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Aviões da Real

A Real surgiu após o final da Segunda Guerra, quando o mercado liberou uma demanda reprimida de transporte aéreo; isso aliado aos excedentes de guerra, que consistiam em aviões a preços muito baratos.

Com espírito empreendedor e obstinado, os fundadores da Real conseguiram criar um empresa de grandes resultados e muito popular no Brasil. De fato, a Real foi uma das avós das Low-Fare atuais, disputando mercado com uma empresa enxuta e com preços muito atrativos.

A sagacidade de seus donos fez com que surgisse um grande consórcio, unindo os nomes da Real, Aerovias (que falaremos em separado), Nacional e Sadia. Esse consórcio disputava o mercado com a Panair e a Varig, tanto nas rotas nacionais quanto internacionais. No Brasil, diversos aerportos foram construídos justamente para abrigar novas linhas da Real e no exterior, a Real foi a pioneira em vôos para o Japão.

O Consórcio Real-Aerovias existiu até os anos 60. Nessa época, a empresa sofria de diversos problemas financeiros, devido justamente ao seu espírito de "apostador". Além disso, decisões controversas e até hoje mal-explicadas, causaram a absorção da Real-Aerovias pela Varig e posteriormente a Panair sofreu do mesmo problema.

Com isso, a Real chegou ao fim, sem poder entrar na era do jato. Seus modelos restringe-se aos principais modelos à hélice do final da Guerra. A Real teve duas pinturas básicias. A primeira basicamente em alumínio natural, com os dizeres em verde (em geral, com listras horizontais na cauda). O segundo esquema é variante do primeiro, apenas com o branco na metade superior da fuselagem (comum a todos os aviões desse tempo). No final de sua história, a Real passou a ter o nome-fantasia de Real-Aerovias-Brasília e esta tinha um logo verde na cauda, com os desenhos de Oscar Niemeyer referentes à nova capital federal.

  • Douglas DC3 Dakota:

    Com esse modelo, a Real iniciou suas operações. De aquisição barata e altamente popular entre os pilotos, esse avião foi um verdadeiro bandeirante, nas mãos da Real. Muitos aeroportos foram construídos e novas linhas foram criadas através do uso do DC3. Em 1957, a Real contava com nada menos que 86 aviões do modelo em sua frota.

    Além dos diversos modelos existentes, em várias escalas, a FCM tem os decais na escala 1/72, da série (DC3 - Linhas Brasileiras).

    DC3

  • Bristol 170 Wayfarer:

    Certamente o Bristol Wayfarer não ganharia nenhum concurso de design. Sua fuselagem adaptada a função de cargueiro, asas altas e trem de bequilha são uma combinação muito incomum. A Real foi a única empresa a operar esse modelo no Brasil, com apenas dois exemplares. O avião teve carreira curta, com menos de um ano de operação, devido a problemas estruturais. Aparentemente existe um modelo da Airfix, mas até mesmo os dados sobre este são difíceis de achar.

  • Curtiss C-46 Commando:

  • Douglas DC4 Skymaster:

    Os três modelos do DC4 vieram originalmente da Aerovias Brasil, quando esta uniu-se à Real, no consórcio Real-Aerovias. Somente a Aerovias tinha autorização para vôos aos EUA e esse consórcio permitiu à Real iniciar suas rotas para a América do Norte.

    O DC4 foi idealizado como uma expansão do DC3, com piso nivelado e quatro motores. No entanto, seu desenho inicial teve resultados desastrosos e ele foi totalmente redesenhado como um avião novo. Esse desenho previa ainda a pressurização da cabine, mas isso só se tornou realidade no DC6. Os modelos podem ser facilmente achados em escalas 1/72 e 1/144.

  • Douglas DC6 Cloudmaster:

    O DC6 é muito semelhante ao DC4. Sua principal diferença são as janelas quadradas e sua cabine pressurizada. Tinha a fuselagem e deriva ligeiramente maiores e motos motores, mais potentes.

    Operados originalmente pelo Loide Aéreo, foram repassados para a VASP e Real. Está última usou 5 exemplares do modelo (PP-YSI, PP-YSJ, PP-YSL, PP-YSM, PP-YSN). Em 1961 foram pasados para a VARIG e em 1970 os mesmos foram repassados à FAB (C118 2412 a 2416).

  • Convair 340/440:

    O Convair 240 foi uma aeronave bimotor planejada para fazer frente aos antigos DC3. Tinha cabine nivelada e capacidade inicial para 40 passageiros. No entanto, o CV-240 mostrou-se pequeno e foi logo aumentado nas versões 340 e 440 e o CV-240 caiu no ostracismo em relação a esses. A Varig adquiriu um lote inicial de CV-240. Como a concorrência era ferrenha na época, a Ral adquiriu somente os modelos mais novos, os quais chama de Super-Convair (na deriva).

  • Lockheed L-1049H Super Constellation:

    O L-1049H Super Constellation era basicamente a mesma versão do L-1049G, apenas com a porta de carga embutida, o que permitia a fácil conversão para cargueiro. A Real chegou a operar três aivões desse tipo.

    Curiosidade: Na época em que a Real concorria com a Varig, esta gabava-se de ter um modelo mais moderno que a rival, anunciando o "Super H", contra os modelos G, da VARIG. Quando a Varig assumiu o controle da Real, não quis assumir que o modelo G era "inferior" e renomeou os aviões na versão "Super I", versão que nunca existiu, efetivamente.

    O Super Constellation pode ser adquirido nas escalas 1/72 e 1/144. Vale lembrar que a FCM produziu os decalques da Real para ambas as escalas.

  • Aerocommander 560/680:

    Aviões de Treinamento:

  • Vultee V54/BT-15 Valiant:

    BT-15

    Como várias outras companhias antigas, a Real tinha aviões de treinamento para instrução de seus pilotos. O Vultee BT-15 foi um deles. Com linhas muito semelhantes ao NA46 (T6 "perna-dura"), era um treinador de dois lugares. Há um kit da Pavla, para o BT13.

    Avi?es da Real
    Modelo Escala Fabricante (Código) Observação
    Aerocommander 560/680   
    Bristol 170 Wayfarer

    1/72 

    Airfix (5002)

     
    Convair CV 340

    1/144 

    Roden (RN334)

     

    1/72 

    Execuform (EX13)

     

    1/72 

    Aeroclub (P022)

     
    Convair CV 440

    1/144 

    Welsh Models (WHSL015/030)

     

    1/72 

    Proteus

     
    Curtiss C-46 Commando

    1/72 

    William Bross (72-346)

     
    Douglas C-47 Skytrain
    (Douglas DC3 Dakota)
    ???

    ATMA

     

    1/100 

    Doyusha (DY100C42)

     

    1/144 

    Welsh Models (SL136R)

     

    1/144 

    Roden (RN300)

     

    1/144 

    Minicraft (MMI14434)

     

    1/200 

    Hasegawa (HSG11024)

     

    1/32 

    HpH Models (32043L)

     

    1/48 

    Monogram

     

    1/48 

    Trumpeter (2828/2829)

     

    1/72 

    Airfix (ARX5031)

     

    1/72 

    Revell (REV04248)

     

    1/72 

    Italeri (ITA0127)

     

    1/90 

    Revell (RMX5245)

     
    Douglas C-54G skymaster
    (Douglas DC4)

    1/144 

    Minicraft (MC14500)

     

    1/144 

    Welsh Models (WHSL007)

     

    1/72 

    Execuform

     

    1/72 

    Mach 2 (MACH7234)

     

    1/72 

    Revell (04947)

     
    Douglas DC-6B Cloudmaster

    1/144 

    Minicraft (MMI14442)

     

    1/72 

    Heller (80315)

     
    Lockheed L-1049 Super Constellation

    1/144 

    Minicraft

     

    1/144 

    Revell (H167)

     

    1/72 

    Heller (80314)

     
    Vultee V-54/BT-15/BT-13 Valiant
    (para BT-13, converter exaustores)

    1/48 

    Lonestar models

     

    1/72 

    Pavla Models (72028)

     

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        Desconhecido
        Madeira
        Metal
        Multimídia
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        Plástico
        Resina
        Vacumform

    Texto:

    Referências:

  • 72 Scale Model Census
  • Revista Asas: Nr.9 Out/Nov-2002.

    Agradecimentos:


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