Iniciantes

  Curtas

  Aplicando Decais

  Criando Decais

  Cuidados Posteriores

  Corel Draw

  Fechando Fendas

  Fotografando kits

  Fotografando kits II

  Fotografando kits III

  Fazendo o Wash

  Dry Brush

  Esticando Sprue

  Removendo Tinta

  Cera Líquida

 << Voltar
Curtas e Rápidas

-Após a colocação do decal sobre o modelo podemos faze-lo ficar bem aplicado na superfície se sobre ele passarmos um cotonete seco e limpo, o que eliminará qualquer bolha de ar ou água.

- Programas P2P, como Kazaa, Emule e outros (podem ser baixados em Super Downloads) podem ser utilizados para pegar bastante material sobre plastimodelismo. Procure utilizar palavras-chave como: aviation, squadron-signal, armor, scale, etc.

- Se você usa tintas Enamel (Esmalte sintético), como Humbrol ou Model Master/Testors, você pode colocar esferas de aço dentro dos frascos, para facilitar a mistura da tinta, sem precisar de palitos. Essas esferas de 7mm podem ser compradas em qualquer lojas de peças para bicicletas (são vendidas em "colares" de 9 esferas, aproximadamente). Se você usa tintas acrílicas (Tamiya ou Hobby Cores) não deve usar essa técnica, pois a água utilizada na tinta pode oxidar a esfera, estragando a tinta. Nesse caso, pode-se usar esferas de vidro.

- Na hora de pintar faixas e listras, por vezes, é muito difícil fazer as máscaras de pintura somente para essas faixas. A dica é fazer o inverso. Primeiro pinte a cor das faixas, depois corte as faixas a partir das máscaras de pintura e depois pinte a cor original.

Pintura inversa de faixas e listras

- Às vezes, quando se está pintando o modelo é necessário que ele seja coberto com máscara. Ao mesmo tempo é necessário visualizar o que se está pintando (por baixo da máscara). Uma dica é usar uma chapa de raio-X lavada com água sanitária para tirar o chumbo. Assim, você tem uma máscara de pintura transparente. Importante: Lembre-se que o chumbo é tóxico.

- Um excelente material para confeccionar cintos de segurança é aquela fina lâmina de chumbo encontrada nos filmes de radiografia usados pelos dentistas. Além de ser bem fina é extremamente maleável e se acomoda facilmente em qualquer posição que o modelista desejar.

As fivelas podem ser confeccionadas com aqueles fios de cobre encontrados em eletrodomésticos de segunda categoria, pois são bastante finos. Depois de dar forma as fivelas, experimente amassá-as com um alicate de bico fino (que seja liso por dentro) ou em uma pequena morsa de bancada - encontradas em lojas de 1,99.

- Para conseguir um efeito de queimado no bocal de metralhadoras, saídas de turbinas, etc... Deixe todas as maquiagens de lado e procure um vela e um pedaço de plástico (pode ser um pedaço do sprue).

É simples, queime o plástico e deixe a fumaça preta subir (cuidado: a fumaça é tóxica), cubra todo o modelo deixando apenas as partes desejadas à mostra. Ponha essa parte na fumaça com cuidado para não colocar o modelo no fogo, e pronto! Manuseis com cuidado, pois com qualquer toque na fuligem tira a maquiagem.

- Algumas vezes você fica na dúvida se deve colar uma peça antes ou depois de dada pintura, não sabendo se ela atrapalha ou ajuda. Nesses casos, faça uma colagem temporária usando cola branca. Pinte a peça e quando for a hora, cole a peça definitivamente.

Adilson Denis Jakonwky

- Para verificar se a união entre duas peças está boa, ou se o uso de massa ficou visível, passe tinta guache preta com um pincel chato grosso por sobre a emenda. Deixe secar e verifique. Depois limpe a tinta com água.

- Se você gosta de detalhar o cockpit, mas o kit veio sem os cintos de segurança; Pinte um pedaço de fita crepe de marrom escuro. Depois corte em tiras (mantendo a proporção da escala) e grude nos bancos. Você pode ser ainda mais detalhista e cortar pequenos retângulos e triângulos de latão para fazer as presilhas.

- Para fixar melhor a serragem em dioramas, primeiro use o procedimento normal, passando cola sobre a base e espalhando com um pincel. Aplique a serragem normalmente. Após isso, dilua cola branca em água (1/3) e borrife com o aerógrafo (grande abertura), a uma distância relativamente grande (40-50 cm) para evitar de soprar a serragem. Aplique sucessões cada vez mais próximas. Limpe bem o aerógrafo depois.


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Outubro
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Novembro
S T Q Q S S D
    12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930