A quem se destina Árvores I Árvores II Árvores III Bases para Aviões I Bases para Aviões II Bases para Militaria Estruturas p/ Militaria Diorama de Selva Explosões Ferrugem Aeronaves em Voo Dicas de Fotos Relevos de Mar - I Relevos de Mar - II Dioramas Originais Em Andamento... Downloads Outros Sites <<Voltar |
Plantas Tropicais...
Materias:
Para dar vida natural a um diorama, nada melhor que adicionar plantas. No caso de querermos adicionar uma planta ou outra ao nosso diorama, podemos sempre comprar um set de fotogravado de plantas tropicais, mas se queremos povoar o diorama com plantas, a opção de fotogravado torna-se proibitiva, devido ao seu preço. A solução é criarmos as nossas próprias plantas, o que até dá muito mais satisfação do que comprá-las já feitas, e, ainda por cima, sai mais barato... Para este artigo seleccionei dois tipos de plantas tropicais, mas o processo de criação permite derivar para dezenas de plantas diferentes, bastando para isso alterar o tipo de corte das folhas. Para o processo de criação de plantas é indispensável obtermos material de apoio, tal como fotografias, livros, ou mesmo uma visita a um viveiro. Planta 1 - Pequena Palmeira Esta pequena palmeira construída neste artigo representa uma espécie muito vulgar em qualquer ecossistema tropical, e as suas dimensões podem variar de local para local. O processo que a seguir é descrito corresponde à criação de uma pequena palmeira de baixa estatura, com aproximadamente 1m de altura, o que representa, à escala 1/35, cerca de 3cm. Dobre uma folha A4 de papel para impressora em forma de "concertina", com tiras de cerca de 1,5 cm de largura. Recorte na "concertina" algumas 'meias elipses' ao longo da linha dobrada, com comprimentos entre os 3,5 e os 2,5 cm. O resultado serão várias folhas de forma elíptica, com vários tamanhos, que serão detalhadas no próximo passo. Para a pequena palmeira serão necessárias 3 folhas de menor dimensão e 3 folhas um pouco maiores.
Corte um parte de arame de 0,5 a 0,6mm de espessura para cada folha, com mais 2 cm que o comprimento da folha. Cole o pedaço de arame no vinco da folha, usando cola cianoacrilato.
Com uma lâmina bem afiada, faça cortes paralelos, em ambos os lados da folha, com o menor espaçamento possível entre eles. Os cortes devem ser inclinados um pouquinho para a frente, no sentido da ponta da folha.
Junte as 3 folhas de menor dimensão numa posição em estrela e una, pelos caules, com um pedaço de arame fino, dando algumas voltas aos 3 caules, para fixar as três folhas e, ao mesmo tempo, para criar uma estrutura para o tronco.
Coloque as 3 folhas de maior dimensão novamente numa posição de estrela, abaixo da estrutura criada anteriormente, mas não exactamente umas folhas por baixo das outras. Volte a fixar com um pedaço de arame fino, desta vez, em volta dos 6 caules.
Depois de ajustar a posição das folhas uma última vez, aplique um pouco de cola cianoacrilato no tronco, isto é, na união dos 6 caules, para fixar definitivamente a posição das folhas.
Aplique uma camada de Tamiya Putty na zona do tronco, ocultando os pedaços de arame usados para fixar as folhas, de forma a que represente o tronco da planta. O processo de pintura começa com a aplicação de uma mistura 20/80 de acrílicos Tamiya XF-3 Flat Yellow e XF-58 Olive Green, aplicada de forma a cobrir toda a planta, incluindo o caule. Adicione um pouco mais de XF-3 Flat Yellow à mistura anterior e aplique nas zonas centrais de cada folha, principalmente nas folhas superiores. Repita esta último passo até ficar satisfeito com a tonalidade.
Aplique, a pincel seco, uma mistura 50/30/20 de óleos SAP Green, Yellow Ochre e Titanium White, pela nervura central de cada folha, ou seja, no vinco do papel de cada folha, de forma a salienta-lo um pouco.
Para terminar, aplique uma camada de verniz brilhante, muito levemente, de forma a atingir apenas um aspecto satinado.
Planta 2 - Pequena planta tropical de folha longa Este tipo de planta representa uma qualquer espécie de planta tropical de folha longa. O tamanho da planta, o comprimento e o desenho das folhas pode variar de local para local, sendo necessário ajustar as dimensões e desenho das folhas com base em material de apoio. A planta seleccionada para este artigo representa uma planta com aproximadamente 70 cm de altura com folhas entre os 70 e 50cm, o que representa à escala 1/35, cerca de 2cm de altura e folhas de 1,5 a 2 cm de comprimento.
Dobre ao meio um pequeno quadrado de papel para impressora (ou para fotocopiadora), com cerca de 3 por 3 cm e recorte a forma de 'meia folha' ao longo da linha dobrada, com comprimentos entre os 1,5 e os 2 cm. Para este tipo de planta serão necessárias 5 ou 6 folhas de diferentes dimensões.
Corte um pedaço de arame de 0.5 a 0.6mm de espessura para cada folha, com mais 2 cm que o comprimento da folha. Cole o pedaço de arame no vinco da folha, usando cola cianoacrilato. Para detalhar um pouco a folha, faça, em cada aresta da folha, 3 ou 4 pequenos cortes usando uma tesoura de pontas afiadas. Os corte não devem ultrapassar 1,5mm de comprimento e 1mm de largura.
Dobre o arame de cada folha para uma posição mais natural, dobrando também a parte que está colada à folha para dar um aspecto mais pesado à folha. Junte as folhas pela base do caule e enrole um pedaço de arame à volta dos caules de forma a ficarem unidos. Se tiver dificuldade, comece por unir apenas dois e vá adicionando depois um a um.
Depois de ajustar a posição das folhas uma última vez, aplique um pouco de cola cianoacrilato na união dos caules, para fixar definitivamente a posição das folhas.
Para iniciar o processo de pintura, aplique uma camada de acrílico Tamiya XF-1 Flat Black bastante diluído em álcool etílico, de forma a cobrir toda a planta. Depois de seca, aplique uma camada de acrílico Tamiya XF-3 Flat Yellow de forma a atingir apenas uma tonalidade esverdeada.
Com uma mistura 50/50 de óleos SAP Green e Yellow Ochre aplique em cada folha, com pincel 'meio-seco', uma camada por quase toda a folha, deixando algumas pequenas manchas com a tonalidade base à vista. Adicione um pouco de óleo Titanium White à mistura anterior e perfile os filamentos de cada folha.
Texto e fotos: André Brito
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |
|