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Fechando fendas...
Por melhor que o modelo seja, não importa o fabricante, sempre haverá alguma peça que não se encaixa perfeitamente. Já o contrário, kits onde nenhuma peça encaixa perfeitamente, existem e são uma dor de cabeça para o modelista. Seja como for, o modelista deve saber lidar com isso e gastar um bom tempo fechando fendas e emendas para um perfeito acabamento. Essa matéria traz algumas das técnicas para fazer isso, bem como suas vantagens e desvantagens. No final das contas, o modelista deve saber lidar com as três, pois cada uma se adapta melhor a determinada situação. MASSA PUTTY: A massa de modelismo, ou putty, como é conhecida é uma resina pastosa que deve ser aplicada na fenda e, após a secagem, deve ser lixada até igualar as superfícies. Existem várias massas no mercado. A grande diferença entre elas resume-se a:
CIANOACRILATO (SUPER-BONDER): A grande vantagem de se usar cola super-bonder no lugar de massa é que ela é bem líquida e penetra facilmente em qualquer fenda. A cola de cianoacrilato não ataca o plástico e pode ser usada onde a massa putty é difícil de ser aplicada ou fixada. Após aplicada a cola deve secar por algumas horas (ou um dia, de preferência) use lixa d'água fina para tirar o excesso. Como a cola é transparente, às vezes pode-se ver a fenda, mas não senti-la (com os dedos). Uma dica é: antes de começar a lixar, passe um pouco de tinta sobre a região. Enquanto você puder ver pontos de tinta durante a lixa, é porque as superfçies não estão uniformes. Esse método não é indicado para fendas "sem-fundo", onde a cola escorre sem limite. As vezes é preciso passar cola apenas para criar uma emenda entre as peças e depois outra que possa ser lixada. A cola de cianoacrilato não solda as peças, de modo que pode ser arrancada. Procure tomar um cuidado maior no final da lixa, quando há menos superfície de contato com a cola. Além de ser mais barata que a putty, pode ser encontrada facilmente em qualquer banca de revista ou papelaria. Essa técnica é bastante indicada para uniões grandes, mas com pouca área de fenda, como junção de fuselagens, sobre-e-sob asas, teto com lateral, etc. MASSA PLÁSTICA: A grande vantagem desse método é a fartura de matéria-prima a um preço quase nulo. Você precisará apenas de pedaços da grade (sprue) e thinner. De preferência, use o mesmo sprue do kit, pois a massa fica melhor usando-se o mesmo plástico (mesma dureza, cor, etc) do kit. Para fazer essa massa:
Esse método eu tenho usado ultimamente e tem se mostrado um dos melhores e, como já disse, muito barato. Ele só não indicado para grandes fendas, pois ao evaporar o thinner, a massa restante tende a encolher um pouco. Também não é indicado para peças de dificil trabalho de lixa. DUREPOXI Essa massa não recomendo normalmente, pois acho-a difícil de trabalhar. No entanto, não posso dizer que ela não tem uso. Qualquer das técnicas acima têm problemas quando a fenda é muito grande ou funda. Para facilitar o trabalho, pode-se usar Durepoxi para fechar a fenda ou deixá-la mais rasa, sendo que essa massa é apenas um preparatório mais rudimentar. Em seguida deve-se usar alguma das três técnicas citadas para fechar o problema com melhor acabamento. A grande vantagem do Durepoxi é que ele não sofre retração, ou seja, seu volume não diminui após a cura da massa. Outra dia é usar um pouco de Creme Nívea para deixá-lo mais maleável.
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