Iniciantes

  Curtas

  Aplicando Decais

  Criando Decais

  Cuidados Posteriores

  Corel Draw

  Fechando Fendas

  Fotografando kits

  Fotografando kits II

  Fotografando kits III

  Fazendo o Wash

  Dry Brush

  Esticando Sprue

  Removendo Tinta

  Cera Líquida

 << Voltar
Removendo Tinta...

Quantas vezes você se arrependeu da pintura que fez e acharia melhor começar tudo de novo? Ou quando você recebe de presente uma sucata para restaurar? Muitas pessoas tentam tirar a pintura já aplicada com lixas, mas isso pode tirar as texturas do avião e o resultado nem sempre é bom.

Esse artigo mostra as diversas opções de solventes para remover tinta. Alguns mais agressivos ao plástico, outros menos. Além disso, mostra qual a melhor opção para cada tipo de tinta.

  • Álcool: O álcool comum, que agora só é vendido em gel (esse texto refere-se ainda ao álcool líquido), é recomendando para remover a maioria das tintas em spray, independente do fabricante. Caso a peça seja pequena, pode-se deixá-la mergulhada por um período em um recipiente com álcool e depois passar um algodão para remover a tinta. Caso a peça seja grande, deve-se embeber algodão com álcool e passar na tinta, removendo-a com cuidado. O incoveniente desse material é que a peça fica ressecada após o processo e pode afetar a próxima pintura. Álcool remove facilmente tintas Humbrol e tintas acrílicas (Tamiya e Hobby Cores). O álcool em gel não dá resultados tão bons quanto o líquido.
  • Soda Cáustica: É um material bastante agressivo, mas que não ataca o plástico. A vantagem é que a tinta praticamente some quando mergulhada nela. O incoveniente é que o material é muito perigoso e pode causar queimaduras graves se não for manuseado corretamente. Remove praticamente qualquer tinta, exceto Testors. Numa vasilha plástica (nunca de metal) misture água fria e soda cáustica numa proporção de 2 colheres para cada 5 litros e deixe as peças mergulhadas por um período que pode varia de uma a doze horas. Nunca tire as peças com as mãos diretamente. Após o uso, recomenda-se limpar o kit com água corrente e sabão em pó, usando uma escova de dentes.
  • Acetona: Esse material deve ser usado com cuidado, pois danifica o plástico. Porém pode ser usado com algodão embebido e passado sobre a superfície desejada. Remove tinta Testors.
  • Easy-Off: Esse é um produto de limpeza, vendido por um preço bastante em conta em qualquer supermercado. É uma variação mais fraca da soda cáustica e, mesmo corrosiva, pode ser usado sem tantos riscos. É uma espécie de pasta, que deve ser passada sobre a peça desejada e deixar por um período de descanso. Após tal período, deve-se passar uma escova de dentes molhada para tirar a tinta. Remove quase todas as tintas após algumas aplicações e pode ser usado para remover cera líquida. Não remove tintas Gunze.
  • Fluído de freio: Encontrado em qualquer loja de auto-peças ou posto de gasolina. Deixa-se a peça submersa no fluído por alguns minutos. Dependendo da tinta ela dissolve ou descasca e pode ser retirada com uma escova de dentes. Após isso, precisa ser lavada com água e sabão para tirar o fluído, que tem consistência oleosa. Não ataca o plástico
  • Sabão em Pó: Serve para remover tintas acrílicas ou ceras (Future, Brilho Fácil). Caso queira remover somente a cera, a tinta inferior não pode ser acrílica. Caso contrário, essa também sairá com o sabão em pó. Deve-ser deixar a peça de molho por 30min e remover o restante com pincél.

Independente do tipo de tinta e do processo, use sempre os EPI (Equipamento de proteção Industrial) adequados, tais como luvas de látex, óculos de proteção e máscara com filtro.

Abaixo uma tabela relacionando as tintas e os removedores mais comuns:

  Álcool Gel Álcool Liq. Soda C. Acetona Easy-Off F.Freio Sabão em pó
Citadel       ?   ? X
Duco       X   X ?
Duco (primmer)             ?
Gunze   X   X   X ?
H.Cores   X X X X X ?
Humbrol     X   X X ?
Model Master     X   X X ?
Sprays X X X X X X ?
Tamiya X X   X X X ?
Testors       X X X ?

Texto:

Colaboração:







Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Junho
S T Q Q S S D
      1 2 34
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 1718
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

Julho
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 89
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 2223
24 25 26 27 28 29 30
31