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  Fuzileiros Navais

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Militaria dos Fuzileiros Navais

Esse texto surgiu como continuidade aos textos de sobre o Exército Brasileiro. Com a ajuda de alguns colegas, encontrei alguns veículos que não estavam na lista. No entanto, descobri que alguns eram exclusivos dos Fuzileiros Navais, e resolvi separá-los, para evitar que os textos anteriores ficassem muito grandes.

Ford GPA Jeep

Ford GPA

O Ford GPA foi especificado em 1941, determinando um veículo de desembarque de soldados que poderia ser utilizado após sair da água. O projeto assumido pela Ford, propunha uma conversão do já conhecido e bem aceito Jeep Willys. Os primeiros modelos surgiram em 1942, mas devido a diversas dificuldades de projeto, sua produção encerrou em 1943. Com cerca de 1200 produzidos (outra referência diz apenas 5000, dos 12000 encomendados).

O modelo mostrou-se instável e tinha a poderia afundar com ondas maiores. Além disso, apesar de seu tamanho avantajado, tinha pouca capacidade de carga e seu desempenho nunca atingiu as especificações iniciais.

No Brasil, o modelo foi usado pelo Exército e Fuzileiros Navais, pelos acordos de Lend & Lease, após a WWII.

Guarnição4 lugares
Motor250 HP
Comprimento4,62m
Altura1,68m
Largura1,57m
Peso1,6 ton.

DUKW

DUKW

Esse projeto surgiu no 1942, quando os problemas do Jeep GPA anfíbio criou a necessidade de um similar maior, equivalente ao caminhão anfíbio. Desenvolvido pela Yellow Truck and Coach Corp, recebeu o nome de DUKW designando (Veículo Utilitários; com Rodas; Dois eixos de hélices; 1942). O trocadilho com Duck (Pato) era inevitável.

O modelo tornou-se um sucesso e foram fabricadas 21247 unidades. O Brasil rescebeu 34 modelos oriundos das Forças Francesas, quando foram reformados e operaram até os anos 80. O modelo inspirou "copias" em diversos países. No Brasil foram construídos 5 CAMANF (Caminhão Anfíbio) usando-se o chassi do Ford F-7000. Não tenho como fazer um comparativo de diferenças mas acredito que ambos podem ser feitos a partir de modelos existentes no mercado.

 DUKWCAMANF
Guarnição1 Motorista
58 homens equipados
(ou equivalente em peso)
Vel. max.72 km/h (terra)
10 km/h (água)
72 km/h (terra)
14 km/h (água)
Raio de Ação350 km430 km
MotorGMC 270; 6 cilindros; gasolina; 104HPDetroit Diesel 4-53N-145HP
ChassiFord F-7000 6x6GMC COE 2,5 ton. 6x6
Comprimento9,44m9,50m
Altura2,66m2,65m
Largura2,54m2,50m
Peso (equipado)8,87 ton13,5 ton

LVTP-7 A1 Landing Vehicle, Tracked Personnel

LVTP-7
LVTP-7

O LVTP-7 surgiu em 1972, construído pela FMC Corp, em substituição aos LVTP-5. Sua principal função é servir como base anfíbia para desembarque de tropas. O programa A1 de revitalização incorporou um novo motor, transmissão, sistema de armamento e maior capacidade operacional do mesmo.

Os LVTP-7 tiveram bastante sucesso em sua carreira, sendo adquiridos por diversas forças, entrando em combate na Guerra das Mavinas (Argentina), na Guerra do Golfo (1991) e na atual invasão do Iraque.

Devido ao seu caratér de assalto, é um veículo que é usado preferencialmente pelas forças Navais-Terrestres (em geral, Fuzileiros Navais). No Brasil, não é diferente, onde o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) adquiriu 61 desses modelos.

Armamento1 metraladora .50 montada em uma torreta
Lança-grandas Mk.19 40mm
Guarnição1 Motorista
1 artilheiro
1 motorista auxiliar
1 comandante de tropas
até 24 soldados
Vel. max.72 km/h (terra)
13 km/h (água)
Raio de Ação483 km
MotorCummins VT400; 8cil; 4 tempos; diesel; - 400 HP
Comprimento8,16m
Altura3,31m
Largura3,27m
Rampa max. frontal60%
Rampa max. lateral60%
Peso (equipado)25,6 ton.

M113 A1

Ver: Exército Brasileiro - Parte II

Hägglund BV-206D

BV-206

Embora tenha a aparência de um tanque de lagartas, esse exótico modelo deveria ser considerado mais um trator do que propriamente um blindado. Projeto em 1979, pela sueca Hägglund & Söner, tinha como objetivo um veículo leve, para terrenos acidentados, principalmente com neve.

O BV-206 é composto de uma unidade tratora com motor, transporte e direção e uma unidade móvel que pode ser usada para transporte de carga, soldados ou de equipamentos especializados. Ambas possuem lagartas largas para neve e são feitas de fibra de vidro. Uma curiosidade é que todo esse conjunto é anfíbio.

Apesar do projeto ser modesto, teve um sucesso relativamente grande, com mais de 4000 unidades produzidas até o momento. Vários países utilizam o modelo, incluindo os EUA. No Brasil, existe apenas um exemplar do modelo (1989), o BV-206D, que é a versão radar do BV-206. O radar Ericsson Giraffe 50AT pode ser extendido a uma altura de de 7 metros e tem um alcance de 50 km. Sua missão é fornecer segurança às tropas recém-desembarcadas em terrotório, até a chegada das unidades definitivas.

Guarnição1 motorista; 5 soldados (frente); 10 soldados (reboque)
Vel. max.55 km/h (terra); 3Km/h (água)
Raio de Ação330 km
MotorMercedez-Benz OM 603.959.2; turbo; diesel; 125HP
Comprimento6,86m
Altura2,4m
Largura1,85m
Peso6,3 ton.

Steyr Sk-105 A2 Kürassier

SK-105

Baseado nas lições aprendidas durante a WWII, surgiu o conceito de veículo leve caça-tanques. Ele não é considerado tanque, pois não possui blindagem capaz de resistir a calibre maiores de 30 mm. Sua função é, sendo leve e ágil, atacar tanques inimigos e fugir em seguida, rapidamente.

Durante a WWII, esse conceito foi amplamente usado pelos soviéticos e aprimorado durante a Guerra Fria. A empresa austríaca Saurer, posteriormente Steyr, produziu um veículo nessas bases, sabendo que o ocidente tinha deficiências nesse aspecto.

O SK-105 foi produzido de 1967 a 1995, totalizando 600 modelos, nas versões A1, A2 e A3. O Brasil adquiriu 17 unidades, do modelo A2 em 2001, além de uma variante de socorro. Todos os modelos eram novos.

Armamento1 canhão 105 mm e 1 metraladora 7,62mm
Guarnição3
Vel. max.70 km/h
Raio de Ação520 km
MotorSteyr 7FA; diesel; 4 tempos
Comprimento7,76m
Altura2,51m
Largura2,50m
Rampa max. frontal75%
Rampa max. lateral40%
Peso (equipado)17,5 ton.

Mercedez-Benz U1300L Unimog

unimog

A expressão UNIMOG representa um conjunto de veículos e não somente um nome qualquer. É a abreviação de Universal Motor Ger"at (Veículo de Motorização Universal, em alemão). Esse conceito surgiu na Alemanha pós-guerra de um veículo que fosse essencialmente para uso agrícola e que se adaptasse a qualquer função. O projeto previa um veículo médio, tração 4x4. A carroceria alta ajuda em terrenos acidentados e as saias das rodas permitem o uso de diferentes modelos e tamanhos de pneus.

O projeto do Mercedez-Benz Unimog foi um sucesso desde seu início. Apresentando inicialmente em 1951, sob a desginação de U25, logo tornou-se o U401/402, em 1953. O projeto 1300L é derivado desses projeto inicial, mas sem nunca perder sua eficiência. Suas características permitiam que fosse usado como trator, escavadeira de neve, transporte, ambulância, bombeiro, guincho, etc. Toda essa versatilidade foi logo percebida pelas forças militares, que adotou o Unimog em diversas regiões do mundo.

A versatilidade do modelo 1300L (4000) era tanta que todas as forças brasileiras (Aeronáutica, Exército e Marinha) adquiriram o modelo. O Corpo de Fuzileiros Navais utiliza o veículo nas mais diversas funções. O modelo transporte básico, cisterna (água e combustível) e Guincho. Além disso, existe um modelo alongado do Unimog 4000, O 2450L, com três ixos (6x6) na versão Guincho, para Socorro.

Vel. max.80 km/h
Raio de Ação760 km
MotorOM352; diesel; 6 cil.; 130HP
Comprimento5,53m
Altura da Cabine2,74m
Largura2,29m
Distância do Solo1,19m
Rampa max. frontal46&grad;
Peso (vazio)5,2 ton.

Texto:

Fontes e Fotos:

  • UFJF - Defesa
  • César Ferreira
  • Defesa@Net
  • Unimog-NET
  • João Gilberto

    Fuzileiros Navais
    Modelo Escala Fabricante (Código) Observação
    DUKW 353

    1/285 

    GHQ Miniatures (GHQUS042)

     

    1/35 

    Italeri (ITA6392)

     

    1/50 

    Solido (SOL6230)

     

    1/72 

    Italeri (ITA7022)

     

    1/72 

    Planet Models (PNLMV042)

     
    Ford GPA Jeep

    1/35 

    Tamiya (3543)

     
    LVTP-7 (CCAV) A1

    1/35 

    Academy (1344)

     

    1/35 

    Mini Hobby Models (MH80113)

     

    1/700 

    Skywave (SWS04)

    Contém outros modelos

    Mercedez-Benz 4000L Unimog

    1/35 

    Revell

     
    Steyr SK-105 A2 Körassier

    1/35 

    HSV (HSV202)

     
    SUSV BV-206 Hägglunds

    1/35 

    FineMolds

     

    1/87 

    SHM ModellBau (SHM16)

     

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