Aviação Sueca

  Cores da FAB

  Matrículas da FAB

  Modelos da FAB

  Aviação da Marinha

  Fraternidade do Fole

  Luta Antissubmarino

  Luftwaffe WWII

  RAF

  Faixas do Dia D

  Armas

  Fokker

  Seversky

  Motherships

  Dirigíveis

 << Voltar
História da da FAB...

INÍCIO:
A FAB surgiu oficialmente em 1941, com o decreto federal que passava todos os aviões, bem com sua infra-estrutura e pessoal da marinha e exército para nova força. Todos os aviões operacionais dessas duas foram então passados à FAB como estavam. Assim, em seu início muitas aeronaves foram logo sucateadas, vendidas ou repassadas aos aeroclubes. Além disso, durante um tempo de transição, a FAB usava marcações (logos, numeração, etc) que eram originalmente da marinha ou exército.

Vale lembrar que em 1941 já havia um forte engajamento internacional na guerra. O Brasil se mantinha neutro e procurava negociar com os dois lados. Para os americanos havia interesse nas bases do nordeste do Brasil, para apoio na luta do Atlântico Sul e Norte da África, bem como a borracha extraída da Amazônia. Por outro lado, o governo de Getúlio Vargas tinha fortes semelhanças com o Nacional Socialismo (nazismo) da Alemanha e Itália. Na FAB, naturalmente, havia militares de alta patente que apoiavam o nazismo. Em 1941, após 2 anos de guerra, o Eixo ainda não havia sofrido nenhuma derrota expressiva e poucos são os que tem coragem de entrar numa guerra, apoiando o time que esta perdendo. Ainda em 1941, é criado o CAN (Correio Aéreo Nacional) unificando as funções do Correio Aéreo Militar e do Correio Aéreo Naval.

ESCOLAS E CENTROS TÉCNICOS:
Alguns dos centros da aeronáutica eram oriundos das instalações do Exército e Marinha, quando foram passadas à FAB, sendo que muitas foram reformuladas, bem como novas instituições foram surgindo. Citando alguns:

  • Etav (Escola Técnica de Aviação): Criada em 1942, era destinada à capacitação de profissionais da aviação, principalmente mecânicos, pois o avião começara a se tornar um aparelho complicado. É interessante citar que muitos aviões sem condição de vôo ou únicos foram destinados a essa escola. Muitos aviões são desconhecidos da história da FAB, como P39, C87, B34 Lexington e Martin Baltimore. Em 1954 passa a se chamar Escola de Especialistas da Aeronáutica, com a fusão da Escala de Especialistas da Aviação Naval, situada no Galeão.
  • ITA: Semente originária do Serviço Técnico da Aeronáutica (Afonsos), em 1939, foi criada em 1953, na cidade de São José dos Campos.
  • CATRE/AFA: Nos anos 70 surge a doutrina de separar pilotos e demais profissionais da força. Inicialmente, todos os candidados eram levados à Natal, onde recebiam treinamento de pilotagem. Os candidatos cortados para vôo, ao concluir o curso, eram destinados à AFA (Pirassununga) onde se formavam em papéis auxiliares da aviação. Na AFA, os vôos eram destinados apenas para manutenção das habilidades dos pilotos já formados. O CATRE foi reformulado diversas vezes, dada a constante mudança de postura em relação a essa doutrina.

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
Em 1941 a costa brasileira já era vigiada por submarinos alemães e italianos. Os primeiros embates ocorreram nesse ano, com o Brasil usando B25 (vindos de acordo de Lend & Lease) contra esses submarinos. Somente em Agosto de 1942, quando a população exigia o efetivo engajamento do Brasil na guerra é que o Brasil declara guerra ao Eixo.

Durante a Segunda Guerra, pode-se destacar três "frentes" de atuação da FAB: A primeira delas é no próprio Brasil, com a construção e uso de bases do norte e nordeste brasileiro, com apoio as operações de travessia do atlântico e a guerra anti-submarina. A base de Natal é constantemente modernizada e ampliada, chegando a ser a maior base americana fora dos EUA. Além disso, toda a FAB é envolvida na patrulha da costa. Curiosidade: Na época o Brasil possui submarinos de origem italiana, que também agia nessa função, e que algumas vezes causou confusão entre as duas armas.

A segunda frente é realizada pela 1o ELO (Esquadrilha de Ligação e Observação), apoiando os soldados da FEB e britânicos, usando aviões Piper L4.

Por fim, a terceira frente e mais famosa, foi o uso dos P47 na Itália. O Brasil recebeu um lote de 60 aeronaves, sendo que parte como estoque operacional e as demais atuariam em combate. As aeronaves de estoque substituiriam as perdas operacionais (tanto do Brasil quanto dos EUA). As aeronaves de combate foram organizadas em quatro esquadrilhas (Azul, Amarela, Vermelha e Verde). Cada esquadrilhas teria 12 aviões cada, sendo que 6 deles eram numerados (de 1 a 6) e , inicialmente, destinados aos mais experientes do esquadrão. Nas missões, os aviões eram acompanhados por duas reservas técnicas (devidamente preparados e armados). Esses aviões faziam todo o checklist até o rolamento para decolagem, sendo acionados em caso de qualquer problema (seja por problema mecânico, técnico, operacional, saúde do piloto, etc), ou retornavam, caso não houvesse problemas.

Os aviões da FEB operaram inicialmente em Tarquinia, sendo depois transferidos para Pisa (Curiosidade, em sua última missão em Tarquinia, os aviões deveriam pousar já em Pisa). Nessa época a FAB adotou em seus P47 uma insígnia semelhante à americana, com as abas laterais ao redor da insígnia original. Isso foi devido aos casos de fogo-amigo da artilharia americana, que tinha instruções de atirar em tudo que não tivesse "estrela com asas". Como se sabe, a FEB não atuou em combates aéreos, pois nesse período a Luftwaffe já começava retirar seu contingente de aviões para proteger o território alemão. Ainda assim, alguns aviões da FAB destruíram aviões alemães ainda em solo. Somando-se as perdas sofridas bem como as aeronaves de estoque usadas pelos americanos, a FAB terminou a Guerra com 39 aviões P47.

Outra curiosidade, é que apesar da guerra ter terminado em Maio de 1945 (Europa) e em Setembro de 1945 (Pacífico), o Brasil manteve-se em estado de Guerra até novembro de 1945.

CONFRARIA DO FOLE:
Ainda no âmbito da Segunda Guerra Mundial, devemos citar a Confraria do Fole, que agiu intensamente nos interesses da FAB e da RAF. Esse grupo era formado por ingleses (parentes, descendentes, amigos e correlatos) para captar recursos/doações para aquisição de modelos para a RAF. Após o Brasil ter engajado-se na guerra, esse grupo também adquiriu alguns modelos para a FAB, tais como Hudson, Catalina e Vengeance. Esses modelos eram sempre entregues com muita pompa e os aviões, entregues ao comandante do esquadrão, eram batizados com nomes especiais. (Ex: Arará (PBY Catalina), Bandeirante, etc).

No Brasil, a Fraternidade conseguiu pelo menos 14 aeronaves, bem como Spitfires e Typhoon na RAF, sendo que no caso desse último foi montado um esquadrão denominado Brazilian Bellows (193o Esquadrão), em homenagem à confraria.

LEND & LEASE:
Os acordos de Empréstimos e Arrendamentos (Lend & Lease) eram uma forma de engajar países amigos na WWII. Por essa lei, o governo (presidente, melhor dizendo) americano podia vender qualquer bem americano à nação-amiga, por preços muito abaixo do mercado (60%). No final das hostilidades, essa nação poderia devolver os materiais recebidos, ou pagar a quantia devida, ficando com os bens. O Brasil foi um dos poucos países a pagar por todos os materiais adquiridos. Com um total de 1030 aeronaves, o Brasil foi o quarto maior beneficiário desses acordos.

Inicialmente, houve relutância quanto ao envio de aeronaves para o Brasil, pois não podia ser via marítima (os submarinos do eixo já atuavam na costa do Caribe e do Brasil) e por via aérea havia inúmeras dificuldades: Primeiramente, faltavam aeroportos para escalas. Além disso, no trajeto havia países aliados, neutros ou simpatizantes do eixo, o que necessitava muita negociação para o sobrevôo dos mesmos. Os EUA previam que com essas condições a perda de aeronaves seria de 50%. Proibitivo para os EUA, mas o Brasil acabou aceitando esse custo. Curiosidade é que durante todo esse processo apenas 7 aeronaves foram perdidas por pilotos brasileiros (mais 11 por americanos).

Ao final da Guerra, os excedentes de Guerra, provenientes desses acordos tornaram o avião uma ferramenta muito barata, sendo que foram adquiridos milhares de aeronaves (a maioria para treinamento e transporte), tanto para a FAB quanto para as companhias aéreas que encheram os céus de C46 e C47. Essa época foi conhecida como os Anos de Ouro da FAB.

No entanto, apesar de benéfica, essa política foi um tiro no pé das forças aéreas (da América do Sul, em geral). Por vender aviões muito baratos, nenhuma empresa conseguia criar um tipo similar com preço competitivo. Isso minou diversas tentativas de se nacionalizar a produção de aviões e tornar as forças aéreas independentes. A própria EMBRAER só surgiria em um período bem posterior.

ANOS DE OURO:
Após a Guerra, diversos tipos foram adquiridos pelos acordos de de assistência militar, pois os EUA precisavam se livrar da grande quantidade de aviões excedentes de guerra. Assim, recebeu diversos modelos, como caças P47, treinamento (T6, PT19) e de transporte (C45, C47), dentro outros. Com esse grande número de aeronaves, passou-se a usar um novo modelo de numeração para organizar seus tipos. Cada aeronave teria um código de quatro números, sendo que o primeiro deles representaria seu tipo/função (Treinamento, caça, transporte, etc) e os demais seriam, seqüenciados segundo o lote adquirido. Naturalmente, quando aviões de um mesmo tipo vinham em lotes diferentes, essa seqüência era quebrada.

Em 1953 o Brasil torna-se signatário do ICAO (Internation Civil Aviation Organization), o que implicava em um tipo de grande alcance para salvamento na costa brasileira (em apoio aos aviões comerciais). Assim, o Brasil recebe alguns aviões B17G (todos passariam ao padrão SB17, de salvamento) para essa função. Esses seriam os primeiros quadrimotores da FAB (A FAB já havia recebido um C87 anteriormente, mas como não havia pilotos disponíveis, este ficou limitado a laboratório de mecânica da ETav).

Em 1957, o Brasil adquire seu primeiro porta-aviões, o NaeL Minas Gerais. No entanto, ele só chegaria em 1960 após uma completa revisão que incluia o Deck inclinado, dentre outras melhorias. A FAB apressou-se e criou o Grupo de Aviação Embarcada (GAE), para poder operar no navio. No entanto, isso criou uma série de divergências com a Marinha, que proibia o uso do porta-aviões (ele seria um porta-helicópteros, na verdade) pela FAB. Esse impasse só se resolveu em 1965 com o decreto de Castelo Branco, que dava à FAB o uso de aeronaves de asa fixa e à Marinha o uso de helicópteros.

No final dos anos 50, a FAB estava em declínio, pois terminados os acordos militares, as perdas operacionais se faziam sentir. Tipos sucateados eram substituídos por aviões mais atuais, no entanto, em quantidade menor, devido ao seu preço. Em 1953, o Brasil tinha para a era do jato, adquirindo modelos Gloster Meteor (TF.7 e F.8) em grande quantidade. Os modelos foram usados intensamente, mostrando o poderio da FAB. No entanto, ambos foram retirados prematuramente de operação devido à fadiga do material. Esses modelos foram substituídos às pressas por modelos T-33 e F-80, que já eram obsoletos na época de sua aquisição.

A DITADURA E O RE-APARELHAMENTO:
Com a Regime Militar estabelecido em 1964, o reaparelhamento da FAB torna-se mais efetivo (Ele já havia começado, na verdade, nos início dos anos 60). O Brasil passa a receber modelos mais novos para treinamento e e transporte. A partir dessa época, a FAB passa a representar um papel mais social, usando principalmente aviões de transporte (geral e de autoridades), ligação nacional e correio aéreo. Nesse contexto, o governo cria a EMBRAER, visando incentivar a indústria aeronáutica brasileira.

As funções de combate ficaram a cargo de três tipos básicos:

  • Mirage IIID/E: Recebidos para o Grupo de Defesa Aérea, dedicados ao função de defesa da nova capital (Brasília), sendo o primeiro supersônico da FAB e que ficou em atividade por mais tempo, sendo desativado em somente em 2005.
  • F5E Tiger: Atuando como caça e bombardeiro, situados nas bases aéreas dos Afonsos (RJ), Santa Cruz e Canoas (RS). Tinha o papel de defesa aérea da fronteira do país.
  • Macchi MB326: Escolhido para ser contruído em consórcio com o Embraer, sendo chamado aqui de Xavante. Foi escolhido dentre diversos outros tipos como o Jet Provost e o Fouga Magister. Além de atuar na função primária de treinamento o avião possuia capacidade de ataque, atuando principalmente na função anti-guerrilha.

A EMBRAER E FAB:
A partir dos anos 70, a FAB começa a receber diversos tipos de aviões produzidos pela Embraer. Como ambas pertenciam ao governo, era evidente que a Embraer tinha preferência em requerimentos da FAB, bem como a FAB os criava para incentivar a produção dos tipos necessários. Assim, além do Xavante, já citado, a FAB recebeu diversos modelos do Embraer Bandeirante, nas mais diversas funções especializadas, como por exemplo patrulha marítina (Bandeirulha), comunicação (EC95) e reconhecimento.

Além do Bandeirantes, um tipo de bastante sucesso nacional, a Embraer criou o Tucano, nas funções de treinamento e, posteriormente, ataque ao solo (anti-guerrilha). Esse sim, foi um grande sucesso internacional, sendo exportado para diversos países, e que por fim, deu origem ao modelo especializado - Super Tucano.

Além disso, a Embraer ainda produziu em parceria com a Aeritalia, o AMX, como avião de ataque. O projeto recebeu diversas críticas, principalmente pela sua lenta evolução, mas o avião finalmente entrou em operação (a partir de 1985) e continua na linha de frente nos dias de hoje.

ESQUADRILHAS ACROBÁTICAS:
Sem dúvida, quando fala-se de Esquadrilhas Acrobáticas, o nome Esquadrilha da Fumaça vêm logo à mente. No entanto, é importante lembrar que houve outras esquadrilhas na FAB, embora nenhuma dessas tivesse o caráter de esquadrilha "oficial" da FAB, como a EDA o teve. Citando alguns tipos:

  • Gloster Meteor: Embora sem referências históricas ou fotos, sabe-se que alguns Meteor baseados em Santa Cruz um sistema de queima de óleo nos exaustores das turbinas, próprio para fazer riscos nos céus. Mesmo sem referências fotográficas, pode-se imaginar que eles nunca receberam pintura especial para esse fim. No entanto, sabe-se que o tipo foi bastante usado em demonstrações aeronáuticas (passagens baixas em festivais aéreos), pois o Brasil fazia questão de mostrar seu novo jato a todos os brasileiros (e vizinhos, a bem da verdade). Um modelo desses está em exposição na entrada do Cindacta 2, em Curitiba.
  • Embraer Xavante: Os Xavantes foram usados em duas esquadrilhas distintas: Allouete e Fumoker (esq. Poker). Ambas situadas em Natal, usavam os aviões de treinamento para essa função e usavam a camuflagem padrão do Xavante. Eram apenas identificados com os nomes e brasões dessas esquadrões.
  • Bandeirante: Tipo Curioso para uma esquadrilha acrobática. Formou a esquadrilha Dedalus, por um curto período. Possuia pintura de transporte padrão, com alguns xevrons embaixo das asas.
  • Neiva T25 Universal: Baseados na Academia da Força Aérea (AFA), integraram a esquadrilha Cometa Branco, durantes os anos em que a Fumaça esteve fora de operação. Os aviões eram da academia e não recebiam nenhum tipo de marcação especial.

A Esquadrilha da Fumaça operou inicialmente os aviões T6. Estes ficaram em operação até 1972 quando o modelo foi retirado do inventário da FAB. a EDA recebeu com exclusividade os aviões Fouga Magiter, para substituí-los, mas como ela fazia demonstrações em locais com pouca infra-estrutura e este modelo só operava em pistas asfaltadas, este mostrou-se inadequado à função. O modelo foi retirado de operação em 1978.

A Esquadrilha da Fumaça só voltou a operar com a chegada dos Embraer Tucano, que fazem parte da esquadrilha até então. É importante citar que embora o modelo seja um turbo-hélice, sua performance é bastante semelhante a um jato de instrução, dado boa manobrabilidade ao avião. Além disso, com velocidade de manobra bem menor que outros jatos, dá um aspecto muito mais plástico às acrobacias realizadas.

ANOS 80, 90 e 2000:
Com o fim da ditadura e do regime militar, as forças armadas veêm seus efetivos serem constantemente reduzidos. Os governos posteriores pareciam encarar os militares como inimigos, e o reaparelhamento destes, ficava relevado ao mínimo necessário. Assim, nos anos 90, a FAB recebe poucos tipos novos, sendo que as principais aquisições se davam no GT/GTE, para transporte de autoridades.

O programa FX, para desenvolvimento de um supersônico inteiramente nacional, foi diversas vezes postergado e modificado, até que sua licitação caducou em 2003, sem vencedores. Um dos concorrentes, o Mirage 2000, foi adquirido às pressas para substituir os antigos Mirage III que estavam além de sua vida operacional. Constantes rumores circulam sobre novos modelos de caça para FAB, mas até o momento nada se concretizou.

Uma das aquisições de maior importância nos últimos anos trata-se do programa SIVAM. O Sistema de Vigilância da Amazônia, rede que integra radares, monitoramento do espaço aéreo e vigilância aérea, trouxe o trio R99A, R99B e Super-Tucano, tendo esses, a importante missão de controle do tráfego de drogas sobre a Amazônia, principalmente. Além disso, foi regulamentada a Lei do Abate, que especifica as condições, procedimentos e responsabilidades sobre o abate de aviões irregulares voando os céus do Brasil.

Como maneira de revitalizar sua força, a FAB tem-se valhido de diversos programas de modernização, tais como o F5EM e a aquisição do P3A (atualmente em processo de modernização) para patrulha. No entanto, a FAB ainda mantem-se como força de ligação, investindo em aeronaves de transporte (C99, C130, A319, EMB135, etc) e substituindo os modelos que não possuem mais condição técnica para atualização, como os C295 (que substituem os Buffalo).

Aviões da FAB
Modelo Escala Fabricante (Código) Observação
(Marcel) Dassault-Breguet Mirage IIIDBR(1) (2

1/48 

GIIC

Somente conversão

1/48 

Kinetic (KI-K48054)

 

1/72 

High Planes (72019)

 

1/72 

PJ Productions (721018)

 

1/72 

Falcon (C003)

Somente conversão

1/72 

Duarte Models (72-13)

 
(Marcel) Dassault-Breguet Mirage IIIEBR

1/32 

Revell (0185)

 

1/32 

High Planes (32007)

 

1/48 

Italeri (2634)

 

1/48 

Kinetic (K48050)

 

1/72 

Fonderie Miniatures (6035)

 

1/72 

Revell (4438)

 

1/72 

High Planes (72049)

 

1/72 

Heller (80323)

 

1/72 

Eastern Express (72282)

 
Aermacchi/Atlas MB-326 Impala

1/48 

Italeri (2710)

 

1/48 

AMT/ERTL (4060)

 

1/72 

Supermodel

 

1/72 

RCR Models (RCRS10)

 

1/72 

Supermodel (10-012)

 

1/72 

Cunarmodels

 
Aermacchi/Embraer MB-326 Xavante(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9

1/48 

Italeri (ITA2626)

 

1/48 

GIIC (006)

 

1/48 

PD Models

 

1/72 

Supermodel

 

1/72 

Aeroclub

 

1/72 

GIIC

 

1/72 

Supermodel (10-011)

 

1/72 

Aeroclub (K012)

 
Aeroboero RVR 180   
Aeromot RX Ximango 180   
Aeronca L-3C/O-58   
Aerospatiale AS.332M1 Super Puma(1) (2) (3) (4) (5
(8740 único com tanque pequeno)

1/72 

Heller (80367)

 

1/72 

Italeri (096)

 

1/72 

Revell (4472)

 
Aerospatiale CM 170 Super Magister(1) (2

1/200 

SCHOWANEK (129)

 

1/48 

AvantGarde (AMK88003)

 

1/48 

Kinetic (K48051)

 

1/48 

Koster Aero (KAE27)

 

1/48 

Fonderie Miniatures (6011)

 

1/48 

GIIC (GIIC013)

 

1/48 

Sanger Enginerring

 

1/72 

Heller (80220)

 

1/72 

Airfix (2047-5)

 

1/72 

Valom (72083)

 

1/72 

Special Hobby (72284)

 
Aerospatiale SA 330L Puma CH-33(1) (2
(converter p/ tanques grandes)

1/144 

Revell (4020)

 

1/32 

Matchbox (PK-507)

 

1/32 

Revell (4412)

 

1/32 

Revell-G (4499)

 

1/50 

Heller (80481)

 

1/72 

Heller (80332)

 

1/72 

Airfix (3021)

 
Aerotec A-122A/T-23 Uirapuru

1/72 

Duarte Models (7206)

 
Aerotec YT12 Tangará(1) (2   
Airbus A319(1) (2
(Airbus ACJ)

1/144 

Revell (4215)

 

1/200 

Hasegawa (HA10732)

Converter p/ A319

Avibras A80 Falcão   
Avro 626

1/48 

Aeroclub

 

1/72 

Omega (OM72169)

 
BAC-111 One Eleven(1) (2

1/144 

Airfix (3178)

 

1/144 

Authentic Airliners (Nr: K144-14/a)

 

1/72 

Airways (06)

 

1/72 

Transport Wings (TW01-007)

Série -500

Bae 125-800XP    
Beechcraft 65 Queen Air(1) (2   
Beechcraft A-35 Bonanza

1/32 

Glencoe (7202)

 

1/48 

Minicraft (1609)

 

1/72 

Arii (A703 300)

 
Beechcraft AT-11 Kansan
(retirar torre dorsal)

1/72 

Pioneer (4009)

 

1/72 

Matchbox (40201)

 

1/72 

PM Models (PM0303)

 
Beechcraft C-55 Baron   
Beechcraft D-17A (UC-43) Staggerwing

1/48 

Roden (ROD442)

 
Beechcraft D-17S (UC-43) Staggerwing ???

SpecCraft

 

1/32 

Scratchbuilders Quality

 

1/32 

Glencoe (7201)

 

1/72 

Sword (7210)

 
Beechcraft D-18S Navigator
(Outras designações: AT-7/C-18S/UC-45F/U-45/C-45 Expeditor)

1/144 

Airalex

 

1/48 

Battle Axe (4803)

 

1/48 

GIIC

 

1/48 

ICM (48181)

 

1/72 

PM Models (PM354)

 

1/72 

Pioneer

 

1/72 

Hobbycraft

 

1/72 

Rare Planes

 
Beechcraft E-18S   
Beechcraft H-18S   
Bell 205 UH-1D/H Huey(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7

1/100 

Model Power ( MPR05601)

 

1/32 

Revell (4221)

 

1/35 

DML (3538)

 

1/35 

Panda (35005)

 

1/43 

Testors (TES891001)

 

1/48 

Revell (4452)

 

1/48 

Italeri (2621)

 

1/72 

Revell (4444)

 

1/72 

AMT/ERTL (8850)

 

1/72 

Hasegawa (141)

 

1/72 

AMT/ERTL (9005)

 

1/72 

Italeri (1247)

 
Bell 206 Jet Ranger(1) (2) (3) (4) (5
(maioria com patim curto)

1/144 

Airalex

 

1/144 

Entex

 

1/285 

GHQ Miniatures

 

1/32 

IMC (402-200)

 

1/35 

Academy (2197)

 

1/48 

AMT/ERTL (4062)

 

1/48 

Fujimi (30139)

 

1/48 

Italeri (2624)

 

1/48 

AFV Club (AF35S62)

 

1/50 

Heller (482)

 

1/72 

Tamiya (0712)

 

1/72 

Rare Planes

 

1/72 

Italeri (1185)

 
Bell 47D Sioux(1) (2) (3
(também com flutuadores)

1/35 

Academy (2194)

 

1/72 

Pavla Models (72005)

 

1/72 

Esoteric (NAV1)

 
Bell 47G2/J2 Sioux(1) (2) (3) (4) (5) (6
(Para J, mudar a posição do rádio)

1/35 

Revell (4402)

 

1/48 

Esoteric (HTK01)

 

1/72 

Pavla Models (72005)

 

1/72 

Esoteric (NAV-1)

 
Bell 47J Sioux Cabine(1) (2) (3

1/72 

Airmodel (215)

 
Bell P-39D Airacobra

1/32 

Special Hobby (SH32002)

 

1/32 

MPM

 

1/48 

Hasegawa (HAJT093)

 

1/72 

Heller (80271)

 

1/72 

Zvezda (7231)

 

1/72 

Hasegawa (9758)

 

1/72 

Eduard (EDK1120)

 

1/72 

Hobby Boss (HB80240)

 
Bellanca 31-50 skyrocket   
Bellanca CH-300 Special Pacemaker

1/72 

Khee-Kha Art (03)

 
Boeing 267
(Fuselagem do F4B3 e asas do Boeing P12)
   
Boeing 707-320(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8

1/100 

Doyusha

 

1/144 

Minicraft (MMI14450)

 

1/144 

Airfix (AF04170)

 

1/400 

Dragon Wings (DRW55718)

 

1/72 

Heller (38005)

 

1/72 

Heller (80306)

 
Boeing 737-200(1) (2) (3) (4) (5

1/100 

Nitto

 

1/100 

Entex

 

1/100 

Doyusha (100-B3)

 

1/125 

Heller

 

1/144 

Authentic Airliners (K144-03)

 

1/144 

Airfix (ARX3181)

 

1/144 

Revell (RV4232)

 

1/200 

Revell (4232)

 

1/200 

Hasegawa (1156)

 

1/200 

Flight Miniatures (516)

 

1/72 

Scale Miniatures (LA7202)

 

1/72 

Welsh Models (WHCLS728)

 

1/72 

Challenger

 

1/72 

BPK

 
Boeing B-17G Flying Fortress(1) (2) (3

1/144 

Crow (434-300)

 

1/144 

Minicraft (MI14401)

 

1/32 

HK Models (HK-01E04)

 

1/48 

Revell-Monogram (5600)

 

1/48 

Revell (5614)

Plástico Transparente

1/72 

Academy (2165)

SB-17 Dumbo

1/72 

Airfix (107)

 

1/72 

Hasegawa (04510)

 

1/72 

Academy (2143)

 
Boeing F4B4 (Boeing 256)

1/32 

Hasegawa (S007)

 

1/48 

Classic Airframes (CAF417)

 

1/700 

White Ensign Models (WEAS7100)

 

1/72 

Olimp (OLPR7231)

 

1/72 

Navair (NAV05)

 
CAP-3 Planalto   
CAP-4/4B Paulistinha   
Cessna 170A

1/18 

Guillow's (8902)

 
Cessna 180B

1/48 

Monogram (0026)

retirar flutuadores

Cessna 185A Skywagon   
Cessna 208A/B Caravan(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7
(modelo A mais curto)

1/144 

Duarte Models (14407)

 

1/32 

Airmodel (VF398)

 
Cessna 305 A/E Bird Dog
(Outras designações: L-19/O-1)

1/144 

Airalex

 

1/144 

Miniwing (303)

 

1/24 

Guillow's (902)

 

1/32 

Roden (RN619)

 

1/48 

Model USA (96016)

 

1/72 

Airfix (01058)

 
Cessna 318A/T-37C Dragonfly(1) (2) (3) (4) (5) (6

1/144 

Airalex (11492)

 

1/48 

Revell (4503)

 

1/48 

Trumpeter (TP02889)

 

1/72 

Academy (1672)

 

1/72 

Hasegawa (B12)

 
Cessna T-50 Bobcat(1) (2) (3

1/144 

Airalex

 

1/48 

Czech Model (4819)

 

1/72 

Formaplane

 

1/72 

Pavla Models (022)

 
Conjuntos de Armamentos

1/72 

Duarte Models (DS72-11)

 
Consolidated Commodore 16   
Consolidated Vultee C-87 Liberator   
Consolidated Vultee PBY5 Catalina(1) (2

1/48 

Revell-Monogram (5609)

 

1/72 

Academy (2123)

 
Consolidated Vultee PBY5A Catalina(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10

1/144 

Minicraft (14435)

 

1/32 

HpH Models (HpHa001a)

 

1/48 

Pro-Modeler (5934)

 

1/48 

Revell (4803)

 

1/72 

Academy (2137)

 

1/72 

Airfix (AFX5007)

 
CTA HX10 Beija Flor   
Curtiss 75/P-36 Mohawk(1) (2) (3) (4) (5

1/32 

Azur (A045)

 

1/48 

Hobbycraft (1546)

 

1/48 

Academy (2181)

 

1/72 

Heller (2094)

 

1/72 

Smer (0841)

 

1/72 

Azur (013)

 

1/72 

AML (72013)

 

1/72 

Monogram (74007)

 
Curtiss 85/O-52 Owl

1/72 

Pavla Models (72031)

 

1/72 

Execuform (EX14)

 
Curtiss C-46 Commando(1) (2) (3

1/72 

William Bross (72-346)

 
Curtiss Model 51 Fledgling   
Curtiss O-1E Falcon

1/72 

Ardpol (72-042)

 
Curtiss P-40E Warhawk(1) (2) (3

1/32 

Trumpeter (02269)

 

1/32 

Trumpeter (TU02269)

 

1/48 

Airfix (05108)

 

1/48 

Revell (RMX4566)

 

1/48 

Pro-Modeler (5921)

 

1/48 

Arii (A332-800)

 

1/48 

Hasegawa (JT86)

 

1/48 

Amtech (AMTECH02)

 

1/72 

Hobby Boss (HB80250)

 

1/72 

Hasegawa (HA00372)

 

1/72 

Airfix (1038)

 

1/72 

Voca Gran (7237)

 

1/72 

Heller (89738)

 

1/72 

Academy (AC1671)

 

1/72 

Alanger (AL72009)

 
Curtiss P-40K Warhawk(1) (2) (3) (4) (5
(verificar se o modelo em questã é cauda curta (semelhante aos P-40E) ou cauda longa (P40M/N))

1/48 

Hasegawa (HSG09659)

 

1/48 

AMT/ERTL (8794)

 

1/48 

Amtech (489213)

 

1/72 

Revell (04122)

 

1/72 

KOVOZAVODY

 

1/72 

Smer

 
Curtiss P-40M Kittyhawk(1) (2) (3) (4) (5) (6

1/32 

Trumpeter (0211)

 

1/48 

Eduard (EDU1113)

 

1/48 

Italeri (2658)

 

1/72 

Academy (1668)

 
Curtiss P-40N Kittyhawk(1) (2) (3) (4) (5

1/32 

Trumpeter (02212)

 

1/48 

Eduard (EDU1113)

 

1/48 

AMT/ERTL (8798)

 

1/48 

Italeri (2658)

 

1/72 

Academy (1668)

 

1/72 

Hasegawa (139)

 

1/72 

Hobby Boss (80252)

 
Dassault-Breguet Mirage 2000B

1/48 

Heller

 

1/48 

Airfix

 

1/48 

Kinetic (48032)

 

1/72 

Heller (80321)

 
Dassault-Breguet Mirage 2000C

1/144 

Heller (49907)

 

1/48 

Monogram (5446)

 

1/48 

Eduard (1129)

 

1/48 

Heller (80426)

 

1/48 

Kinetic (48042)

 

1/48 

Italeri (2614)

 

1/72 

Tamiya (60716)

 

1/72 

Revell (4463)

 

1/72 

Italeri (012)

 

1/72 

Heller (80303)

 
DeHavilland Canada DHC-5A Buffalo(1) (2) (3) (4) (5

1/144 

AModel (1418)

 

1/72 

GIIC

 

1/72 

Liberty Quality

 
DeHavilland DH-60T Moth Trainer

1/72 

Frog

 

1/72 

AModel (72150)

 
DeHavilland DH-82/A Tiger Moth

1/32 

Revell (REV4712)

 

1/48 

Special Hobby (SH48025)

 

1/48 

Smer (SR811)

 

1/72 

Pavla Models (PAV72051)

 

1/72 

Airfix (AX01015)

 

1/72 

Aeroclub

 
DeHavilland DH-83 Fox Moth

1/72 

Aeroclub

 

1/72 

Kiwi Resin

 
Douglas A20K Havoc(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9

1/72 

Matchbox (PK120)

 

1/72 

AMT/ERTL (8895)

 
Douglas B-18 Bolo

1/72 

Execuform (EX21)

 

1/72 

Special Hobby (SH72095)

 
Douglas B-26B Invader(1) (2) (3) (4) (5) (6

1/32 

ID Models (41)

 

1/72 

Revell (4310)

 

1/72 

Airfix (5011)

 

1/72 

MPC

 
Douglas B-26C Invader(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8

1/144 

Airalex

 

1/32 

ID Models (41)

 

1/48 

Monogram (5508)

 

1/72 

Airfix (5011)

 

1/72 

MPC

 

1/72 

Italeri (1259)

 
Douglas BD7D Boston III
(Procurar por Douglas A20B/C Havoc)
???

Frog

 

1/48 

Italeri (2656)

 

1/72 

Revell (H-115)

 

1/72 

High Planes (7256)

 
Douglas C-47 Skytrain(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10
(Douglas DC3 Dakota)
???

ATMA

 

1/100 

Doyusha (DY100C42)

 

1/144 

Minicraft (MMI14434)

 

1/144 

Welsh Models (SL136R)

 

1/200 

Hasegawa (HSG11024)

 

1/48 

Monogram

 

1/48 

Trumpeter (2828/2829)

 

1/72 

Airfix (ARX5031)

 

1/72 

Italeri (ITA0127)

 

1/72 

Revell (REV04248)

 

1/90 

Revell (RMX5245)

 
Douglas C-54G skymaster(1) (2) (3
(Douglas DC4)

1/144 

Minicraft (MC14500)

 

1/144 

Welsh Models (WHSL007)

 

1/72 

Execuform

 

1/72 

Mach 2 (MACH7234)

 

1/72 

Revell (04947)

 
Douglas DC-6B Cloudmaster(1) (2) (3) (4

1/144 

Minicraft (MMI14442)

 

1/72 

Heller (80315)

 
EADS/CASA C-295 Amazonas    
Embraer 201R Ipanema   
Embraer AMX A1(1) (2) (3) (4) (5
(para modelis italianos, trocar o canhão por metralhadoras)

1/48 

Hobby Boss (81842)

 

1/48 

Warrior (48010)

 

1/48 

Kinetic (48026)

 

1/48 

GIIC (GIIC020)

 

1/72 

Liberty Quality

 

1/72 

PD Models (72210)

 

1/72 

GIIC

 

1/72 

Warrior (72004)

 

1/72 

Aeroclub (WK7204)

 

1/72 

Cunarmodels (CM7203)

 
Embraer AMX A1B

1/48 

Duarte Models (4801)

 

1/48 

Kinetic (48027)

 

1/72 

PD Models (72211)

 

1/72 

Cunarmodels (CM7204)

 

1/72 

GIIC

 
Embraer EMB-110 C Bandeirante C-95(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8
(Versões C95/EC95/R95
  • EC95 - Antenas diversas
  • R95 - Compartimento de câmeras)
    (mais curto (15,28->14,23) (à frente))
  •    
    Embraer EMB-110 P1K Bandeirante S/C95A/B(1) (2) (3) (4
    (SC95 com jan. obs.
  • 9 jan. dir.
  • porta de carga e atras da cabine (esq) - C95B (c/ jan na porta))
  • 1/144 

    Duarte Models (14405)

     

    1/72 

    Liberty Quality

     

    1/72 

    GIIC

     
    Embraer EMB-110 P2 Bandeirante(1) (2) (3
    (Usar modelo C95B; estabilizadores em diedro)
       
    Embraer EMB-111 P-95 Bandeirulha(1) (2) (3
    (P95B com estabilizadores em diedro)

    1/144 

    Duarte Models (14404)

     

    1/72 

    Liberty Quality

     

    1/72 

    Liberty Quality

     
    Embraer EMB-120 Brasilia(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7

    1/144 

    Welsh Models (SL42A)

     

    1/144 

    Duarte Models

     

    1/72 

    GIIC

     

    1/72 

    Liberty Quality

     
    Embraer EMB-121 Xingu(1) (2) (3

    1/72 

    Kleig

     

    1/72 

    Broplan

     

    1/72 

    GIIC

     

    1/72 

    Duarte Models (DA72-06)

     
    Embraer EMB-135 Legacy

    1/72 

    RVHP (72228)

     
    Embraer EMB-145 R-99A

    1/144 

    Duarte Models

     

    1/72 

    RVHP (72156)

     
    Embraer EMB-145 R-99B

    1/72 

    RVHP (72155)

     
    Embraer EMB-190   
    Embraer EMB-201R Ipanema

    1/48 

    Lince

     

    1/48 

    Elaga (0001)

     
    Embraer EMB-312 Tucano T-27(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9

    1/48 

    Challenger

     

    1/48 

    Aconcagua (48001)

     

    1/48 

    GIIC

     

    1/48 

    deLima (DL48001)

     

    1/48 

    Hobby Boss (81763)

     

    1/72 

    Masterkit (1010)

     

    1/72 

    Airfix (3059)

    Motor Shorts

    1/72 

    GIIC (GIIC018)

     

    1/72 

    Premiere (1002)

     
    Embraer EMB-314 Super Tucano A-29A/B(1) (2) (3) (4

    1/48 

    GIIC

     

    1/48 

    AVM Maquetas (4803)

     

    1/48 

    Duarte Models

     

    1/48 

    Hobby Boss (81727)

     

    1/72 

    Duarte Models (D72-05)

     
    Embraer ERJ-145/C-99(1) (2) (3) (4) (5

    1/144 

    Welsh Models (WHSL150)

     

    1/144 

    Duarte Models

     

    1/144 

    Authentic Airliners (K144-15)

     

    1/72 

    Welsh Models (WLE-014)

     

    1/72 

    Challenger

     

    1/72 

    RVHP (72176)

     
    Erco Ercoupe 415C

    1/3 

    Balsa USA (408)

     
    Eurocopter EC135/635

    1/32 

    Revell-G (4425)

     

    1/72 

    Revell-G (4457)

     
    Fairchild C-119G Flying Boxcar

    1/72 

    Testors

     

    1/72 

    Italeri (146)

     

    1/77 

    Aurora (393)

     
    Fairchild C-82A Packet

    1/144 

    Anigrand (AA-4082)

     

    1/72 

    Anigrand (AA-2118)

     
    Fairchild F-24W41 UC-61A Forwarder
    (Verificar F24 UC-W9)
    (Posteriormente recebeu motores do PT19)

    1/24 

    Guillow's (701)

     

    1/72 

    Pavla Models

     
    Fairchild F-24W9 UC-W9 Forwarder

    1/72 

    Aircraft in Miniature

     
    Fairchild PT-19A/B Cornell(1) (2) (3) (4

    1/32 

    RCM

     

    1/48 

    Planet Models (PLA14248)

     

    1/48 

    Sierra

     

    1/48 

    GIIC

     

    1/72 

    MPM (72063)

     

    1/72 

    Execuform (EX30)

     

    1/72 

    Czech Master (CMR0238)

     
    Fairchild PT-26 Cornell II

    1/48 

    Planet Models (17548)

     
    Fairey Gordon

    1/72 

    Contrail

     
    Fleet 10D   
    Fleet 7   
    Focke-Wulf Fw-44J Stieglitz

    1/72 

    Huma (2500)

     

    1/72 

    Pegasus

     
    Focke-Wulf Fw-58B Weihe(1) (2) (3

    1/48 

    MPM (48013)

     

    1/72 

    Commando5 (7214)

     

    1/72 

    Karo-as

     

    1/72 

    Special Hobby (SH72090)

     

    1/72 

    Azur (FR010)

     
    Fokker S-11 Instructor

    1/40 

    Smer (0801)

     

    1/50 

    Smer (117)

     

    1/72 

    Czech Master (138)

     
    Fokker T-22 Instructor

    1/72 

    Czech Master (138)

     
    Gates Learjet 35A
    (R35A com pod de reconhecimento)

    1/48 

    Testors (TES7500)

     

    1/48 

    Hasegawa (T003-1800)

     

    1/48 

    Revell (4213)

     

    1/72 

    Rare Planes

     
    Gates Learjet 55   
    Glassflügel 201B Libelle   
    Gloster F.8 Meteor(1) (2) (3) (4) (5

    1/48 

    Classic Airframes (466)

     

    1/48 

    GIIC

     

    1/48 

    Aeroclub (4851)

     

    1/48 

    Airfix (A09182)

     

    1/72 

    Rare Planes (03001)

     

    1/72 

    PJ Productions (721005)

     

    1/72 

    Czech Master (110)

     

    1/72 

    Commando5 (7206)

     

    1/72 

    Aeroclub (K040)

     

    1/72 

    Airfix (???)

     

    1/72 

    Xtrakit (XK72001)

     

    1/72 

    MPM (MPM-72543 )

     

    1/72 

    Merlin (11)

     
    Gloster TF.7 Meteor(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7

    1/48 

    Classic Airframes (CF479)

     

    1/48 

    Aeroclub

     

    1/72 

    Commando5 (7201)

     

    1/72 

    Aeroclub (C018)

     

    1/72 

    Aeroclub (K039)

     

    1/72 

    PJ Productions (721009)

     

    1/72 

    MPM (MPM-72548)

     
    Grumman G44 Widgeon

    1/48 

    Sinifer (SN48007)

     

    1/72 

    Airfix (961070)

     

    1/72 

    Pavla Models (72023)

     

    1/72 

    Classic Planes (CPi 26)

     
    Grumman S2-F1 Tracker(1) (2) (3) (4) (5

    1/144 

    Airalex

     

    1/32 

    ID Models

     

    1/48 

    Special Hobby (48063)

     

    1/48 

    Dynavector

     

    1/48 

    Kinetic (48039)

     

    1/72 

    Hobbycraft (HCC1350)

     

    1/72 

    Revell (04629)

     

    1/72 

    Hasegawa (824)

     
    Grumman S2E Tracker(1) (2) (3

    1/48 

    Collect-Aire

     

    1/48 

    Kinetic (K48024)

     

    1/48 

    GIIC

     

    1/72 

    GIIC (GIIC0015)

    Turbo-Tracker

    Grumman SH-16A Albatross(1) (2) (3) (4

    1/144 

    AModel (1401)

     

    1/144 

    Aeroclub (14401)

     

    1/48 

    RVHP (48049)

     

    1/72 

    Monogram (85-0020)

    converter para SH-16A

    Hawker Siddeley 125-400

    1/72 

    Liberty Quality (LQK7212)

     

    1/72 

    Matchbox (PK110)

    necessita modificações

    1/72 

    Airfix (3009)

     
    Hawker Siddeley Hs-748(1) (2) (3) (4) (5) (6
    (Série 2A com portão de carga)

    1/144 

    Welsh Models (SL121)

     

    1/72 

    Rugrat (RR08)

     
    Helibras AS-350 Esquilo(1) (2) (3) (4

    1/50 

    Heller (80488)

    na caixa consta escala 1/48

    1/72 

    Miku Models ( 72047)

     
    Helibras AS-355 Esquilo(1) (2) (3
    (biturbina)
       
    Henrique-Lage HL-1   
    Henrique-Lage HL-6   
    I.A.E DL-22   
    Let L-13 Blanik

    1/144 

    CMR (G31)

     

    1/32 

    Planet Models (PNL220)

     

    1/48 

    Blanik America

     

    1/72 

    Czech Master (5019)

     
    Let L-23 Super Blanik

    1/144 

    CMR (G32)

     

    1/72 

    Czech Master

     
    Let L-33 Blanik Solo   
    Lockheed A-28A Hudson(1) (2) (3

    1/32 

    ID Models

     

    1/48 

    Classic Airframes (449)

     

    1/48 

    Sanger Enginerring (TR091267)

     

    1/72 

    Airfix (4034)

     

    1/72 

    Italeri (1253)

     
    Lockheed B-34 Lexington

    1/72 

    Academy (1677)

     
    Lockheed C-130 Hercules(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9
    (versões E/H e KC130H)

    1/144 

    Revell (H-200)

     

    1/144 

    Minicraft (MMIS4524)

     

    1/144 

    Airalex

     

    1/200 

    Hasegawa (10656)

     

    1/48 

    Italeri (843)

     

    1/72 

    Airfix (09001/09003)

     

    1/72 

    Heller (0385)

     

    1/72 

    Testors (665)

     
    Lockheed C-60 Lodestar

    1/72 

    Special Hobby (SHY72112)

     
    Lockheed C-66 Lodestar(1) (2) (3) (4
    (Converter do C60; trocar motores)
       
    Lockheed L-12 Electra Junior(1) (2) (3) (4) (5

    1/72 

    Special Hobby (SH72023)

     
    Lockheed P2V-5 Neptune(1) (2) (3) (4) (5) (6

    1/130 

    Otaki (01-28)

     

    1/144 

    Aeroclub

    P2V5

    1/200 

    Frog

     

    1/240 

    Entex

     

    1/48 

    ATTIC

     

    1/48 

    Koster Aero

     

    1/48 

    RVHP (48051)

     

    1/48 

    Collect-Aire

     

    1/72 

    Revell (4628)

     

    1/72 

    Minicraft (1082)

     

    1/72 

    Frog (F284)

     

    1/72 

    Falcon (VII)

    somente conversão

    1/72 

    Hasegawa (082)

     

    1/98 

    Revell (H-170)

     
    Lockheed P3A Orion

    1/144 

    Airalex

     

    1/72 

    Revell (4638)

     

    1/72 

    Hasegawa (K15X)

     
    Lockheed P80 Shooting Star(1) (2) (3) (4
    (usou somente tanques do T33)

    1/144 

    OzMods (14409)

     

    1/32 

    Czech Model (3202)

     

    1/48 

    Monogram (5428)

     

    1/48 

    Hobby Boss (81723)

     

    1/72 

    Sword (72025)

     

    1/72 

    Airfix (02043)

     

    1/72 

    RVHP (7234)

     
    Lockheed PV-1 Ventura(1) (2) (3) (4

    1/48 

    Fonderie Miniatures (FM6040)

     

    1/48 

    Revell (RMX553)

     

    1/72 

    Academy-Minicraft (MIN2105)

     

    1/72 

    Plastyk (PLA103)

     

    1/72 

    Chematik

     

    1/72 

    Academy (1614)

     
    Lockheed PV-2 Harpoon(1) (2

    1/72 

    Special Hobby (SH72093)

    previsto

    Lockheed T33 Shooting Star(1) (2) (3) (4) (5

    1/144 

    OzMods

     

    1/32 

    Czech Master (3203)

     

    1/48 

    Academy (2185)

     

    1/48 

    Hobbycraft (1595)

     

    1/48 

    Testors (578)

     

    1/48 

    Great Wall (GW-L4819)

     

    1/48 

    Great Wall ( L4819)

     

    1/72 

    Hasegawa (171)

     

    1/72 

    Heller (80301)

     
    LPE Inhapecã   
    LPE KW1 b2 Quero-quero   
    Luscombe Phantom

    1/72 

    LF Models (7236)

     
    Martin 187 Baltimore

    1/72 

    Azur (7267)

     

    1/72 

    Frog (339P)

     

    1/72 

    Special Hobby (SH72028)

     
    Microleve MXL/2 Quicksilver
    (monoplace e biplace)
       
    Mil Mi35 Hind (AH2 Sabre)(1) (2

    1/72 

    Zvezda (7276)

     
    Morane-Saulnier MS.760 Paris(1) (2) (3) (4) (5

    1/72 

    GIIC

     

    1/72 

    Aerofile

     
    Muniz M.11
    (Converter do PT-19; Trocar o motor)
       
    Neiva 501 Regente   
    Neiva 56A/B Paulistinha   
    Neiva 592 Regente   
    Neiva T-25 Universal(1) (2

    1/48 

    GIIC

     

    1/72 

    Duarte Models

     
    Neiva XL10 Campero   
    Noorduyn UC-64 Norseman

    1/48 

    ModelCraft (48-002)

     

    1/72 

    Matchbox (PK125)

     

    1/72 

    Formaplane

     
    North American B25B/C Mitchell(1) (2

    1/350 

    Trumpeter (tsm06201)

     

    1/48 

    Accurate Miniatures (3430)

     

    1/48 

    Revell (H285)

     

    1/72 

    Italeri (123)

     
    North American B25J Mitchell(1) (2) (3) (4) (5

    1/144 

    Revell (4052)

     

    1/144 

    Academy (4405)

     

    1/32 

    Wingscale (WS32-0002-01)

     

    1/48 

    Revell (85-5512)

     

    1/72 

    Hasegawa (546)

     

    1/72 

    Revell (04360)

     

    1/72 

    Airfix (Series 4)

     

    1/72 

    Hasegawa (866)

     
    North American NA-46
    (procurar por BT-9C)

    1/72 

    Special Hobby (7269)

     

    1/72 

    Azur (A009)

     
    North American NA.72
    (ver T6 Texan)
       
    North American T-28 Trojan(1) (2) (3) (4

    1/144 

    Airalex (11835)

     

    1/32 

    ID Models

     

    1/48 

    Monogram (5100)

     

    1/48 

    Sanger Enginerring (4857)

     

    1/72 

    Heller (80279)

     

    1/72 

    Testors

     
    North American T6/AT-6D/AT-6C Texan(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10

    1/32 

    Kittyhawk (KH32001)

     

    1/48 

    Ocidental (O211)

     

    1/48 

    ModelCraft (48-013)

     

    1/48 

    Revell-Monogram (4347)

     

    1/72 

    Encore (1012)

     

    1/72 

    Testors (610)

     

    1/72 

    Hawk (610-50)

     

    1/72 

    Academy (1662)

     

    1/72 

    Heller (80332)

     

    1/72 

    Airfix (02057-2)

     

    1/72 

    MPC (2-2110)

     
    Northrop F-5B Tiger II(1) (2) (3

    1/144 

    FCM (FER144020)

     

    1/48 

    Kinetic (K48021)

     

    1/48 

    Academy (1632)

     

    1/48 

    Classic Airframes (487)

     

    1/50 

    Fujimi

     

    1/72 

    PM Models (204)

     

    1/72 

    Revell (3003)

     

    1/72 

    Pioneer (3003)

     

    1/72 

    AMT/ERTL (9035)

     

    1/72 

    AMT/ERTL (8806)

     
    Northrop F-5E Tiger II(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11
    (Primeiro lote com barbatana dorsal)

    1/144 

    DML (4604)

     

    1/144 

    Revell (4018)

     

    1/144 

    Airalex

     

    1/32 

    Hasegawa (08022)

     

    1/32 

    ACE (1041)

     

    1/32 

    Revell

     

    1/32 

    Kangnam (3201)

     

    1/48 

    Italeri (2615)

     

    1/48 

    Revell (5495/4556)

     

    1/48 

    Monogram (5470)

     

    1/48 

    AMT/ERTL (4048)

     

    1/48 

    AFV Club (AFR48102)

     

    1/72 

    Testors (686)

     

    1/72 

    Tamiya (60732)

     

    1/72 

    Revell (4369)

     

    1/72 

    Italeri (136)

     

    1/72 

    Heller (80253)

     

    1/72 

    Trumpeter (10)

     

    1/72 

    Airfix (02020)

     
    Northrop F-5F Tiger(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7

    1/144 

    DML (4064)

     

    1/48 

    GIIC (GIIC021)

     

    1/48 

    Monogram (5441)

     

    1/48 

    AFV Club (48106)

     

    1/72 

    Italeri (0138)

     

    1/72 

    Testors (689)

     
    Pilatus P.3-04(1) (2

    1/72 

    Dujin

     
    Piper L4A/B/H Cub

    1/35 

    Bronco Models (CB35014)

     

    1/35 

    Bronco Models (35014)

     

    1/48 

    Smer (822)

     

    1/48 

    Kitech

     

    1/48 

    Lindberg (501:39)

     

    1/48 

    Hobbycraft (1455)

     

    1/72 

    Kopro (3147)

    tirar flutuadores

    1/72 

    Meinkraft

     

    1/72 

    KP Models (32)

     
    Piper PA-23 Aztec

    1/72 

    Aurora

     
    Piper/Embraer EMB-810 Seneca I/IIA

    1/72 

    Gremlin (7225)

     

    1/72 

    Duarte Models (DA72-05)

     
    Republic P-47B Thunderbolt(1) (2
    (se converter do P47D, remover uma seção atrás do motor)

    1/72 

    Lindberg (483)

     
    Republic P-47D Razorback
    (Somente para converter para P47B)

    1/32 

    Redux

     

    1/32 

    Trumpeter (2262)

     

    1/32 

    J.Rutman

     

    1/32 

    Revell

     

    1/48 

    Hasegawa (9615)

     

    1/48 

    Tamiya (61086)

     

    1/72 

    Tamiya (60769)

     
    Republic P-47D Thunderbolt(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9
    (com/sem barbatana dorsal)

    1/144 

    Minicraft (14413)

     

    1/24 

    Vintage (VF2401)

     

    1/24 

    Kinetic (3207)

     

    1/32 

    Hasegawa (080775)

     

    1/32 

    Trumpeter (2263)

     

    1/32 

    Revell (04722)

     

    1/48 

    Testors (TES520)

     

    1/48 

    Tamiya (04722)

     

    1/48 

    Academy (2211)

     

    1/48 

    Hasegawa (09564)

     

    1/48 

    Revell-Monogram (232)

     

    1/72 

    Hasegawa (AA08)

     

    1/72 

    Academy (2105)

     

    1/72 

    Frog (232)

     

    1/72 

    Tamiya (60770)

     

    1/72 

    Revell (4155)

     

    1/72 

    Hobby Boss (80257)

     
    Savoia-Marchetti SM.79T Sparviero

    1/32 

    ID Models (ID3246)

     

    1/48 

    Classic Airframes (452)

     

    1/48 

    Trumpeter (T4817)

     

    1/48 

    Vintage (V-01)

     

    1/50 

    Smer (120)

     

    1/700 

    White Resign (A7000)

     

    1/72 

    Airfix (4007)

     

    1/72 

    Italeri (1225)

     
    Schleicher ASW Z-20   
    Sikorsky S-55C/H-19D Chickasaw(1) (2) (3

    1/144 

    FCM ( FER144081)

     

    1/72 

    Italeri (1206)

     

    1/72 

    Revell (04460)

     

    1/72 

    KP-Design

     
    Sikorsky SH-34J Sea Horse
    (dois eixos inferiores)

    1/144 

    Airalex

     

    1/144 

    FCM ( FER144032)

     

    1/48 

    Revell (4467)

     

    1/48 

    Gallery Models (64106)

     

    1/72 

    Hobby Boss (87215)

     

    1/72 

    Revell (4424)

     

    1/72 

    Italeri (1066)

     
    Sikorsky UH-60 Blackhawk(1) (2) (3) (4
    (versão UH60L)

    1/100 

    Revell (4984)

     

    1/100 

    Accurate Miniatures (3105)

     

    1/144 

    Can.Do Pocket Army (CDO20146A)

     

    1/144 

    DML (4578)

     

    1/35 

    Academy (2217)

     

    1/48 

    Revell (4458)

     

    1/48 

    Italeri (2666)

     

    1/48 

    Academy (11621)

     

    1/72 

    Revell (4433)

     

    1/72 

    Fujimi (25004)

     

    1/72 

    Italeri (025)

     

    1/72 

    Hasegawa (433)

     
    Sportavia Fournier PF-5 TZ-3   
    Stearman A-75 L3 Kaydett

    1/15 

    Guillow's (803)

     

    1/48 

    Lindberg (72582)

     

    1/48 

    Varney

     

    1/48 

    Revell (03957)

     

    1/72 

    Pavla Models (72042)

     
    Stearman A/B-76 C3   
    Stinson 105   
    Stinson 108 Voyager

    1/48 

    Pegaso

    Na caixa diz Stinson 105

    Stinson L-5 Sentinel

    1/48 

    Sanger Enginerring

     

    1/72 

    Sword (72004)

     

    1/72 

    Beechnut

     

    1/72 

    Rare Planes

     

    1/72 

    Czech Master (1065)

     
    Stinson SR.10 Reliant

    1/48 

    AMT/ERTL (639601)

     

    1/72 

    Magna (1472)

     

    1/72 

    Execuform (V-77)

     
    Taylorcraft BC-12D Standard   
    Taylorcraft T1S   
    Vickers Viscount 700(1) (2) (3
    (modelos 742 e 789D)

    1/72 

    Mach 2 (0046)

     

    1/96 

    Glencoe (05501)

     

    1/96 

    Hawk (503-98)

     
    Vought V65B Corsair

    1/4 

    Bob Dively

     
    Vultee A35 Vengeance II

    1/72 

    Special Hobby (SH 72040)

     
    Vultee V-54/BT-15/BT-13 Valiant
    (para BT-13, converter exaustores)

    1/48 

    Lonestar models

     

    1/72 

    Pavla Models (72028)

     
    Vultee V-72 (A31) Vengeance

    1/72 

    Frog (F421)

     

    1/72 

    Special Hobby (SH72034)

     

    1/72 

    Eastern Express

     

    1/72 

    Chematik (72006)

     

    1/72 

    Revell (04103)

     
    Vultee V11 GB2

    1/72 

    Azur (72039)

     

    1/72 

    Commando5

     
    Waco CJC   
    Waco CPF-5   
    Waco CSO

    1/72 

    Commando5 (C5-7211)

     
    Waco CTO
    (Waco CTO, com asas mais enflechadas)
       
    Waco EGC-7

    1/72 

    Execuform (EX62)

     
    Waco UMF-3   

    Legendas
        Desconhecido
        Madeira
        Metal
        Multimídia
        Photo-etched
        Plástico
        Resina
        Vacumform

    Texto:

    Pesquisa:

    Perfis:
    César Ferreira
    Rudnei Dias da Cunha

    Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
    Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
    Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

    Melhor visualizado em resolução 1366 x 768