modelismo a tendência é que elas fiquem sobresaltadas para fora, por causa da cola. No entanto, no caso das turbinas, isso é díficil de lixar, então você deve, com uma lâmina, fazer um pequeno corte fendas para evitar isso. Assim, mesmo que a cola sobre saia, ela não ficará para cima e não precisará ser lixada.

Feito isso, monte a turbina normalmente. Quando estiver pronto, é hora de apagar a fenda que você fez antes da colagem. Pegue um pouco de massa putty e misture com acetona (ou cola líquida Testors), em uma quantidade um pouco maior deste segundo item. Você terá uma massa pastosa e fácil de aplicar. Coloque sobre as fendas e limpe o excesso antes de secar (quanto melhor limpar, menos trabalho terá após seco). Você pode usar uma espátula ou até mesmo o dedo para limpar o excesso.

Por fim, lixe o excesso com uma lixa. Você pode precisar de usar a lixa com uma pinça. De qualquer maneira, é mais fácil que lixar o plástico, pois a massa é muito mais frágil. Pinte a parte interna (Se o acabamento não ficar lá essas coisas, use uma tinta mais grossa, para ajudar a disfarçar), e por fim tire a máscara dos fans. Você pode ainda precisar ajustar os anéis frontais da turbina para que não fique a marca da emenda (em geral, a massa não pega bem nessa parte). Use super-cola (bonder) e coloque um pingo sobre a emenda e deixe secar e lixe depois até parecer uma superfície única.

Turbina terminada

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Outubro
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 121314
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Novembro
S T Q Q S S D
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 161718
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30