Lista Básica Fontes de Ar Aerógrafo Betume Escalímetro Granalha de Aço Lixas Colas Giz Pastel Lâminas Serrinha Massa Putty Máscaras de Pintura Pincéis Cópias em Resina Moldes Complexos Vitrine Tintas Photo-Etched << Voltar |
Envelhecimento III (Giz Pastel)
O envelhecimento com pastel é uma técnica bastante simples. Seu maior uso é simular acúmulo de sujeira, tais como fuligem e barro na superfície do kit. Primeiramente, você deve conseguir um estojo de giz pastel. Isso pode ser encontrado em qualquer papelaria que venda produtos de desenho. Um conjunto desses pode parecer caro (cerca de R$ 200,00), mas se pensarmos que ele pode durar mais de 10 anos, é um custo baixo. Existem duas opções de giz: o oleoso e o seco. O oleoso, como o nome diz, é mais úmido e não desgasta tanto em desenhos. No entanto, para modelismo, ele não serve. Assim, você deve procurar pelo giz seco.
Outro detalhe é a variedade de cores que você irá comprar. Os tons mais usados são os cinzas, marrons, amarelos e vermelhos. Infelizmente você só encontrará uma variedade boa em um estojo maior, e você acabará comprando cores que nunca irá usar, como verdes e azúis. Uma opção é tentar achar os bastões avulsos (por exemplo, da marca Nupastel) em lojas de artes especializadas. O valor varia entre R$ 6,00 e 10,00 a unidade. O giz pastel somente deve ser aplicado em superfície fosca, então é preciso primeiro aplicar uma mão de verniz fosco. Além disso, o envelhecimento deve ser feito sobre os decais já aplicados, para que estes fiquem "em sintonia" com o kit. Assim, a ordem é a seguinte: verniz brilhante, decais, verniz fosco, pastel. Se você aplicar o pastel sobre uma superfície brilhante (ou lisa), pode ocorrer o efeito empelotado, onde em alguns pontos fica sem cor e outros com acúmulo indesejado. Preparado o kit, você deve escolher os tons que irá trabalhar. Com um estilete raspe um pouco de giz sobre uma folha de papel limpa, formando um montinho de pó. Comece sempre pelos tons mais claros. Com um pinçel seco e limpo, passe as cerdas no pó, para pegar um pouco. Existem duas maneiras de aplicar o giz; depende do que você quer fazer. Se o efeito é linear (exemplo: rastros de fuligem de metralhadoras) você deve aplicar em movimentos retos semelhantes ao movimento de acúmulo, sempre começando com as cores mais claras. Em seguida, aplique um tom mais escuro e também mais curto que o tons anterior, gerando um efeito degradê. Para efeitos difusos, como ferrugem ou barro, faça o mesmo, mas aplique movimentos circulares. Cuidado para não fazer circulos muito grandes e "perfeitos". O movimento deve parecer um pouco irregular, com pontos com maior ou menor sujeira. Após aplicado, sopre a superfície para tirar o excesso de giz. Ele ficará com uma cor menos vibrante que a aplicada inicialmente. Se precisar, aplique novamente até conseguir a cor desejada. Essa técnica é meio empolgante. A tendência de um iniciante é carregar bem no giz pastel, mas isso deixa um efeito muito forte, o que não bate bem com a realidade. Efeitos de fuligem podem ser conseguidos com cores marrons escuras, puxando para o bege. O preto é uma cor meio perigosa, use com cautela. Tons nas cores vermelho, laranja e amarelo são ideais para trabalhos de ferrugem, cuidando para não deixar o efeito muito vivo. As marcas de sujeira (terra e barro) vão depender da cor do terreno onde você vai posicionar o modelo. Uma variação dessa técnica é substituir o pastel por outros materiais. Para fuligem, você pode usar grafite em pó, achado em casas de ferragens ou moendo grafite de lápis. Para efeitos de ferrugem, você pode molhar uma palha de aço e deixar enferrujando por alguns dias. Depois triture um pouco da palha. Em ambos os casos, o pó resultante substitui o pastel e o efeito conseguido é mais realista.
Texto:
Colaboração: Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |
|