Lista Básica

  Fontes de Ar

  Aerógrafo

  Betume

  Escalímetro

  Granalha de Aço

  Lixas

  Colas

  Giz Pastel

  Lâminas

  Serrinha

  Massa Putty

  Máscaras de Pintura

  Pincéis

  Cópias em Resina

  Moldes Complexos

  Vitrine

  Tintas

  Photo-Etched

 << Voltar
Colas

Plastimodelismo não é feito somente com a cola básica. Para cada tipo de montagem pode ser usado um tipo de cola mais apropriado. Existem basicamente quatro tipos de cola para plastimodelismo.

tipos de colas

Cola Branca: Cola comum de colégio. Usada para fixar serragem em dioramas e colagem de peças acrílicas (transparentes). Nesse caso com várias vantagens: Fica transparente em caso de borrar, sai com água e não agride o acrílico. Para o restante dos materiais não é recomendada, pois não oferece boa fixação. Além disso, esse tipo de cola costuma encolher quando seca, deixando fendas indesejadas.

Cola básica: Para colagem de poliestireno. É a cola mais comum. Ela trabalha por meio de soldagem. As partes que serão coladas ficam, como que derretidas, e se unem formando um conjunto só. Por esse motivo, não deve-se usar essa cola para tampar emendas. Também não devem ser usadas para colagem das peças acrílicas (transparentes) por serem muito agressivas ao material. Existem várias marcas dessa cola no mercado. Você deve escolher aquela com viscosidade (muito líquida pode escorrer pelo kit e muito grudenta dificulta o trabalho) e com tempo inicial de colagem (tempo que leva para as peças ficarem grudadas ao soltar-se o apoio) adequados.

Bonder: Feitas de Cyanocrilato e conhecidas como bonder (ou super bonder) são usadas para colagem de peças que deve ficar bem fixadas. Outro uso bastante recomendado é a colagem de tubos de plástico (comuns em carros e motos) a peças de plástico. Também não devem ser usadas sobre acrílico. Essas colas, embora vendidas em casas de modelismo, podem ser adquiridas em papelarias comuns por um preço bem mais em conta. Recomenda-se a marca 3M.

Cola Pincel: É uma cola que não é muito resistente. Ela tem a vantagem de unir peças sem criar emendas como as colas para poliestireno. Também por serem muito líquidas, não formam camadas grossas em caso de borrão, podendo ser retirado facilmente com uma palha de aço. É indicada para colagem de fuselagem, asas, capotas e quaisquer peças onde se verifique ser difícil lixar após colado. Para melhorar a resistência, recomenda-se usar cola para poliestireno em partes gerais que não sejam visíveis e após o uso de cola-pincel para terminar a colagem das partes visíveis.

Dicas:

Uma opção barata para substituir a cola de modelismo é o adesivo P.502 (Chamado também de Adesivo Couraça). É um adesivo usado por profissionais que lidam com poliestireno. A lata tem 700g e custa menos de R$ 10,00.

Texto:
Colaboração:

Adendos


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Maio
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Junho
S T Q Q S S D
      1 2 34
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 1718
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30