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Paineis e Relevo: O Debate
Linhas de painel e sulcos são geralmente uma das coisas mais difíceis de capturar em um avião comercial. Há uma diferença entre um sulco e uma linha de painel. Uma linha de painel delimita uma superfície móvel (porta, flaps, saídas, freios) enquanto um sulco delimita dois paineis unidos fisicamente. Em uma avião real, os sulcos são pequenos e quase invisivéis embaixo da camada de tinta. Outros sulcos são quando um painel está sobre outro. Rebites também são invisíveis ou não - se sua escala for menor que 1/100, você não deve se preocupar com isso, mas se você insiste... Uma das dificuldades é ter certeza que o sulcos e linhas de painel estão localizadas corretamente; às vezes você precisa fechar algumas e abrir outras. Não acredite em visões 3D de aviões. Se puder - visite uma avião em algum museu para inspecionar por si mesmo. Em alguns modelos, especialmente os mais antigos, as linhas de painel são em alto-relevo. Eles devem, definitivamente, ser lixados e rebaixados. Em kits mais recentes, eles ainda são exagerados e você pode querer fechá-los. Se você olhar fotos de aviões de verdade, verá que paineis e sulcos só são visíveis em locais onde não há pintura, metal natural, ou onde a sujeira se acumula. Até mesmo linha de portas são quase invisíveis nos primeiros jatos, quando as linhas coloridas não eram obrigatórias - isso só ocorreu no final dos anos 60. Rebaixar uma linha de painel reta não é fácil. Aqui, um truque que aprendi em 1999 no encontro do IPMS em Telford, Inglaterra. Use uma fita crepe (não precisa ser a melhor) para marcar a linha. Ela será uma base fixa para você passar a lâmina. Não use fita crepe sobre tinta, pois você pode removê-la ao tirar a fita. Se você rebaixar algum lugar errado, ou a lâmina escapar, passe um pouco de tippex (NT: Não conheço similiar no Brasil). É fácil de usar e de lixar e dá ótimo resultado. Um dos muitos truques vistos em Telford. Espero que ajude! Texto: Laurent Herjean
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