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Fotografando kits II

Após a publicação da primeira matéria sobre a fotografia de kits, houve um positivo retorno de diversos leitores. Assim, resolvi juntar mais algumas dicas e compilá-las em uma segunda máteria sobre esse assunto.

A primeira matéria sugere uso de luz natural e ausência de flash. Todavia, nem sempre isso é possível, pois muitos moram em apartamentos fechados ou querem fotografar modelos em exposições. Nesses casos, o uso de flash é recomendado.

Quando se usa o flash, deve-se regular o tempo de exposição do filme para uma velocidade onde a luz não queime demais o filme. O ideal é que use-se velocidade 60 (ou 120, mas é mais arriscado), para filmes de ASA 400.

Filtro 82AOutro fator importante é a abertura do diafragma. A menor abertura de câmeras convencionais é de 16 (ou 22). Essa abertura, consultando-se a tabela de flash é recomendado para distâncias de 1 a 2 m. Quando fotografamos kits, costumamos usar distâncias menores. Se usarmos um close-up teremos uma distância ainda menor. O que acontece é que o modelo fica muito próximo ao flash e recebe muita luz. A solução nesses casos, pode ser usar um filtro 82A, que pode ser adquirido em lojas de fotografia por um preço bem em conta.

O uso do filtro pode deixar escuras fotos mais distantes. A regra geral pode ser assim: Quando usar fotos com close-up ou distância de até 1m, use o filtro. Para fotos mais distantes, não use e respeite a tabela de abertura do diafragma para a distância. Esse filtro também corrige o amarelado que fica quando fotografamos com luz convencional (lâmpada incandescente).

Tela para evitar sombrasQuando usamos flash, o que pode acontecer é de aparecer uma sombra muito definida do modelo sobre o fundo. Uma maneira de resolver esse problema é fazer uma pequena tela de arame e aplicar (como se fosse um papagaio) um plástico branco (tipo sacos de supermercados). Essa tela deve ficar à frente do flash. Com isso, a luz do flash se espalha, chamando-se luz difusa, o que elimina as sombras do modelo.

Também já tratamos o problema do foco do modelo. Aqui vai uma dica, mas queria comentar que nunca funcionou comigo. Se você tem uma lente tipo telescópica (distâncias maiores que 10m), você pode usá-la para fotografar o seu kit em toda a profundidade de foco. Toda lente tem uma profundidade de foco, que é onde a região focada fica nítida, com uma certa margem de erro. As lentes telesçopicas também tem isso, mas como são feitas para grandes distâncias, a região nítida pode cobrir todo o modelo. Veja a ilustração:

focalizando kits com lente telescopica


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