![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Dicas para Estaiamento
N.E.: Esse texto foi criado pelo modelista, a partir da montagem de seu model, um Gotha G.II/III 1/72. Acredito que as dicas e t'ecnicas aqui mostradas podem ser facilmente adaptadas para outros modelos do mesmo estilo. GABARITO: Antes de colocar a asa superior é necessário montar a fuselagem , colar a asa inferior,fazer toda a furação nas duas asas para posterior estaiamento e pintar a fuselagem, parte superior e inferior da asa inferior e sómente a parte inferior da asa superior.
No caso do Gotha, coloquei todos os decalques da fuselagem e também os cabos de comando feitos com sprue.
Material necessário para o gabarito:
A placa deve ser furada conforme as dimensões do avião.
O objetivo é fixar na placa de madeira,a fuselagem em um ponto médio a partir da asa e fixar as pontas das asas. Como primeira experiência, fixei os montantes na parte inferior com cola plástica de secagem mais lenta. Após tentei fixar a asa superior nas pontas dos montantes o que não foi uma boa ideia, pois vários montantes saltaram fora. Terminei com apenas 3 montantes de cada lado. Aconselho então a fixar a asa superior com as réguas e ajustar a mesma com a ajuda de um esquadro e o famoso ?olhômetro? centralizando a asa em relação a fuselagem. Após o ajuste é possível colocar os montantes na asa, um de cada vez pois eles são bem flexíveis. Quando terminar esses montantes, pode-se colocar os montantes dos motores e da fuselagem.
ESTAIAMENTO: Para o estaiamento, utilizei fio de nylon de costura bem fino. Após passar todos os fios, colei com super bonder aplicado com auxilio de um pedaço de sprue todos os pontos da asa superior. Na sequencia, estiquei os fios de cada buraco inferior com o auxilio de grampos de roupa e da gravidade e apliquei super bonder em cada buraco. É importante, para evitar descolamentos futuros aplicar cola nas duas superfícies de cada asa (inferior e superior).
Após terminar todo o estaiamento, apliquei com um pincel bem fino, uma mistura de tinta preta e prata (bem mais preta do que prata) em todos os estais. Na sequencia, mascarei a asa superior e pintei a mesma.
Texto: Silvio de Araujo Pereira
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |
|