Lista Básica

  Fontes de Ar

  Aerógrafo

  Betume

  Escalímetro

  Granalha de Aço

  Lixas

  Colas

  Giz Pastel

  Lâminas

  Serrinha

  Massa Putty

  Máscaras de Pintura

  Pincéis

  Cópias em Resina

  Moldes Complexos

  Vitrine

  Tintas

  Photo-Etched

 << Voltar
Massa Putty e Substitutos

No modelismo é muito comum o uso de massa para fechar fendas, ja escrevemos um artigo sobre isso. Esse tipo de massa é popularmente chamado de "Putty". Aqui falaremos de diversos tipos de putty, bem como substitutos mais baratos para o mesmo. Além disso, daremos dicas de como obter melhores resultados usando cada uma dessas massas.

A massa Putty é uma massa plástica, solúvel em acetona (também pode dissolvida em cola L'iquida), que serve para vedar as frestas resultantes da montagem do modelo. Existem vários fabricantes de putty. A principal diferença entre eles é a consistência da massa, tempo de cura e dureza final. O tempo de cura pode ser desconsiderado, uma vez que é ideal deixar a massa secar pelo menos por 24 horas. Eis alguns fabricantes e marcas:

  • Plasto: Fabricada pela Revell Alemã. Ela não é muito homogênea, pois tem a tendência de separar a parte líquida da massa. Tem um tempo de secagem muito rápido, portanto, você só deve tirar do tubo a qauntidade que vai precisar e para lixar deu um pouco de trabalho. Tive que lixar inicialmente com lixa d'água nº 360 e dpois com a 500.
  • Mr. Putty: É uma massa bem grossa e com um tempo de cura relativamente bom. O problema é que ela fica muito dura e quebradiça. Uma lixada mais pesada pode trincar e necessário reiniciar todo o trabalho. Precisa ser lixada sempre com lixa fina (maior que 400) e por isso o trabalho pode demorar.
  • Testors: É uma marca bastante conhecida e fácil de encontrar. Sua qualidade é considerada boa. É mais maleável que a Mr.Putty, mas também exige cuidados na hora de lixar. O ideal é sempre diluir com acetona ou cola l'iquida (também da Testors).
  • Hobby Cores: O custo do putty é relativamente alto por ser um material importado, incidindo aí toda a sorte de impostos, frete e outros acréscimos. Entretanto a Hobby Cores, fabricante nacional de tintas, lançou recentemente no mercado a sua massa putty. Ainda não está disponível em muitas cidades, pois ainda é lançamento e não ficou bem conhecido do público.
  • Outros: Existem ainda muitas outras opções que n~ao tive oportunidade de testar, como Tamiya e Humbrol.
SUBSTITUTOS:

Um plastimodelista não se deixa abater pelos altos preçoso e chega a inventar vários expedientes para contornar o seu problema. Aqui algumas soluções caseiras:

  • DUREPOXI e CREME NÍVEA: A técnica consiste em unir primeiro as duas partes do Durepoxi até formar uma mistura uniforme e logo em seguida ir acrescentando o Creme Nívea. Fiz a experiência e constatei que a aderência foi reduzida e ficou mais pastoso, fácil de trabalhar. Usando os dedos e uma espátula, ou aquelas ferramentas metálicas de dentista, é possível esculpir detalhes e preencher os espaços vazios com perfeição. O melhor é que o resultado fica tão bom que não racha nem é preciso lixar.
  • COMBI FILLER: Outro material que caiu no gosto de vários modelistas é uma massa plástica para pequenos reparos em pintura chamada Combi Filler. Ela nada mais é do que um putty automotivo, também solúvel em acetona, que permite o lixamento . Segundo os meus contatos ele vem em um tubo tipo pasta de dente de 200 gramas.
  • DAS: Também existe uma espécie de massa para modelar, encontrada em casas de artesanato conhecida como cerâmica fria, pois ela pode ser moldada ao ar livre, sem precisar ir ao forno como a cerâmica tradicional. É vendida pelo nome comercial de massa DAS. Entretanto, ainda é cedo para afirmar que ela seja um substituto perfeito ao putty, embora na sua embalagem conste a informação que pode receber após a secagem, tinta a base de água (acrílica), tinta guache ou vernizes (esmaltes). Essa massa ainda preciso pesquisar para ter uma opinião correta.
  • MASSA RÁPIDA: Há também quem use a chamada massa automotiva para serviços de funilaria ou conhecida como Massa R'apida. Ela tem esse nome devido ao seu tempo de secagem ser muito rápido (até meia hora) podendo ser lixada com lixa d’água.
SUBSTITUTOS "SUBSTITUTOS":

Esses abaixo, eu não poude testar, ou então não deram certo. Você também pode tentar e ver se consegue um resultado melhor:

  • REJUNTE DE AZULEJO: Não deu muito certo, pois fez a maior lambança e não consegui acertar o ponto da consistência.
  • TINTA ACRÍLICA BRANCA: Vendida em casas de artes. São pequenas bisnagas de tinta, que secam muito rapidamente. Deve ser aplicada com espátula e requer um bom cuidado.
  • MASSA DENTÁRIA: Encontrada em lojas de produtos odontológicos. Por ser uma material de precisão e especializado, é possível que seu preço não seja muito convidativo.
Abaixo, um artigo tirado do Fórum WebKits, explicando como aplicar o Putty (ou qualquer substituto) de maneira a obter um resultado bom e rápido.

limpe a parte
1. Limpe a parte a ser preenchida.
colocar fitas
2. Coloque fitas de proteçao para evitar machucar partes não envolvidas.
aplicacao com espatula
3. Aplique a massa com espátula ou outra ferramenta.
tire as fitas
4. Tire as fitas.
limpeza com cotonete
5. Limpe o excesso com uma solução de 5 partes de água para 1 de acetona, usando um cotonete.
resultado
6. Resultado.

Referências:
Fórum WebKits


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Maio
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Junho
S T Q Q S S D
      1 2 34
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 1718
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30