A B C

D E F

G H I

J K L

M N O

P Q R

S T U

V W X

Y Z

 << Voltar
Glossário:

A:
Acetinado: Brilho de verniz ou tinta que fica entre o fosco e o brilhante.

Acrílica, tinta: Tinta feita a base de água.

Acrílica, resina: Material com o quê são feitas as peças transparentes (vidros, lâmpadas, canopis).

B:
Bare-Metal: Fabricante de materiais para modelismo. Seu produto mais conhecido são as folhas adesivas em cores metal (também conhecidas pelo nome "Bare Metal"). Essas folhas são adesivos de espessura despresível que podem ser aplicados sobre o plástico para criar o efeito de metal. As aplicações mais comuns são cromados, aviões sem pintura, pára-choques, calotas.

Betume (da Judéia): Tinta de base asfáltica encontrada em casas de artes ou construção. Pode ser usada em detalhes e envelhecimentos. (veja mais)

Buffing (Metalizer): Tipo de tinta que requer um polimento após seco, dando em geral, um brilho metálico mais real que as tintas metálicas normais.

C:
Casca de Laranja: Efeito que ocorre com tintas brilhantes, quando ficam irregulares, dando à pintura uma aspecto semelhante a uma casca de laranja.

Cianoacrilato: Cola especial de secagem rádipa e boa rigidez. Conhecida também como super cola ou super-bonder.

Chumbo; Pesos de: Pequenas esferas de chumbo que podem ser usadas para equilibrar o kit quando está exposto. Pode ser misturado à resina epóxi para evitar que fiquem balançando. É vendido em lojas de caça e pesca.

Cobertura: Diz-se da capacidade da tinta cobrir a cor de fundo quando aplicada sobre o mesmo.

Compound: Nome genêrico dado a materiais que se destinam a corrigir pequenas imperfeições na superfície de um modelo. Existem compounds para os mais diversos tipos de material (plástico, resina, acrílico, metal, etc).

Conversão: Modificação executada no modelo de modo a transformá-lo em outro que, em geral, não é vendido. Mudanças na pintura não são consideradas conversões. Não confundir conversão com Detail sets.

Cristal Clear: Cola própria para colar peças transparentes, sem deixar marcas. Também pode ser usada para criar peças transparentes avulsas (luzes, janelas, lâmpadas).

Curbside: Categoria de kits, principalmente de carros, que só trabalham os detalhes externos (sem motor ou acabamento interno, por exemplo) do modelo. Foi criada para facilitar a avaliação de modelos assim, que de outra forma não poderiam competir com os kits cheios de detalhes internos.

D:
Decal (ou Decalques): Figuras e desenhos quem já vêm prontos para aplicação. Podem ser do tipo adesivo (com cola na parte de baixo) ou transferíveis (que se soltam após alguns segundos imersos em água).

Detail Set: Conjunto de peças vendido separadamente para melhorar os detalhes de algum kit. Dependendo dos detalhes, esse conjunto pode ficar restrito a alguma marca e modelo, enquanto outros podem ser usados em qualquer kit do tipo.

Die Cast: Miniatura feita de metal. Em geral já vêm montada.

Diorama: Cena estática que ambienta plastimodelos em um local ou época. Pode retratar uma cena cotidiana ou cena histórica.

Dremel: Nome de fabricante de furadeiras manuais. Além disso, fornece várias peças que podem ser acopladas (lixas, polias, etc).

Dry-Transfer: Decal de transferência a seco.

Duco; tintas: Nome popular das tintas automotivas. Feitas de laca de nitrocelulose.

E:
Enamel: Esmalte Acrílico. A maioria dos tipos de tinta solúvel em Thinner são desse tipo.

Escala: Proporção na qual o kit é reduzido em relação ao real. As escalas são todas baseadas em frações de polegadas, por isso são consideras "esquisitas" (1/24, 1/32, 1/48, 1/72, 1/144, etc). (veja mais)

Envelhecimento: Simular a ação do tempo no modelo, usando-se técnicas diversas. (veja mais)

F:
Fabiano: Gíria. Aquele que gosta de montar especificamente aviões da FAB.

Flat: Fosco. Acabamento de tinta.

G:
Gloss: Brilhante. Acabamento de tinta.

GP(X): Sigla para Grupo de Plastimodelismo. Em geral, seguem-se as iniciais da cidade (GPC-Campinas, GPRC-Rio Claro, GPRP-Ribeirão Preto).

H:
I:
IPMS: International Plastic Modellers Society. Grupo Internacional de plastimodelismo com subdiviões em vários países, estados e cidades. (veja mais em Grupos e Associações)

In-Action: Publicação que mostra detalhes, diferenças, diagramas de veículos (em geral aviões) mais famosos. É uma boa referência para uma boa construção do kit.

J:
K:
L:
M:
Mandril: Peça que serve para adaptar pequenas brocas para furos manuais.

Máscara de Pintura: Fita adesiva com pouca cola e de alta qualidade. Serve pra ser colocada por cima de partes e peças do kit para proteger da tinta que será aplicada.

Masking Tape: Ver Máscara de pintura

Maskol: Espécie de tinta (ou máscara líquida) aplicada sobre peças que não devem receber pintura e onde o mascaramento com fita é complicado. Após seco, forma uma película plástica que pode ser retirada com um alfinente.

N:
New Tool: Nome que se dá quando um modelo é lançado com uma fôrma nova. Ocorre que há muitos kits comprados por outras fábricas ou reembalados. Esse termo ajuda o comprador a diferenciar fôrmas novas e antigas. O:
Out-of-the-Box: Categoria de premiação que premia os melhores kits construídos usando-se apenas as peças originais. Foi criado com o intuito de premiar modelistas que não podem gastar muito com "detail-sets" à parte.

P:
Pastel; giz: Espécie de giz de cera, vendido em papelarias. Serve para fazer detalhamentos e envelhecimentos no kit. (veja mais).

Pinça: Para trabalhos delicados ou de difícil acesso. As pinças comuns não são muito boas, pois não dão muita firmeza. Procure por uma pinça longa de ponta curva. Elas são ideais para a maioria dos trabalhos.

Photo-etched: Pequeno "sprue" com peças em metal. O metal permite que tais peças sejam mais detalhadas que um similar em plástico. Em geral, são para pequenos detalhes. As peças são sempre achatadas e devem ser dobradas corretamente para adquirir o formato definitivo.

Plasticard: Folhas de plástico de espessuras diversas. Podem ou não conter texturas. Podem ser usadas para fazer pequenas peças, assim como base de vinhetas ou construções.

Primer: Líquido que facilita a fixação da tinta no material escolhido. Existem "primers" específicos para cada tipo de material (plático, metal, resina, etc).

Q:
R:
Resina; peças de: Peças moldadas em resina especial, geralmente vendidas como detail-sets. Alguns fabricantes menores vendem todo o kit em resina. Deve ser colado com cianoacrilato. Deve-se evitar inalar o pó dessa resina, por ser cancerígeno.

Review: Matéria, crítica ou avaliaçãa sobre determinado kit. Se você usa sistema de busca para procurar avaliações de determinado kit, coloque sempre a palavra review e obterá melhores resultados.

S:
Sargento: Pequeno torno que serve para prender partes grandes durante algum serviço demorado ou que exija que as mãos estejam livres.

semi-gloss: Semi-brilhante ou acetinado. Acabamento de tinta.

Snap-Kit: Modelo para iniciantes ou crianças. Sua construção é simples, não necessitando tinta nem cola.

Spare: Usado ou sobressalente. Gíria para definir aquelas peças que sobram após a montagem do kit.

Sprue: Grade de plástico onde as peças são moldadas. As peças do kit vêm presas a essas grades.

Soft-Marker; decal: Líquido para amolecer o decal e facilitar a sua fixação. Também ajuda a tirar as bolhas de ar que ficam sob o decal após seco e quem deixam as bordas visíveis prejudicando o resultado final.

T:
U:
V:
Vacuum-Form: Técnica antiga de modelismo, onde uma folha de plástico era esquentada e colocada sobre um molde. Um aparelho fazia o vácuo e o plástico ganha a forma do molde. Hoje em dia, os detail-sets de carlingas e outras transparências são feitos assim. Kits desse tipo são muito raros hoje em dia.

Vinheta: Plastimodelo integrado em uma pequena base, que representa o local ou a região onde atuou. Uma vinheta pode ser considerado um diorama simples.

W:
Walk Around: Nome dado a livro ou site que contenha fotos de detalhes de aviões, carros, barcos. São fotos que mostram detalhes muitas vezes ignorados em fotografias comuns e ajudam a detalhar melhor o kit em questão.

Wash: Técnica de envelhecimento que tem como objetivo simular o acúmulo de sujeira em partes de difícil acesso. (veja mais)

Water Line: Diz-se aos modelos de navio que só têm modelado a parte visível do casco. Próprio para fazer dioramas ou bases com relevo de mar.

What If: Expressão que significa um modelo baseado em situação "imaginária" pelo autor; "Como Seria?"; Ex: Um concorde nas cores da Varig, Airton Senna em uma Ferrari, etc.

Wheathering: ver envelhecimento.

X:
X-Acto: (Pronúncia-se exacto) Espécie de bisturi, com láminas descartáveis. É muito melhor que o uso de estilete comum, pois permite trocar o formato da lâmina.

Y:
Z:

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Agosto
S T Q Q S S D
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17181920
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Setembro
S T Q Q S S D
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 2324
25 26 27 28 29 30