Iniciantes

  Curtas

  Aplicando Decais

  Criando Decais

  Cuidados Posteriores

  Corel Draw

  Fechando Fendas

  Fotografando kits

  Fotografando kits II

  Fotografando kits III

  Fazendo o Wash

  Dry Brush

  Esticando Sprue

  Removendo Tinta

  Cera Líquida

 << Voltar
Uso de Cera Líquida

Introdução:
Cera Future FloorOs plastimodelistas são mestres na arte do improviso. O uso de materiais alternativos é uma constante nesse hobby e alguns desses merecem atenção especial. O uso de cera liquida é um dos exemplos. A cera liquida é uma material que subistitui a aplicação de verniz brilhante (com vantagens) e já é técnica conhecida bem lá fora.

Tipos:
A cera mais citada nessa técnica é conhecida como Future Floor, da Ceras Jonhson (americana). O inconveniente é que ela é difícil de importar, uma vez que supermercados não exportam e não é considerado um produto de modelismo. No Brasil, temos a opção de usar a equivalente inglesa, (Ingleza Max - com Acrilmax) e que pode ser achado nos grandes supermercados. A equivalente nacional é a Brilho Fácil. Nos três casos, deve-se usar a opção incolor, para não alterar as cores do modelo.

Essas ceras são muito baratas na relação custo x benefício, pois um litro custa aproximadamente R$ 7,00, o que é muito mais barato que os vernizes de modelismo, que são vendidos em pequenos recipientes.

Aplicação:
A Cera deve ser aplicada com aerógrafo e sem diluição (pressão recomendada de 20 a 25 lbs). No caso de uso com pincel, recomenda-se usar a Ingleza Max incolor, que deve ser usada em sua opção "todos os pisos", que é mais fina.

Usos:

  • O uso mais evidente dessa cera é para acabamentos brilhantes em modelos. Ela subistitui bem o verniz brilhante, com a vantagem de não deixa-lo com aspecto grudento que o verniz deixa. Os decais podem ser aplicados sobre a cera sem maiores problemas.

A4 Skyhawk com Cera Brilho Facil A4 Skyhawk com Cera Brilho Facil
Modelo e Fotos: Marcelo Ribeiro

  • Outro uso interessante é misturar anilina para obter colorações vítreas e fazer luzes de navegação, por exemplo.
  • Uma técnica bastante conhecida no exterior é mergulhar peças transparentes (canopis e pára-brisas) nessa cera e deixá-las secar sobre um papel toalha (cubra a peça com um copo ou píres, para não pegar poeira). A peça fica com um visual cristalino, muito melhor que a peça original.

Cuidados:
Antes de tentar usar essa técnica no seu modelo favorito, experimente-a em um modelo mais simples ou peças à parte. Um dos problemas dessa cera é que ela não é facilmente retirável.

Além disso, a cera pode reagir com a tinta do modelo, mudando a cor deste ou enrugando a pintura. Por isso, é melhor verificar se a tinta e a cera são compatíveis. A cera forma uma película fina e transparente. Caso seja necessário removê-la, pode-se raspar com uma espátula e também pode ser removida com easy-off.

d = unescape("%2e"); a = unescape("%40"); j = 'il'; k = 'ma'; t = 'to:'; document.write('Clayton Máximo Vasconcelos');

Referências:
Revista Fine Scale Modeler
Marcelo Ribeiro
Aircraft Resource Center

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Junho
S T Q Q S S D
      1 2 34
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 1718
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

Julho
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 89
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 2223
24 25 26 27 28 29 30
31