A quem se destina

  Árvores I

  Árvores II

  Árvores III

  Bases para Aviões I

  Bases para Aviões II

  Bases para Militaria

  Estruturas p/ Militaria

  Diorama de Selva

  Explosões

  Ferrugem

  Aeronaves em Voo

  Dicas de Fotos

  Relevos de Mar - I

  Relevos de Mar - II

  Dioramas Originais

  Em Andamento...

  Downloads

  Outros Sites

 <<Voltar

Para a base deste diorama, utilizarei uma moldura de quadro, com um compensado cortado na medida para firmá-la.


A moldura, já com o compensado

Para começar, vamos construir as laterais, para que o diorama ganhe altura. Um diorama sempre se parece melhor se você puder fazê-lo alto, ao invés de plano, o que deixa a cena mais agradável e realistica. Esta "altura" é criada usando lâminas de madeira balsa, cortadas no formato. A cena deve ter um desnível da frenta para trás, e da esquerda para a direita, o que permite uma melhor visualização pelas pessoas.


As laterais colocadas na moldura

Cole a balsa com cola branca e prenda-a com fita adesiva até secar totalmente. Eu me perguntei por que usar balsa ao invés de compensado para fazer as laterais do diorama. A principal razão é que a balsa é muito mais fácil de cortar e de dar o formato desejado, sem o auxílio de ferramentas elétricas.

Depois das laterais secas, nós precisaremos criar os declives e a altura do diorama. Isto pode ser feito utilizando lâminas de isopor de 0,5 cm de espessura. A lâmina mais fina facilita na hora da execução. Corte os pedaços de isopor na medida do quadro formado pela balsa.


O início da aplicação do isopor

As lâminas são cortadas de maneira que formem contornos no piso. Cole as lâminas com cola branca, até alcançar a altura desejada.


Continue até alcançar a altura desejada

Depois de alcançada a altura desejada, coloque um peso em cima do isopor e deixe secá-lo durante a noite. Uma vez seco, é hora de fazermos o aclive da estrada. Isto pode ser feito utilizando cartolina. Corte e cartolina no tamanho e formato desejado e cole, utilizando novamente cola branca. Fixe a cartolina com alguns alfinetes e deixe secar durante a noite.


A cartolina aplicada no local

Não se preocupe com as frestas entre a cartolina e o isopor. Isso será corrigido mais adiante. O passo seguinte é continuar adicionando altura na parte de trás do diorama, e isso é feito usando tiras de isopor.


A tiras aplicadas na base

Com a base do diorama pronta, deixe secar completamente antes de continuar. Após a secagem do isopor e da cartolina, o próximo passo é criar o piso. Isto pode ser feito usando massa corrida (usada em paredes), espalhando-a até cobrir a área totalmente.


A base coberta de massa

Não se esqueça de criar também a parte central da estrada, concentrando mais massa nessa região. Com a massa ainda úmida, é hora de começar a texturizar a superfície. Vamos começar com a terra (ou areia). Com uma pequena peneira, espalhe a terra ou areia sobre a base, concentrando na área da entrada.


A terra ou areia aplicada na estrada

O próximo passo é acrescentar a grama (encontrada nas lojas de moldelismo) nas outras áreas.


A grama adicionada

Não se esqueça de acrescentar grama também na parte central da estada. A seguir adicione algumas pedrinhas, apertando-as contra a base para dar um aspecto mais natural.


As pequenas pedras aplicadas na base

Agora adicione um pouco de musgo seco. Você pode encontrá-lo em diversos tipos. Quanto mais variado você usar, mais natural e interessante ficará a base. O tipo que eu usei é usado em floriculturas, para forrar cestas.


O musgo adicinado no terreno

A seguir, coloque alguns pedacinhos de madeira para representar uma cerca que separa a estrada do desfiladeiro. Eu usei pedaços de galho de árvore, que são firmes e facilitam sua inserção na base úmida.


A madeira, simulando uma cerca

Agora que o trabalho no piso foi concluído, deixe a base secar por cerca de 1 hora, para que a massa seque e crie uma "casca". Quando esta casca começar a se formar, é hora de deixar as marcas de pneus e/ou esteiras no piso. Isto é feito apertando o modelo contra a base. Mas antes coloque um pedaço de plástico no piso.


O plástico, colocado na estrada

Agora coloque o modelo em cima do plástico e pressione.


O modelo colocado sobre o plástico

Isso é feito para que o piso fique marcado pelo modelo, sem que a massa possa sujá-lo. Eu também costumo usar algumas rodas de outros kits para deixar as marcas mais variadas.


Rodas de outros kits

Feito isso, deixe a base secar de um dia para o outro, antes de remover o plástico. Após certificar-se que a base está totalmente seca, cubra-a com uma demão de água e cola branca misturadas, utilizando um borrifador de plantas. Enquanto a mistura ainda estiver molhada, preencha alguma falha com areia (ou terra) ou grama.

Novamente deixe secar de um dia para o outro. Essa mistura criará uma película transparente sobre o piso, o que ajudará na completa fixação dos materiais utilizados na base.


A base, após aplicada a mistura

Como você pode ver, a base ainda parece um pouco plana, o que não deixa o diorama tão chamativo. Para trazer o foco novamente à parte frontal, nós precisaremos deixar a parte de trás mais alta. E isso pode ser feito acrescentando algumas árvores.


As árvores adicionadas

A construção de árvores pode ser encontrada também nessa seção. Eu acrescentei algumas árvores menores na frente, para dar a impressão de uma área bem arborizada.

As árvores são fixadas fazendo pequenos furos no piso, e coladas com cola branca. Deixe secar durante à noite.


As árvoers firmemente fixadas na base

Muito bem. O próximo passo é preparar a base para a pintura. Primeiro cubra a parte da moldura para não sujar. Utilizando fundo automotivo, aplique uma boa camada de cinza.


O diorama, coberto com fundo cinza

Após o fundo secar, aplique uma demão de preto. Isto não apenas ajudará na pintura, como selará todo o material na base.


O preto aplicado

Depois de seca a pintura, é hora de pintar o piso. Eu utilizei tinta acílica Tamiya para isso, principalmente porque gosto da sua textura quando aplicada com aerógrafo, e fico feliz com os resultados. Primeiro pintamos a estrada, usando a tinta XF-52 (Flat Earth) misturada com um pouco de XF-1 (Flat Black) para escurever.


Flath Earth aplicado na base

Depois é hora de pintar a grama e as árvores, usando CF-27 (Black Green).


Black Green aplicado

Feito isso, aplique um pouco de XF-55 (Deck Tan), apenas pulverizando-o para realçar alguns detalhes.


A base após o XF-55 aplicado

Por fim, aplique um "washed" sobre a superfície para realçar os detalhes. Depois de seco, aplique a técnica "pincel seco"(drybrush), utilizando tinta Humbrol 187 na estrada e Humbro 80 nas árvores e na grama.


A base, após a técnica "drybrush"

A base terminada, esperando pelo modelo


Depois de deixar a base secar por alguns dias, o próximo passo é acrescentar os modelos.

O primeiro a ser colocado é o Warrior IFV, da Academy. É um belo kit, mas tem alguns pequenos detalhes. Tem 2 peças que requerem mais atenção na montagem (que são as placas frontal e laterais), então classificarei esse kit como Intermediário.

O modelo é fixado na base com cola branca, o que permite um ajuste completo antes da cola secar.


O modelo, colado na base

Depois de secar bem, aplique um pouco de giz pastel para dar mais harmonia entre a base e o modelo.


O modelo, com giz pastel apliado

Por final, é hora de dar um nome ao diorama (a parte mais difícil, na minha opinião). Eu chamei-o de "Bandit Country".

Blindados modernos não são os meus favoritos, mas às vezes montando uns que não sejam da II Guerra Mundial, me ajuda a reacender a paixão pelo modelismo.

Feliz montagem!

Texto: Keith Forsyth
Tradução:


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Dezembro
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 89
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            

Janeiro
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31