Cruzeiro Lóide Aéreo LATI Panair Real TransBrasil VARIG - Parte I VARIG - Parte II VASP Santos Dumont <<Voltar |
Santos Dumont e o Modelismo
Outubro-2006 - Mês do Centenário do vôo do 14-bis. Muita gente já havia me pedido material sobre Santos Dumont. No entanto, as matérias desse site procuram sempre ligar tais temas com o plastimodelismo, e nesse quesito, essa matéria ficaria bem fraca, pois o nome Santos Dumont não é reconhecido pelos grandes fabricantes de plastimodelos. Ainda assim, vamos tentar escrever um pouco sobre as possibilidades de modelos para homenagear essa data, bem como esse ilustre brasileiro.
Balão Brasil: Um dos primeiros projetos de Santos Dumont, o Balão Brasil, foi um dos menores balões de sua época, com apenas 6 metros de diâmetro. Podia carregar apenas uma pessoa de 50kg e voou pela primeira vez em 1898. Esse projeto, desconhecido da maioria das pessoas, pode ser confeccionado através do kit da AJP Maquette, que o disponibiliza na escala 1/48, pela bagatela de 37 Euros (!!!).
Outro item interessante a comentar é que o modelo inclui um motor giratório, alimentado por pilhas, para fazer o modelo girar sobre a base. Idéia simples, mas bem original.
14-Bis: Dentre os modelos disponíveis, esse é o que se encontra em maior variedade de opções. Até pouco tempo atrás, os modelos disponíveis eram somente importados. A AJP Maquettes tinha um modelo em escala 1/48, feito com uma mistura de photo-echeds e seda. Seu preço, no entanto, não é nada convidativo (95 Euros). Um opção mais simples, é o 14-bis da Aero Base, na escala 1/160. Aqui vale citar o curioso caso da Revell-Kikoler, que tentou produzir um modelo em plástico do mesmo. Por iniciativa de Leslie Kikoler, foi iniciada uma série de projetos para tentar um modelo totalmente nacional, do 14-bis. Essa tarefa foi passada a Kurt Adolf Hamberger, que era especialista em metais e fundição da Kikoler no Brasil. No entanto, esse trabalho foi vetado pelos executivos da Revell Americana, que queriam evitar a polêmica em relação ao vôo dos Irmãos Wright. Polêmica ou não, o projeto foi encerrado, com cerca de dez moldes de teste fabricados. Desses, a maioria foi destruída em testes e avaliações. Há apenas um molde sobrevivente, na residência de Kurt. No entanto, nada impede que isso volte a ser fabricado no futuro. Quem sabe?
O projeto mais recente nesse aspecto vêm da DR-Design, empresa brasileira de Photo-Etcheds. Nesse ano, lançando os modelos especiais para comemorar a data. O modelo vem na escala 1/72 e pode ser montado mostrando-se a estrutura ou entelado. Projeto Nr. 15: O projeto do 14-bis pode até ser um marco na aviação. No entanto, o próprio Santos Dumont concluiu que era um modelo bastante instável e abandonou o design "canard". O projeto Nr.15 mostrou uma evolução do 14-bis. Embora tenha um formato que lembra seu antecessor com menos entelamento, a principal mudança foi a inversão do sentido do vôo do avião. O motor passava a ficar na frente, bem como uma cadeira própria para o piloto. O projeto não teve sucesso. A DR-Desgin, ampliando sua coleção Santos Dumont, lançou recentemente este modelo, em Photo-Etched.
Projeto Nr. 19 e Demoiselle (Nr. 22): Além de trabalhar em um projeto mais convencional, com estabilizadores na cauda, ele planejou criar um avião simples, que pudesse ser construído artesanalmente. Esse projeto, como todos os outros, não foi patenteado, pois Santos Dumont queria popularizar o vôo. Com certeza, esse foi o primeiro dos ultra-leves e serviu de base para muitos aviões maiores. A primeira tentativa foi o projeto Nr. 19. No entanto sua estrutura simples não deu o resultado esperado. O projeto foi modificado gradativamente até chegar ao modelo Nr. 22, o famoso Demoiselle. O design desse avião foi base para diversos modelos que se seguiriam, sendo um marco no design de aviões da época. Estes também são os lançamentos mais recentes da DR-Design. Em escala 1/72 com opções para entelamento ou estrutura. A AJP Maquettes fornece o modelo do Demoiselle, em Multimídia, na escala 1/48.
Por fim, vale lembrar que esses projetos (e outros para os quais não há kit), foram feitos em uma época de pioneirismo e sem muitos refinamentos como hoje em dia. Ou seja, caso você deseje fazer um modelo em Scratch, acredito que você possa conseguir fazê-lo facilmente a partir de plantas, usando materiais alternativos. Algumas plantas podem ser encontradas no site da Lane Design.
Referências: Texto:
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |
|