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Participação Americana na Campanha Antissubmarina no Litoral do Brasil (1941-1945) Parte 2/3
VP-74 - Com o aumento da atividade inimiga na costa do nordeste, o Esquadrão VP-74 foi remanejado de Trinidad, chegando a Natal-Rampa em 18.12.42 com 12 hidroaviões Martin PBM-3 Mariner, sob o comando do LCDR J. C. Toth e assistido pelo navio tender de hidroaviões AVP-21 Humboldt. Em 16 de fevereiro de 1943, trocou seu equipamento por hidroaviões PBM-3C. Enviou um destacamento de 3 aviões para Salvador-Aratu em 20 de março e os demais seguiram em 28 de abril, permanecendo apenas um em Natal. Em 25 de junho um destacamento de 2 aviões foi enviado para a o Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro e depois para a Base Aérea do Galeão. Em 24 de fevereiro o esquadrão teve a primeira experiência da nova tática dos U-boats de permanecer na superfície e combater o avião assaltante, quando o aparelho do Ensign W. J. Barnard avistou um submarino na superfície no ato de torpedear um navio. Na sua corrida para o ataque o piloto notou que o submarino permaneceu na superfície e abriu fogo com uma antiaérea pesada e certeira. O avião abortou o ataque e escapou sem danos, mas perdeu de vista o U-boat que submergiu. Os submarinos alemães estavam sendo equipados com canhões antiaéreos quádruplos de 20 mm e se tornavam um perigo para os aviões atacantes quando estes perdiam o elemento surpresa. Em maio e junho de 1943, 10 U-boats rumaram para a costa brasileira, patrulhando entre a Guiana Francesa e o Rio de Janeiro, iniciando o período de intensos ataques que ficou conhecido como "July Blitz", quando afundaram 19 navios aliados a um custo de 8 U-boats. Os PBMs 74-P-5 "Nickle Boat" e 74-P-6, do Lieutenant Harold C. Carey e do Lieutenant Howland S. Davis, respectivamente avariam o U-128 do Kapitänleutnant Hermann Steinert próximo a Maceió em 17.05.43, que acabou afundado a tiros de canhão pelos destróieres Moffet e Jouett, que recolheram 51 prisioneiros a bordo.
O Esquadrão afundou o U-513 do Kapitänleutnant Friedrich-Fritz Guggenberger em 19.07.43 com o Mariner 74-P-5 "Nickle Boat" do Lieutenant (jg) Roy S. Whitcomb ao largo de Florianópolis. O U-boat decidiu permanecer na superfície e oferecer combate, mas 6 cargas de profundidade liquidaram o submarino. O PBM-3C BuNo. 6571 foi derrubado pela artilharia do U-199 em 24.07.43 com a perda de toda a tripulação composta pelo Lieutenant (jg) Harold C Carey, Lieutenant (jg) John A. Helms, Ensign Robert G. Smith, ACMM James L. Manson, AMM2c Joseph J. Kofka, ARCM William F. Maggie Jr., ARM2c Robert R. Hundi, AMM2c Norman A. Miller, AOM2c George W. Persinger e S2c James E. Burke. No dia seguinte o esquadrão Iniciou buscas a esse U-boat e o 74-P-7 do Lieutenant (jg) Walter F. Smith localizou o submarino e iniciou o combate que resultou no afundamento do U-199 do Kapitänleutnant Hans-Werner Kraus pelo Catalina 2 da FAB, pilotado pelo Aspirante da Reserva Convocado Alberto Martins Torres, em 31.07.43 ao largo de Cabo Frio. Afundou o U-161 do Kapitänleutnant Albrecht Achilles ao largo de Salvador com o Mariner 74-P-2 do Lieutenant (jg) Harry B. Patterson em 27.09.43. Dois tripulantes da aeronave foram feridos pela antiaérea do submarino. Em 18.01.43 o Mariner BuNo. 6472 sofreu avarias leves ao colidir com uma balsa no pouso em Natal-Rampa. Voltou para a base NAS Norfolk, Virginia em 16.10.43.
VP-94 - Chegou a Natal-Parnamirim com 11 PBY-5A Catalina anfíbios, em 21.01.43 sob o comando do LCDR Joseph B. Tibbets e subordinado à Fleet Air Wing 11. Estabeleceu destacamentos em Belém em junho de 1943 e no aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro de 24 de junho a 13 de julho. Mudou o comando para Belém em 18.07.43, deixando um destacamento de 5 aeronaves em Natal. Manteve destacamentos em Fortaleza de 03 de novembro a 19 de dezembro, em Recife de 30 de novembro a 24 de dezembro de 1943, em Fernando de Noronha de 03 de fevereiro a 15 de maio de 1944, em São Luiz-Tirirical de 03 de fevereiro a 14 de março de 1944, na ilha de Trinidad e em Zandery Field, Guiana Holandesa, de 20 de dezembro de 1943 a 08 de março de 1944. O LCDR H. R. Swenson assumiu o comando em 12.11.43 e permaneceu até a desativação do esquadrão. Em abril de 1944 o VP-94 ministrou em Belém um curso para pilotos e tripulantes da FAB que iriam operar hidroaviões Catalina. Em 10.04.44 passou a ser subordinado à Fleet Air Wing 16 e mudou o QG para Maceió em 29 de abril. Em 15 de maio transferiu novamente o QG para Salvador-Ipitanga, mantendo destacamentos em Maceió até 29.09.44, em Fernando de Noronha de 01 a 07 de julho de 1944, em Caravelas, Bahia, de 06 a 31 de julho de 1944, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio, de 10 de julho a 05 de agosto de 1944. Novo destacamento de 5 aparelhos foi para Santa Cruz em 10 de agosto sob o comando do Lieutenant Commander Richard J. Craig, para, junto com o Headquaters Squadron 16 (HEDRON 16), ministrar um curso no uso de Catalinas anfíbios e seu emprego em guerra anti-submarina, para tripulações e técnicos da FAB até 29 de setembro de 1944. Esses brasileiros foram depois enviados para Salvador-Ipitanga e Belém para a parte prática do curso, junto ao corpo principal do VPB-45 e do VP-94, respectivamente. Em 01 de outubro teve a designação alterada para Patrol Bombing Squadron 94, VPB-94. Permaneceu no Brasil até 12.12.44 quando voltou para a base NAS Norfolk e foi desativado em 22.12.44. No Brasil, teve seu lugar preenchido pelo 1º Grupo de Patrulha da FAB ao qual entregou todo seu equipamento e os 15 Catalinas da sua dotação. O corpo principal de Belém afundou o U-590 do Kapitän Werner Krüer ao largo do Amapá em 09.07.43 com o 94-P-1 BuNo 2955 do Lieutenant (jg) Stanley Ernest Auslander e co-piloto o Lieutenant (jg) John Milton Elliot, após ter o Catalina 94-P-10, BuNo. 2472 do Lieutenant (jg) Frank Fisher Hare sido avariado pela antiaérea do submarino, vindo o piloto a falecer e o co-piloto Lieutenant (jg) Jean P.Phelps, apesar de ferido, continuou o ataque e depois levou a aeronave em segurança para Belém a 350 milhas de distância. Não houve sobreviventes do submarino. Novamente o destacamento de Belém, em 21.07.43, afundou o U-662 do Oberleutnant Heinz-Eberhard Müller também ao largo do Amapá, este último com o PBY-5A 94-P-4 do Lieutenant (jg) Richard H. Rowland que foi avariado pela anti-aérea do submarino, com um ferido a bordo. A tripulação do avião lançou botes para os sobreviventes do submarino, que foram recolhidos mais tarde pelo navio de patrulha PC 494. Em 03.06.43 o 94-P-5 BuNo. 04405 do Lieutenant (jg) Donald M. Faulkner perdeu-se e efetuou pouso forçado na praia sem vítimas, sendo abandonado depois de ser dinamitado. O Catalina 94-P-10 do Lieutenant (jg) Joseph D. Engels decolou de Belém em 28.11.43, para uma escolta de comboio desapareceu com toda a tripulação composta pelos Lieutenant Theodore S. Stritter, Lieutenant (jg) Joseph D. Engels, Lieutenant Kenneth P Rauer, AMM2c E. J. Webb Jr., AMM3c W. A. Sexton, AMM3c L. D. Johnson, AMM3c C.R Strickland, ARM3c D. Stavros, ARM3c W. F Maher e AOM3c H.F. Cunniff.
VB-127 - Bombing Squadron 127 - Chegou em Natal-Parnamirim com 12 bimotores Lockheed PV-1 Ventura em 14.05.43, sob o comando do LCDR William E. Lentner Jr., enviando um destacamento de 8 aeronaves em junho para Fortaleza-Pici Field. Em 7 de junho o comando passou para o Lieutenant Commander Richard L. Friede. Afundou o U-591 do Oberleutnant Raimar Ziesmer ao largo do Recife em 31.07.43 com o Ventura 127-B-10 do Lieutenant (jg) Young. Vinte e oito submarinistas, de uma tripulação de 49 se salvaram, inclusive o capitão e foram recolhidos pelo navio patrulha Saucy PG 65. Perdeu um PV-1 em junho de 1943, sem detalhes conhecidos e o PV-1 BuNo.29920 do Lieutenant J. R. Marr, que perdeu potência no motor direito na decolagem em Natal-Parnamirim e caiu no rio Potengi, em 01.08.43 com 5 mortos. Em 07 de julho assumiu o comando o LCDR Richard L. Friede. Perdeu ainda o Ventura BuNo. 48907 no mar, perto de Natal em 09.05.44. Em 02.09.43 foi para Port Lyautey, Marrocos para operações no Mediterrâneo.
VB-129 - Chegou a Natal-Parnamirim em 30.05.43 vindo da base naval NAAF Boca Chica, Flórida, com 12 PV-1 Ventura sob o comando do LCDR Jamie E. Jones, indo para Recife-Ibura em 15.06.43. Em 24 de julho foi para a base de Salvador-Ipitanga, sendo a primeira unidade da US Navy ali instalada, que fora anteriormente o campo da Pan American Airways. Compartilhava o local com um esquadrão de Hudson da FAB. Este esquadrão e mais o VP-74, baseado em Salvador-Aratu ficaram sob o comando do comandante do VB-129, o oficial mais antigo na área. Ajudou no afundamento do U-604 quando, em 30 de julho, o Ventura do Lieutenant Commander Thomas D. Davies atacou esse U-boat na superfície perto do litoral da Bahia e o danificou seriamente apesar da antiaérea do submarino. Perdeu o PV-1 BuNo. 33187 sobre o mar em 11.06.43 em vôo de adaptação com 5 tripulantes desaparecidos, outro em 30.06.43, outro em 27.08.43 e mais dois PV-1 em Ipitanga em 19.11.43, todos devido a acidentes. Perdeu ainda 3 oficiais e 3 praças num acidente com um aparelho do Naval Air Transport Service entre Salvador e Rio de Janeiro. Em 07.02.44 voltou para a base NAS Quonset Point, Rhode Island.
VB-107 - chegou a Natal-Parnamirim em 15.06.43 com um destacamento de 6 quadrimotores Consolidated Vultee PB4Y-1 Liberator, versão naval do bombardeiro B-24D da USAAF. O restante do esquadrão chegou em 20 de julho sob o comando do LCDR Bertram Joseph Prueher. Manteve um destacamento na Ilha de Ascensão de 30 de setembro a 01.12.43. Atacou um U-boat na superfície na noite de 12 de julho sem resultados, mas o Liberator foi atingido pela antiaérea do submarino e chegou de volta à base com 3 motores. Afundou o submarino U-598 do Kapitänleutnant Gottfried Holtorf em 23.07.43 perto de Fernando de Noronha com os PB4Y-1 107-B-6 do Lieutenant (jg) Waught, assistido pelo Liberator 107-B-8 pilotado pelo Lieutenant Ford, perdendo o Liberator 107-B-06 do Lieutenant Waught nesse encontro, abatido pela explosão das próprias bombas. Faleceram ainda o Lieutenant (jg) Robert S. Swan, o Ensign William G. Maierhofer, Edward L. Chapman ACRM, John D. Edwards AMM2c, George J. Zukiewicz AMM3c, Daniel J. Ford AMM2c, Donald W. McLatchie S2c, Anthony J. Petaccio ARM2c, Walter G. Seidel ARM2c e Sterling F. Seymour AMM2c. Somente dois sobreviventes do submarino foram resgatados pelo rebocador AT-91 Seneca, 13 horas mais tarde. Em 12.08.43 o 107-B-1 "Ghost of 83" do Lieutenant Commander Bertram Joseph Prueher decolou de Natal para atacar um submarino avariado anteriormente pelo VB-129 e detectado na área da ilha de Ascensão. Era o U-604 do Kapitänleutnant Horst Höltring que se encontrara com outros dois U-boats e enfrentaram duas passagens do Liberator com sua antiaérea, conseguindo abatê-lo com a perda de toda a tripulação. Faleceram o LCDR Prueher, o Lieutenant (jg) Grover C. Hannever, o Ensign Robert Tehan, o Ensign Eugene L. Coupe, Howard C. Brandon ACRM, Donald W. Gardner ARM2c, Gordon G. Merrick AOM1c, Joseph Mihalsky S2c, Clyde A. Smith ACMM e John R. Van Horn. O submarino foi afundado pela sua própria tripulação que passou para os U-185 e U-172 e retornaram a Bordéus. Quatorze tripulantes do U-604 morreram quando o U-185 foi afundado. O incidente foi revelado por prisioneiros após a guerra. Em 28 de agosto assumiu o comando do Esquadrão o LCDR Renfro Turner Jr. O U-848 do Korvettekapitän Wilhelm Rollmann foi afundado em 05.11.43 pelos Liberator 107-B-12 "Aruba No. 12", BuNo 32065, do Lieutenant (jg) Charles Baldwin, auxiliado pelos Liberator 107-B-8 BuNo 32053, do Lieutenant (jg) William E. Hill, avariado no ataque e pelo Liberator 107-B-4 "Macahyba Maiden" BuNo 32055, do Lieutenant (jg) William Ford. Todos os Liberators eram do destacamento da Ilha de Ascensão. O "Macahyba" retornou à Ilha e voltou à cena pilotado pelo Lieutenant (jg) Sam K. Taylor para fazer o ataque final. Também participaram do ataque dois B-25 e um PBY-5, de Ascensão. Toda a ação demorou 5 horas e meia. Somente um sobrevivente foi retirado do mar um mês depois pelo cruzador CL-12 Marblehead, mas veio a falecer três dias depois num hospital em Recife.
O U-849 do Kapitänlieutnant Heinz-Otto Schultze foi afundado em 25.11.43 sem sobreviventes, pelo PB4Y-1 107-B-6 do Lieutenant (jg) Marion Vance Dawkins; o U-177 do Korvettenkapitän Heinz Buchholz em 06.02.44 pelo PB4Y-1 107-B-3 "Passarola", do Lieutenant (jg) C. I. Pinnell, com 20 sobreviventes recolhidos pelo cruzador Omaha, e o U-863 do Kapitänleutnant Dietrich von der Esch sem sobreviventes em 29.09.44, pelos Liberators 107-B-9 dos Lieutenants John T. Burton e Liberator 107-B-7 do Lieutenant Edward A. Krug da Base Aérea de Natal.
Em 01 de janeiro de 1944, o Liberator 107-B-9 BuNo. 32065 do Lieutenant Mearl G. Taylor detectou um navio suspeito que, quando interrogado, abriu fogo e atingiu um motor do PB4Y que conseguiu voltar para a ilha de Ascensão após a aparição de outros aviões do esquadrão. No dia seguinte o Liberator 107-B-12, pilotado pelo Lieutenant Robert T. Johnson atacou o navio que acertara o avião de Taylor. O navio respondeu ao fogo e atingiu o Liberator que ficou no local até ser substituído pelo Liberator 107-B-1 do Lieutenant William E. Hill e o 107-B-2, pilotado pelo Lieutenant Burton que aguardaram a chegada do destróier Somers DD 381 que afundou o navio a tiros de canhão. No retorno o Liberator de Johnson perdeu 3 motores e caiu no mar a 70 milhas de Natal, com a perda de todos os 10 tripulantes: o piloto, o Ensign Eugene Bowers, o Ensign John D. Cowan, o Ensign, James H. Wells, Donald W. Carpenter AMM2c, Edward J. Fisher AOM3c, Russel Hamilton AMM2c, George E. Roper S2c, Joslyn Simpson ARM3c e William E. Winter ARM2c. O navio era o rompedor de bloqueio Wesserland que ia para a Alemanha com uma carga de borracha trazida do oriente. O Liberator BuNo. 32064 desapareceu em patrulha em 12.08.43 com nove mortos e o "Gallopin Ghost" BuNo. 32052 foi destruído em acidente na decolagem em Natal em 15.10.43 sem vítimas fatais. O esquadrão perdeu 36 tripulantes durante sua estada no Brasil, inclusive o Comandante Prueher. Recebeu em substituição alguns Liberators equipados com torres de nariz ERCO com duas metralhadoras. Em 10.01.45 foi para Dunkswell, Inglaterra levando 11 Liberator. Mais tarde recebeu a Presidential Unit Citation pelos serviços prestados na guerra. O Tenente William Ford já afundara o U-164 com o Catalina 83-P-2 do VP-83.
O relatório do acidente envolvendo o "Gallopin Ghost" diz que: "o piloto recolheu o trem antes que o avião tivesse completado a decolagem. Não foi observado o velocímetro. Uma rajada de vento lateral levou o aparelho para o lado direito da pista. Para corrigir a atitude foi aplicado leme esquerdo e levantado o nariz para ganhar altitude. A parte traseira da fuselagem tocou a pista, a asa direita arrastou no chão e o avião fez uma curva brusca para a esquerda arrastando a fuselagem traseira no solo. Parou com a asa esquerda num ângulo de 110 graus com a pista. O peso na decolagem era de 67.000 libras. A tripulação era composta pelo piloto Lt Leonard Shirley A-V(N) USNR com ferimentos leves, co-piloto Lt (jg) Guy S. Brown A-V(N) USNR com ferimentos leves, Ens Wayne A. Grimm terceiro piloto A-V(N) USNR com ferimentos leves, LCDR Renfro Turner USN com ferimentos leves, Ens Arlin E. W. Fritz A-V(S) USNR Ok, Amm2c Billie Goodel USN com ferimentos leves, Amm2c James M. Leftwich USN com ferimentos leves, Amm2c Elza L. Smothers USN Ok, Rm1c Etzio R. Giombi USN Ok, Rm3c Floyd K. Gamble USN Ok, Rm3c Loranzie Wallace USN Ok, e o Aom3c Kenneth J. Schwartz USN Ok.
VP-130 - Chegou em Recife-Ibura em 12.08.43, com 12 PV-1 Ventura, sob o comando do LCDR C. G. Price, vindo de Edinburgh Field, Trinidad, transferindo-se para Fortaleza-Pici Field em 27 do mesmo mês, mantendo um destacamento em São Luíz-Tirirical. Perdeu um PV-1 em 02.09.43 e outro em 13.09.43 devido a acidentes. Foi substituído pelo 4o Grupo de Bombardeio Médio da FAB em 30.04.44, indo para NAS Norfolk e para o Pacífico.
VP-143 - Chegou a Natal-Parnamirim em 16.09.43 com 12 PV-1 Ventura sob o comando do LCDR Charles D. Hoover, vindo da base NAS Boca Chica, Flórida. Em 28.01.44 foi para Salvador-Ipitanga. Em 10.05.44 foi substituído pelo 1o Grupo de Bombardeio Médio da FAB, indo para Hato Field, Curaçao. Perdeu o PV-1 BuNo. 34941 em 21.04.44 sobre o mar perto do cabo são Roque por falta de combustível, sem vítimas. VP-145 - Sob o comando do LCDR James E. Owers chegou a Parnamirim em 16.09.43 com 14 PV-1 Ventura, mantendo destacamentos em Fernando de Noronha a partir de novembro. Enviou seus aviões aos poucos para reforma na base de Ibura, Recife, onde se localizava a unidade de manutenção da FAW-16, onde as blindagens traseiras foram trazidas para a parte de baixo para proteger da antiaérea dos submarinos, as baias de bombas foram adaptadas para carregar seis cargas de profundidade de 350 libras e a torre dorsal foi fixada para a frente para suplementar as armas fixas do nariz nos ataques aos U-boats na superfície. Em junho de 1944, os Venturas foram enviados ao Recife para receber trilhos sob as asas para lançamento de foguetes. Todas as tripulações treinaram no lançamento de foguetes em Maceió, disparando contra alvos ancorados no mar. Manteve um destacamento na Ilha de Ascensão em setembro de 1944, os PV-1 sendo equipados com um tanque de combustível na baia de bombas para aumentar o alcance dos vôos de patrulha. Em 01.10.44 teve sua denominação alterada para Patrol Bombing Squadron 145, VPB-145. Em 5 de dezembro mandou um destacamento para Salvador-Aratu, até 23 de janeiro de 1945. Perdeu o PV-1 BuNo. 34653 do Lieutenant E. M. Jones no mar entre Noronha e Natal em 13.11.43, devido à pane no radio compasso. A tripulação chegou à praia depois de sete dias em botes salva-vidas. Perdeu outro PV-1, o BuNo. 34654 que pousou na arrebentação a 50 milhas de Fortaleza em 24.08.44 por falta de combustível. Em 01.02.45 o esquadrão foi substituído pelo VP-126 e enviado para Cuba. Ministrou o curso USBATU ao pessoal da FAB que veio a formar o 1o Grupo de Bombardeio Médio, equipado com PV-1 Ventura.
VP-203 - Chegou a Salvador-Aratu em 04.10.43 com 15 PBM-3S Mariner sob o comando do LCDR M. D. Burns. Manteve um destacamento em Natal-Rampa a partir de 23 de novembro até 16.05.44, quando foi para Florianópolis e voltou a Aratu em 30 de julho. Enviou outro destacamento ao Galeão, junto com o QG do Esquadrão, a partir de 16 de janeiro até 14 de agosto, quando voltou para Aratu, restando no Galeão somente um destacamento até 05 de novembro. Em 23 de janeiro o restante do Esquadrão deixou Aratu e foi para o Galeão. Em 05.01.44 localizou um navio suspeito que se revelou como o rompedor de bloqueio Burgenland, afundado pelos navios Omaha e Jouett num duelo de artilharia. O PBM-3S BuNo. 6679 do Lieutenant Livio Debonis caiu no mar e incendiou em 20.07.44, perto do Rio de Janeiro com perda total do aparelho e da tripulação. Em 05.04.44 o PBM-3S BuNo. 01661 sofreu pequenas avarias ao abalroar uma lancha na decolagem no rio Potengi, Natal-Rampa. O PBM-3S BuNo. 6552 sofreu pequenas avarias no táxi em Aratu em 16.06.44 ao abalroar uma lancha de desembarque Higgins. Em 27.06.44, o Mariner BuNo. 6632 teve fogo no motor a nordeste de Ipitanga e fez um pouso forçado no mar com perda total mas sem vítimas. Em 20.09.44 o PBM-3S BuNo. 01661 entrou em perda ao treinar pousos em Aratu em 20.09.44 com avarias leves e sem vítimas. Teve sua designação trocada em 01.10.44 para Patrol Bombing Squadron 203, VPB-203. Em Belém, o PBM-3S BuNo. 6634 incendiou-se ao ser abastecido numa bóia no rio Amazonas em 10.04.45 e foi perda total. O Esquadrão ficou no Brasil até 29.05.45, indo para Porto Rico.
VP-211 - Chegou a Salvador-Aratu em 16.10.43 sob o comando do LCDR C. Fink Fischer com 15 PBM-3S Mariner, para substituir o VP-74. Manteve um destacamento de seis aeronaves no Galeão. Em 12 de novembro mudou o QG para o Galeão, deixando três aeronaves em Aratu. Em 10 de junho mudou-se para Natal. Em 29 de setembro de 1944, três aeronaves voltaram para os EUA e o esquadrão teve seu efetivo diminuído para 9 aeronaves. Em 01.10.44 foi redesignado Patrol Bombing Squadron 211, VPB-211. A partir de janeiro de 1945, o VP-211 passou a ser baseado no navio tender de hidroaviões Matagorda AVP 22 na baia de Todos os Santos, para treinar a tripulação do navio no manejo de hidroaviões em locais avançados. Em fevereiro o treinamento continuou no tender Rehoboth AVP 50, em março no Rockaway AVP 29 e em abril no Humboldt AVP 21. Na noite de 28 de setembro o 211-P-4 localizou pelo radar um submarino na superfície mas foi afastado pela antiaérea do U-boat que mergulhou. A localização foi passada ao comando naval em Recife e o submarino U-863 foi afundado no dia seguinte por aviões do VP-107. O PBM-3S 211-P-8, BuNo. 6644 do Ensign Thomas E. Donahue, do destacamento de Aratu foi destruído em 12.01.44 quando lançou uma carga de profundidade de muito baixa altura que explodiu sob a cauda, fazendo a aeronave colidir com o mar e incendiar-se. O Mariner 211-P-4 pousou ao lado e resgatou cinco feridos da água. Teve cinco mortos. O PBM-3S 211-P-2, BuNo. 01669 partiu de Natal para Aratu em vôo de treinamento noturno em 21.04.44 e desapareceu numa tempestade com toda a tripulação composta pelo Lieutenant Robert M. Lind, Lieutenant (jg) John A. Carroll, Ensign Edmund F. Burke, ARM2c Edward A. Crawford, AMM3c Henry D. Pungan Jr., AOM1c Thomas F. Poquette, AMM1c George R. Ruth e ARM3c Samuel B. Tiptor. O Mariner BuNo. 6726 colidiu com obstáculo ao pousar em Aratu em 31.08.44 com perda total. O esquadrão permaneceu no Brasil até 31.05.45, partindo para San Juan, Porto Rico.
VP-45 - Chegou à Base Aérea de Belém-Val de Cans em 29.04.44, sob o comando do LCDR C. Atkinson, com 15 PBY-5A Catalina, mantendo destacamentos em Amapá e São Luiz do Maranhão. Em 7 de junho enviou um destacamento para Fernando de Noronha. Em 01.10.44 o esquadrão foi designado Patrol Bombing Squadron 45, VPB-45. Um destacamento de seis aeronaves foi enviado em fevereiro para a ilha de Ascensão. Em 15 de maio de 1944, todo o esquadrão foi para Salvador-Ipitanga. Um Catalina desapareceu em patrulha em janeiro de 1945 por causas nunca descobertas. Perdeu o Catalina BuNo. 46520 do LCDR Atkinson em 10.05.44 a 40 milhas de Natal com 10 mortos. Em 8 de junho assume o comando o LCDR H. B. Scott. O Catalina BuNo. 33961 foi perdido a 290 quilômetros de Fernando de Noronha em 27.07.44 com a tripulação salva, e outro em 17.03.45, ambos devido a acidentes. Permaneceu no Brasil até 26.05.45, indo para a base naval NAS Norfolk onde foi desmobilizado em 5 de junho.
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