Cruzeiro

  Lóide Aéreo

  LATI

  Panair

  Real

  TransBrasil

  VARIG - Parte I

  VARIG - Parte II

  VASP

  Santos Dumont

  <<Voltar
Santos Dumont e o Modelismo

Outubro-2006 - Mês do Centenário do vôo do 14-bis. Muita gente já havia me pedido material sobre Santos Dumont. No entanto, as matérias desse site procuram sempre ligar tais temas com o plastimodelismo, e nesse quesito, essa matéria ficaria bem fraca, pois o nome Santos Dumont não é reconhecido pelos grandes fabricantes de plastimodelos.

Ainda assim, vamos tentar escrever um pouco sobre as possibilidades de modelos para homenagear essa data, bem como esse ilustre brasileiro.

BrasilBalão Brasil: Um dos primeiros projetos de Santos Dumont, o Balão Brasil, foi um dos menores balões de sua época, com apenas 6 metros de diâmetro. Podia carregar apenas uma pessoa de 50kg e voou pela primeira vez em 1898. Esse projeto, desconhecido da maioria das pessoas, pode ser confeccionado através do kit da AJP Maquette, que o disponibiliza na escala 1/48, pela bagatela de 37 Euros (!!!).

Dirigível Nr.6: Provavelmente o mais famoso dos dirigíveis de Santos Dumont, pois foi com ele que foi conquistado o Prémio Deutsch (Para aquele que conseguisse contornar a Torre Eiffell e voltasse ao ponto de partida em 30 min). Apesar do importante feito na época, esse modelo é pouco lembrado mesmo no Brasil. Esse modelo, entre outros pioneiros (inclusive o polêmico Wright Flyer) são fabricados pela Aero Base, em Photo Etched. Esse modelo, em especial, traz o Arco do Triunfo, bem como um suporte para o dirigível. Talvez fosse melhor, uma réplica da Torre Eiffell, mas isso pode ser providenciado: O fabricante também faz um modelo na mesma escala (1/1000) da Torre Eifell (Incluiremos ela na listagem, para referência).

Outro item interessante a comentar é que o modelo inclui um motor giratório, alimentado por pilhas, para fazer o modelo girar sobre a base. Idéia simples, mas bem original.

Aero Base Dirigivel Nr.6

14-Bis: Dentre os modelos disponíveis, esse é o que se encontra em maior variedade de opções. Até pouco tempo atrás, os modelos disponíveis eram somente importados. A AJP Maquettes tinha um modelo em escala 1/48, feito com uma mistura de photo-echeds e seda. Seu preço, no entanto, não é nada convidativo (95 Euros). Um opção mais simples, é o 14-bis da Aero Base, na escala 1/160.

Aqui vale citar o curioso caso da Revell-Kikoler, que tentou produzir um modelo em plástico do mesmo. Por iniciativa de Leslie Kikoler, foi iniciada uma série de projetos para tentar um modelo totalmente nacional, do 14-bis. Essa tarefa foi passada a Kurt Adolf Hamberger, que era especialista em metais e fundição da Kikoler no Brasil.

No entanto, esse trabalho foi vetado pelos executivos da Revell Americana, que queriam evitar a polêmica em relação ao vôo dos Irmãos Wright. Polêmica ou não, o projeto foi encerrado, com cerca de dez moldes de teste fabricados. Desses, a maioria foi destruída em testes e avaliações. Há apenas um molde sobrevivente, na residência de Kurt. No entanto, nada impede que isso volte a ser fabricado no futuro. Quem sabe?

14-bis da Kikoler

O projeto mais recente nesse aspecto vêm da DR-Design, empresa brasileira de Photo-Etcheds. Nesse ano, lançando os modelos especiais para comemorar a data. O modelo vem na escala 1/72 e pode ser montado mostrando-se a estrutura ou entelado.

14-bis da AJP Maquette 14-bis da Aerobase 14-bis da DR Design

Projeto Nr. 15: O projeto do 14-bis pode até ser um marco na aviação. No entanto, o próprio Santos Dumont concluiu que era um modelo bastante instável e abandonou o design "canard". O projeto Nr.15 mostrou uma evolução do 14-bis. Embora tenha um formato que lembra seu antecessor com menos entelamento, a principal mudança foi a inversão do sentido do vôo do avião. O motor passava a ficar na frente, bem como uma cadeira própria para o piloto. O projeto não teve sucesso. A DR-Desgin, ampliando sua coleção Santos Dumont, lançou recentemente este modelo, em Photo-Etched.

Projeto 15

Projeto Nr. 19 e Demoiselle (Nr. 22): Além de trabalhar em um projeto mais convencional, com estabilizadores na cauda, ele planejou criar um avião simples, que pudesse ser construído artesanalmente. Esse projeto, como todos os outros, não foi patenteado, pois Santos Dumont queria popularizar o vôo. Com certeza, esse foi o primeiro dos ultra-leves e serviu de base para muitos aviões maiores.

A primeira tentativa foi o projeto Nr. 19. No entanto sua estrutura simples não deu o resultado esperado. O projeto foi modificado gradativamente até chegar ao modelo Nr. 22, o famoso Demoiselle. O design desse avião foi base para diversos modelos que se seguiriam, sendo um marco no design de aviões da época.

Estes também são os lançamentos mais recentes da DR-Design. Em escala 1/72 com opções para entelamento ou estrutura. A AJP Maquettes fornece o modelo do Demoiselle, em Multimídia, na escala 1/48.

Projeto Nr. 19 14-bis e demoiselle

Por fim, vale lembrar que esses projetos (e outros para os quais não há kit), foram feitos em uma época de pioneirismo e sem muitos refinamentos como hoje em dia. Ou seja, caso você deseje fazer um modelo em Scratch, acredito que você possa conseguir fazê-lo facilmente a partir de plantas, usando materiais alternativos. Algumas plantas podem ser encontradas no site da Lane Design.

Projetos de Santos Dumont
Modelo Escala Fabricante (Código) Observação
14-Bis ???

Kiko-Revell

 

1/160 

Aero Base (B004)

 

1/48 

AJP Maquettes

 

1/72 

DRDesign (SD01)

 
Balão Brasil

1/48 

AJP Maquettes

 
Demoseille

1/48 

AJP Maquettes

 

1/72 

DRDesign (SD04)

 
Dirigível Nr.6

1/1000 

Aero Base (D001)

 
Projeto Nr. 15

172 

DRDesign (SD08)

 
Projeto Nr. 19

1/72 

DRDesign (SD06)

 
Torre Eifell
(Para Dirigivel Nr.6)

1/1000 

Aero Base (E001)

 

Legendas
    Desconhecido
    Madeira
    Metal
    Multimídia
    Photo-etched
    Plástico
    Resina
    Vacumform

Referências:

  • WebKits: o 14-bis da Revell/Kikoler

    Texto:



    Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
    Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
    Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

    Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
  • Eventos Agendados
    Maio
    S T Q Q S S D
      1 2 3 4 5 6
    7 8 9 10 11 12 13
    14 15 16 17 18 19 20
    21 22 23 24 25 26 27
    28 29 30 31      

    Junho
    S T Q Q S S D
            1 23
    4 5 6 7 8 9 10
    11 12 13 14 15 16 17
    18 19 20 21 22 23 24
    25 26 27 28 29 30