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Quais são as especificações para os diferentes DC9

Alguém me perguntou sobre uma maneira não-científica para melhorar os DC-9 em 1/144. Desculpem-me os puristas, mas eu troco detalismo port simplicidade. As medidas estão em ingles, não em sistema métrico. Apreciaria quaisquer comentários ou correções.

Airfix DC-9:
Essa são as modificações para o Airfix DC-9-30 1/144. Instruções reais disponibilizadas por Clint Groves @ ATP. Muito bom realmente! O único usuário do -20 foi a SAS (20/40 pela JetSet), -40 foi encomendado pela: SAS (JetSet), TDA (JetSet para -40/80) e Swissair. Os -10, -30 e -50 usados por todos os demais (com exceção da USAF C-9A e USN/USMC C-9B. Alguém tem folhas para os VC-9C?)

                             Janelas        Asas
Airfix  Enverg. Fuselagem  Frente  Tras     Mods
DC-9-10  89' 4"  104' 5"    -6      -3      -1/4" @tip 
DC-9-20  93' 5"  104' 5"    -6      -3       ok
DC-9-30  93' 5"  119' 5"    ok      ok       ok
DC-9-40  93' 5"  125' 7"    +2      +2       ok
DC-9-50  93' 5"  133' 7"    +5      +3       ok

Boa Sorte!

Versões do DC-9:

Variantes:
----------
DC-9-10         Versão de produção inicial.
DC-9-20         Fuselagem d série 10 com asas da série 30 e motores melhorados.
                Pedidos pea SAS.
DC-9-31/32      Primeira versão alongada, adicionando 114" (2.90 m) à frente
                das asas e 65" (1.65 m) atrás.  Envergadura e área das asas aumentadas.
DC-9-33/34      Série 31/32 com maior ângulo de incidência das asas para 
                melhorar o desempenho de cruzeiro.
                Avião com MTOW aumentado.
DC-9-40         Extensão do -33, adicionando 38" (.97 m) à frente e atrás das asas.
DC-9-50         Extensão posterior, adicionando 76" (1.93 m) à frente e
                57" (1.45 m) atrás das asas.
C-9A            Variante de emergência aeromédica para a USAF do DC-9-32CF.
                junção da asa de tamanho normal e porta com escada embutida na fuselagem.
                Também colocada antena OMEGA para navegação de longa distância
                na junção extendida dos estabilizadores.
C-9B            Versão de logística para USN do DC-9-32CF.  
                Também equipado com sistema OMEGA.
                Dois foram adquiridos pelo Kuwait em 1976.
VC-9C           Versão de transporte VIP da USAF do DC-9-32.  
                Também usam sistema OMEGA.

Medidas para converter o Airfix DC-9-30:
NOTA: No kit da Airfix está faltando o sulcos laterais, o qual precisará ser adicionado em todas as variantes.

Variante        Envergadura     Fuselagem    Frente     Tras    Modificações
--------        -----------     ---------    ------     --------------------
DC-9-10         89'4"           104'5"       -.79"      -.45"   - Remova 1/4" (6.4 mm) de cada ponta
                27.23 m         31.83 m      -20.0mm    -11.4mm - Remova slats do bordo de ataque
                                                                - Diminuir corda em 6%
                                                                - Adicionar aletas nos bordos de ataque
                                                                - Estabilizadores sem diedro

DC-9-20         93'5"           104'5"       -.79"      -.45"   - Asas ok
                28.47 m         31.83 m      -20.0mm    -11.4mm

DC-9-31/32      93'5"           119'5"       ok         ok      - Asas ok
                28.47 m         36.40 m                         - 3 graus de didro negativo nos estabilizadores

DC-9-33/34      935"           1195"       ok         ok      - Aumentar incidência das asas
                28.47 m         36.40 m                           1.25 grau
                                                                - Maior junção asa/fuselagem

DC-9-40         93'5"           125'7"       +.26"      +.26"   - Como DC-9-33/34
                28.47 m         38.28 m      +6.6mm     +6.6mm

DC-9-50         93'5"           133'7"       +.53"      +.40"   - Como DC-9-33/34
                28.47 m         40.72 m      +13.5mm    +10.1mm - Adicionar strakes próximos á cabine

Série MD-80/90

Variantes:
----------
DC-9-81         Versão inicial de produção.
DC-9-82         Maior potência para operações em aeroportos altos e quentes.
                Vários DC-9-82 foram particalmente montados e enviados para a
                República Popular da China para montagem final pela SAIC
                (Shanghai Aviation Industrial Corporation), desde Janeiro de 1986. 
MD-83           Versão de longo-alcance do MD-81 com dois tanques adicionais no
                compartimento de carga.
MD-87           Variante de fuselagem curta do MD-83.  114" (2.90 m) removidas
                à frente (entre as duas portas de carga e 95" (2.41 m) removidas atrás das asas.
MD-88           Variante com EFIS, DMS, Sistema de detecção de granizo e
                 aumento de materiais compostos na estrutura.
MD-90           Versão alongada, de médio alcance do MD-81 com motores IAE V2500.
MD-95           Versão de curto-alcance. Essencialmente, um MD-90 encurtado com
                asas do DC-9-33/34 e motores BMW/Rolls-Royce BR715.
                (Chamado de "Boeing 717-200")

Instruções para Converter o Minicraft MD80:
(NOTA: Essa é uma informação preliminar, assumindo que o futuro Minicraft MD-80 esteja "realmente" na 1/144)

Variante        Envergadura     Fuselagem    Frente     Tras    Modificações
--------        -----------     ---------    ------     ----    ------------
DC-9-81         107'10"         147'11"      ok         ok      
                32.87 m         45.09 m

DC-9-82         107'10"         147'11"      ok         ok      - Vejas as referências para o tipo
                32.87 m         45.09 m                           de cone de cauda usado

MD-83           107'10"         147'11"      ok         ok      - Usar cone de cauda tipo "chave-de-fenda"
                32.87 m         39.78 m                           (ver referências)

MD-87           107'10"         130'6"       -.79"      -.66"   - Adicionar 10" acima da deriva
                32.87 m         39.78 m      -20.0mm    -16.8mm - Usar cone de cauda tipo "chave-de-fenda"

MD-88           107'10"         147'11"      ok         ok      - Usar cone de cauda tipo "chave-de-fenda"
                32.87 m         45.09 m

MD-90           107'10"         152'7"       +.40"      ok      - Usar motores IAE V2500
                32.87 m         46.51 m      +10.2mm            - Adicionar 10" acima da deriva

Para os realmente ambiciosos:

MD-95/B-717-200 93'5"           124'         +.25"      ok      - Usar BMW/RR BR715 
                28.47 m         37.80 m      +6.4mm             - Asa como nos DC-9-33/34
                                                                  (do Airfix DC-9)
                                                                - Usar cauda do MD-87/90
                                                                - Usar cone de cauda tipo "chave-de-fenda"
                                                                - Nova junção asa/fuselagem
                                                                - Sem escala ventral

Como converter o Hasegawa ou Doyusha DC-9-40 em outra versão
NOTA: Multiplique as medidas da escala por 2 para o modelo DC-9-40 da Doyusha 1/100:

Variante   Envergadura  Fuselagem    Frente     Tras            Modificações
--------   -----------  ---------    ------     ----            ------------
DC-9-10    89'4"        104'5"  -.76"           -.515"          - Remova .18" cada ponta da asa
                                                                - Remova slats do bordo de ataque

                                                                - Diminuir corda em 6%
                                                                - Diminuir incidência das asas em 3 graus
                                                                - Adicionar altas no bordo de ataque
                                                                - Estabilizadores sem diedro
                                                                - Diminuir incidência das asas em 3 graus

DC-9-20    93'5"        104'5"  -.76"           -.515"          - Diminuir incidência das asas em 3 graus
                                                                - Menor junção asa/fuselagem

DC-9-31/32   93'5"      119'5"  -.19"           -.19"           - Diminuir incidência das asas em 3 graus
                                                                - Menor junção asa/fuselagem

DC-9-33/34   93'5"      119'5"  -.19"           -.19"           - Asas e encaixe ok

DC-9-40    93'5"        125'7"   ok             ok              - Sem Modificações

DC-9-50    93'5"        133'7"  +.38"           +.285"          - Adicionar strakes próximos á cabine

Texto:
Jodie Peeler

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