Iniciantes

  Curtas

  Aplicando Decais

  Criando Decais

  Cuidados Posteriores

  Corel Draw

  Fechando Fendas

  Fotografando kits

  Fotografando kits II

  Fotografando kits III

  Fazendo o Wash

  Dry Brush

  Esticando Sprue

  Removendo Tinta

  Cera Líquida

 << Voltar
Fechando fendas...

Por melhor que o modelo seja, não importa o fabricante, sempre haverá alguma peça que não se encaixa perfeitamente. Já o contrário, kits onde nenhuma peça encaixa perfeitamente, existem e são uma dor de cabeça para o modelista. Seja como for, o modelista deve saber lidar com isso e gastar um bom tempo fechando fendas e emendas para um perfeito acabamento.

Essa matéria traz algumas das técnicas para fazer isso, bem como suas vantagens e desvantagens. No final das contas, o modelista deve saber lidar com as três, pois cada uma se adapta melhor a determinada situação.

MASSA PUTTY:

A massa de modelismo, ou putty, como é conhecida é uma resina pastosa que deve ser aplicada na fenda e, após a secagem, deve ser lixada até igualar as superfícies. Existem várias massas no mercado. A grande diferença entre elas resume-se a:

  • Conscistência da pasta: Cada massa tem um certo grau de dificuldade de manuseio devido a sua conscistência. Dependendo, ela adere mais facilmente ao plástico e é mais ou menos maleável.
  • Dureza após a cura: Após secar, a massa deve ficar rígida, mas não deve ser dura demais a ponto de se tornar quebradiça. Se isso ocorrer, o processo de lixa pode arrancar pedaços da massa, estragando o trabalho.
Você deve escolher a massa que melhor conseguir usar; tudo depende da maneira como você trabalha. Abaixo, algumas dicas para trabalhar melhor com massa putty:
  • Misture algumas gotas de acetona ou cola líquida na pasta. Isso a deixa mais fácil de usar e seca mais rápido. Após aplicar a massa, deixe-a secar por pelo menos um dia.
  • Antes de aplicar a massa, isole a região com fita (pode ser fita crepe). Isso evitará massa nas regiões desnecessárias e protege o plástico durante a lixa, evitando que os detalhes sejam danificados.
  • Procure aplicar a massa precisamente e só onde necessário. Evite que grandes quantidades de massa fiquem em lugares que não fazem parte "do problema". Isso só irá o fará lixar à toa e danifica os detalhes do plástico.


    Fotos: Matt Swan

  • Nunca lixe com lixa grossa demais e trabalhe calmamente. Usar lixa fina evita que a massa seja arrancada, estragando o trabalho.
  • A massa putty, por ser uma massa, tende a não ser muito penetrante. Por isso, faça um teste de encaixe antes de colar aa peças e verifique se vai precisar de massa. Se sim, coloque um pouco de massa já durante a colagem. Isso ajuda no processo de lixa, evitando que a lixa tire toda a massa. Veja a ilustração:

    Emassamento previo com putty

CIANOACRILATO (SUPER-BONDER):

A grande vantagem de se usar cola super-bonder no lugar de massa é que ela é bem líquida e penetra facilmente em qualquer fenda. A cola de cianoacrilato não ataca o plástico e pode ser usada onde a massa putty é difícil de ser aplicada ou fixada.

Após aplicada a cola deve secar por algumas horas (ou um dia, de preferência) use lixa d'água fina para tirar o excesso. Como a cola é transparente, às vezes pode-se ver a fenda, mas não senti-la (com os dedos). Uma dica é: antes de começar a lixar, passe um pouco de tinta sobre a região. Enquanto você puder ver pontos de tinta durante a lixa, é porque as superfçies não estão uniformes.

Esse método não é indicado para fendas "sem-fundo", onde a cola escorre sem limite. As vezes é preciso passar cola apenas para criar uma emenda entre as peças e depois outra que possa ser lixada. A cola de cianoacrilato não solda as peças, de modo que pode ser arrancada. Procure tomar um cuidado maior no final da lixa, quando há menos superfície de contato com a cola.

Além de ser mais barata que a putty, pode ser encontrada facilmente em qualquer banca de revista ou papelaria. Essa técnica é bastante indicada para uniões grandes, mas com pouca área de fenda, como junção de fuselagens, sobre-e-sob asas, teto com lateral, etc.

MASSA PLÁSTICA:

A grande vantagem desse método é a fartura de matéria-prima a um preço quase nulo. Você precisará apenas de pedaços da grade (sprue) e thinner. De preferência, use o mesmo sprue do kit, pois a massa fica melhor usando-se o mesmo plástico (mesma dureza, cor, etc) do kit. Para fazer essa massa:

  • Raspe com um estilete pequenos filetes do sprue. Raspe mais do que vai precisar, para não faltar.
  • Em um recipiente que não reage com thinner (de vidro, o metal), junte as raspas e pinge algumas gotas de thinner.
  • Misture com uma espátula. O thinner irá derreter o plástico, juntando-o até fazer dele uma massa uniforme.
  • Aplique na região da falha e deixe o thinner evaporar. Esse processo deve levar pelo menos 48 horas.
  • Lixe o excesso.

Peca com fendas raspagem thinner e mistura peca com massa

Esse método eu tenho usado ultimamente e tem se mostrado um dos melhores e, como já disse, muito barato. Ele só não indicado para grandes fendas, pois ao evaporar o thinner, a massa restante tende a encolher um pouco. Também não é indicado para peças de dificil trabalho de lixa.

DUREPOXI

Essa massa não recomendo normalmente, pois acho-a difícil de trabalhar. No entanto, não posso dizer que ela não tem uso. Qualquer das técnicas acima têm problemas quando a fenda é muito grande ou funda. Para facilitar o trabalho, pode-se usar Durepoxi para fechar a fenda ou deixá-la mais rasa, sendo que essa massa é apenas um preparatório mais rudimentar. Em seguida deve-se usar alguma das três técnicas citadas para fechar o problema com melhor acabamento.

A grande vantagem do Durepoxi é que ele não sofre retração, ou seja, seu volume não diminui após a cura da massa. Outra dia é usar um pouco de Creme Nívea para deixá-lo mais maleável.

Texto:
Apoio:


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Outubro
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Novembro
S T Q Q S S D
    12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930