A quem se destina

  Escolhendo seu Kit

  Casco

  Metais

  Mastreação

  Amarração

  Velas de Pano

  Referências

  Especiais

 << Voltar
Confeccionando Velas de Pano

Irei aqui mostrar como construir velas em pano para substituir as de vaccum-form que acompanham a maioria dos kits de barcos à velas. É um procedimento tranquilo de ser realizado, e com paciância chega-se lá!

Então começamos com o material necessário:

  • 0,5m de Pano tipo Brim
  • 01 Pedaço de Pano Vermelho, tipo Algodão ou parecido
  • Intertela Colante*
  • Termolina Leitosa*
  • Papel, tesoura, cola, lápis.

*esses dois produtos são baratos e são encontrados em lojas de artesanado ou de aviamentos de costura.

Vamos cortar as velas! Prepare os moldes em papel para passar para o pano, e assim cortar as velas. No meu caso, eu desenhei os moldes em sulfite, usando medidas referânciais de documentos achados na Internet. Vocâ poderá tirar esses moldes das próprias velas que acompanham o modelo, ou desenhar no computador e imprimir ;)

Recorte os moldes da folha de papel...

... e passe esses desenhos para o pano contornando o lápis nas laterais dos moldes. Passe o pano com ferro antes de passar os desenhos dos moldes, ok?

Repare no desenho acima, que eu desenhei as "abinhas" que serão usadas para fazer as bainhas das velas. Fiz à mão livre mesmo, utilizando uma régua.

Depois dos desenhos passados para o pano, recorte as velas.

Para facilitar a costura da bainha, umedeça o pano com aquele spray que a mãe/patroa usa para passar, dobre as abas e com o ferro de passar vai secando o pano e deixando no formato. É tranquilo também de fazer, só tome cuidado para não queimar o dedo!!


E aí estão todas elas passadinhas. Passe dos dois lados, umedeça e passe novamente. Deixe-as bem lisas para facilitar a costura, ok?

Na Máquina de Costurar da mãe/avó/patroa, costure primeiro as abinhas, como mostra o desenho abaixo.(LINHA AZUL) Eu defini na Máquina de Costurar o ponto de 1mm, reto. Costure bem perto do fim da aba, assim o espaço fica perfeito para passar o arame, que dará a forma à vela ;)

Em seguida faça linhas paralelas como mostra o desenho abaixo (LINHA VERMELHA), com o mesmo ponto. Lembrem-se que para cada escala há uma distância determinada, então pesquise antes de costurar.

O resultado será esse:

Depois de todas as velas prontas, vamos preparar o chá. Opa hora do chá? Não, é para tingirmos as velas, pois vela de barco não é branquinha. Eu utilizei o Mate Leão, em sachê mesmo.

Coloque água quente, deixe esfriar e mergulhe as velas por 10min. Se vôce achar que elas ficaram claras, deixe por mais 10 minutos até ficar ao seu agrado. As minhas velas eu deixei apenas 10 minutos ;)

Não adicione açucar heim? Não vamos tomar o chá ;)

Quando a cor ficar à seu agrado, pendure as velinhas no varal e deixe-as secar.

Enquanto isso, vamos preparar os apliques das velas, que são as cruzes. Para facilitar o corte do pano no formato da cruz, iremos usar a Intertela Colante. A Intertela Colante é uma espécie de pano bem fininho. Há dois tipos de Intertela, com um lado ou ambos os lados colantes. Eu preferi comprar o que tem apenas um lado colante. Vc encontra isso onde vende materiais para artesanato. É baratinho. Umedeça a Intertela levemente novamente com o auxílio do spray de passar roupa, coloque o pano vermelho sobre do lado colante e passe "com vontate" com o ferro sobre o pano vermelho até eles se colarem. Demora um poquinho, então passe bem!

O pano ficará durinho e bem liso, e a Intertela bem grudada. Nas primeiras vezes que eu fiz não deu certo, aí resolvi passar beeem e ficou 10! Só tomem cuidado para não queimar o pano!

Faça os moldes dos apliques, do mesmo jeito que fizemos os moldes das velas. No meu caso eu fiz no computador, imprimi e recortei:

Passe os desenhos no pano, do lado onde está a intertela:

E recorte-os:

Quando as velas secarem, passe-as com o ferro. Aplique cola branca com um pincel nos desenhos das velas, no lado da Intertela:

E cole nas velas, como mostrado abaixo:

Dâ o acabamento nas velas, cortando as sobras das linhas. Pela borda das velas e onde terminam as costuras, aplique a Termolina Leitosa com um pincel pequeno. A Termolina ajuda a fixar o pano, e não deixa que ele desfie ou que as linhas se soltem! Coloque pouco, pois ela endurece depois de secar ok? E reparem na cor tingida com chá, como ficou legal:

E aí estão as velas, prontas para serem aplicadas!

Espero que tenha sido útil!

Texto: Juliano dos Santos


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Janeiro
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Fevereiro
S T Q Q S S D
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28