Aviação Sueca Cores da FAB Matrículas da FAB Modelos da FAB Aviação da Marinha Fraternidade do Fole Luta Antissubmarino Luftwaffe WWII RAF Faixas do Dia D Armas Fokker Seversky Motherships Dirigíveis << Voltar |
Aviação Italiana da WWII Camuflagem, Marcas e Insígnias 1. INTRODUÇÃO Logo no início do livro Italian Aces [1], os autores nos contam sobre os melindres de falar sobre a aviação italiana da segunda guerra mundial, devido aos rumos tomados após o armistício de 1943, onde italiano combateu italiano. Inclusive, atribuem a este fato a escasses de material sobre o assunto. É interessante notar que quando falamos da aviação italiana na WWII temos que falar de 3 forças aéreas diferentes:
Depois dos acontecimentos iniciados em agosto de 1943, que culminaram com a assinatura do armistício em 8 de setembro do mesmo ano, a Regia Aeronáutica teve seus aviões transferidos para o controle dos aliados. Porém, a parte norte da Itália continuou sob controle da Alemanha. Assim, alguns pilotos continuaram a lutar ao lado dos alemães; alguns por simpatia, outros porque suas famílias residiam em área de controle alemã. As duas forças aéreas começaram então a se adaptar sendo a Aeronáutica Nazionale Repubblicana junto à Luftwaffe e a Força Aérea Italiana Co-Beligerante, junto à Royal Air Force (RAF) e à USAAF (United States Army Air Force). Apesar da introdução com o contexto histórico, esta pesquisa não tem por objetivo dissertar sobre a política ou motivos que levaram à divisão da Regia Aeronáutica, e sim apresentar um pouco das cores e marcas utilizadas durante a WWII, especificamente pensando no plastimodelismo. Como se sabe, os plastimodelistas são de uma acuracidade invejável e cruel, ressalto que as cores dos desenhos não podem ser levadas como referência, devido às disparidades de cores das diversas publicações utilizadas como referência. Note-se que, como ocorreu com todas as forças aéreas em tempo de guerra, a padronização era quebrada na prática devido a fatores de logística de suprimentos. Na mesma esquadrilha era possível observar diferenças nas cores das aeronaves. Cite-se ainda que a durabilidade das tintas italianas estava entre as piores utilizadas na WWII. Dessa forma, não citamos nomes de cores relacionadas com tintas de fabricantes, apenas os nomes originais e, no máximo, o RLM correspondente. Lembramos ainda que esta compilação não pretende (e nem conseguiria) cobrir todos os esquemas de pintura utilizados pela Regia Aeronáutica. Para ter uma idéia da grandiosidade de uma tarefa deste tipo, sugerimos uma consulta à referência [6], onde são mostrados alguns padrões de pintura de apenas uma aeronave (MC.202). 2. REGIA AERONAUTICA 2.1. CAMUFLAGEM PRÉ-GUERRA Na campanha da França, em 1940, os esquemas ostentados pelas aeronaves da Regia Aeronáutica eram da chamada fase pré-guerra: faixas largas nas cores yellow ocre, red brown e dark green (ocra, terracota, verde scuro) (figura 1) ou manchas de dark green sobre a base yellow ocre (figura 2). As superfícies inferiores eram pintadas de alumínio, light blue gray, azure ou light gray.
2.2. MARCAÇÕES PRÉ-GUERRA Na época de pré-guerra, as marcações consistiam de:
2.3. CAMUFLAGEM NA GUERRA Com a chegada da WWII, três novos esquemas foram adotados, dependendo do local de operação da aeronave: Continental, Deserto e Mediterrâneo. O Esquema Continental usava uma cor base, light green (verde chiaro), onde eram aplicadas pequenas manchas ou linhas de dark green (figura 6) ou dark green + red brown (figura 7). Uma outra variação era uma base de dark green com manchas e linhas yellow ocre (figura 8).
O Esquema do Deserto consistia em drak green (figuras 9.a e 9.b) ou drak green + red brown pintados sobre yellow ocre. Em algum tempo, o yellow ocre foi substituído por uma cor mais clara: sand (sabbia) (figura 10)
O Esquema Mediterrâneo, adequado para as aeronaves que voavam freqüentemente sobre a água, consistia de drak green sobre as superfícies superiores (figura 11). Da metade de 1942 em diante, as aeronaves eram entregues de fábrica com um esquema mediterrâneo modificado, bottle green (verde bottiglia, um verde mais escuro e mais azulado que o drak green) nas superfícies superiores (figura 12). Outras aeronaves, de defesa da Itália no fim de 1942 e 1943 usaram esta camuflagem sem alteração.
Na superfície inferior, em toda a época de guerra foi usado o light gray (grigio claro). 2.3. MARCAÇÕES NA GUERRA Na época da guerra, as alterações (em relação aos padrões pré-guerra) envolvidas: Substituição das faixas na cauda, nas cores italianas por uma cruz branca, freqüentemente acompanhada do “Coat of Arms of the House of Savoie”, como pode ser notado nas figuras 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12. Do outono de 1940 em diante, as aeronaves passaram a utilizar uma faixa branca larga no meio da fuselagem, com exceção de aeronaves utilizadas em certos fronts e de defesa aérea (figuras 9.a, 9.b, 11 e 12). As aeronaves enviadas para Bélgica e Rússia e as das operações nas Bálcãs, utilizaram o cowling do motor em amarelo (figura 13). As aeronaves enviadas para Bélgica e Rússia utilizavam faixas também amarelas no meio da fuselagem, e as aeronaves na Rússia utilizaram amarelo nas pontas inferiores das asas (figura 14). Um “X” preto foi superposto na faixa branca nas aeronaves no leste da África (figura 15). A banda branca era freqüentemente camuflada, principalmente nas operações noturnas. Isso acontecia também na cruz branca da cauda (figura 16). No fim da guerra houve redução do tamanho do numeral na fuselagem, com o número individual da aeronave em vermelho ou preto com borda vermelha (figura 11).
3. AERONAUTICA NAZIONALE REPUBBLICANA Após o armistício a ANR e a Co-Beligerante tiverem seus esquemas de pintura fortemente influenciados pela aviação alemã, americana e inglesa, respectivamente. 3.1. CAMUFLAGEM Inicialmente a ANR manteve os esquemas de pintura pré-armistício (até utilizando as insígnias alemãs sobre estes esquemas), para posteriormente usarem o esquema alemão dark gray (RLM 74), medium gray (75) sobre light blue (76) [14].
Após a entrada dos Me-109G no II Gruppo Caccia no verão de 1944 houve alteração para o padrão brown violet (81), drak green (83) sobre light blue (76), padrão que passou a ser adotado pela Luftwaffe e pela ANR (figura 19) [14]. 3.2. MARCAÇÕES A insígnia nacional alterada, em preto sobre fundo branco, com as duas fasces em oposição (símbolo fascista) em fundo quadrado (figura 20), pintada em cima e embaixo de cada ponta de asa (figura 21). O branco da insígnia foi abolido em março de 1944. Há variações em branco desta insígnia.
As unidades de transporte e mesmo caça (figura 24) utilizavam insígnias alemãs, com uma pequena bandeira italiana próxima ao cockpit e muitas vezes outra bandeira no leme. Torpedeiros e outros transportes usavam drak green e light gray.
4. ITALIAN CO-BELIGGERANT AIR FORCE A Força Aérea Italiana Co-Beligerante enfrentou os mesmos problemas de padronização que a ANR, inclusive de forma agravada, pois as fábricas de aviões italianas eram, em sua maioria, na região norte do país, ainda ocupada pela Alemanha. Desnecessário dizer que peças de reposição tiveram o mesmo problema. 4.1. CAMUFLAGEM Inicialmente a Força Aérea Italiana Co-Beligerante manteve os esquemas de pintura pré-armistício, com exceção da insíginia nacional com as fasces nas asas. Em função dos problemas de logística a faixa branca da fuselagem e o Brasão de Armas da Casa de Savoie, eram pintados de drak green ou de outra cor da camuflagem que a aeronave ostentava.
Durante o verão de 1944, receberam os Bell P-39 Airacobra, Martin Baltimore e Spitfire V. Os Airacobras receberam o padrão continental (visto anteriormente), principalmente para cobrir as insígnias e marcas norte-americanas. Os Baltimore e Spitfire continuaram com sua camuflagem original: drak green + dark earth ou dark earth + middlestone nas superfícies superiores e superfícies inferiores em azure blue, pale blue ou sky type S. Estes esquemas coexistiram com os padrões da Regia Aeronáutica até o fim do conflito.
4.1.1. O ESQUEMA DE CAMUFLAGEM BRITÂNICO Até 1942, as cores usadas pela RAF para caças e aviões de ataque eram o dark earth/drak green + sky type "s" (duck egg green). Depois disso, foi adotado o esquema drak green/ocean grey + medium sea grey. Na RAF, o sky "S" continuou em uso apenas para letras de código, spinners e faixas. Mas continuou sendo utilizado como cor de camuflagem das superfícies inferiores em aeronaves do Comando Costeiro - Beaufighters e Mosquitos - e da Royal Navy (até bem depois da Guerra da Coréia). Mas o esquema principal da RN na WWII - em Seafires, Swordfishes, Avengers, Catalinas etc. - era o esquema "Temperado", que usava extra dark sea grey/dark slate grey + sky "S".
Quanto ao azure blue, a partir de 1943 começou a ser substituído no esquema Deserto/Mediterrâneo pelo mediterranean blue, mais escuro que o azure. Mas as cores principais ainda eram middlestone/dark earth. A camuflagem dos aviões da RAF do deserto , as cores são:
4.2. MARCAÇÕES As insíginias nacionais com as fasces, utilizadas nas asas foram substituídas pela insígnia utilizada até hoje pela AMI – Aeronáutica Militare Italiana, círculos concêntricos nas cores vermelha (exterior), branca (meio) e verde (interior). A nova insígnia era usada nas 4 posições nas asas e na lateral da fuselagem.
5. INTERIOR DAS AERONAVES O interior das aeronaves era, em geral, verde anticorrosione dos lados direito e esquerdo, piso em alumínio, assento e parte de trás do cockpit. 6. REFERÊNCIAS
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |
|