A quem se destina

  Árvores I

  Árvores II

  Árvores III

  Bases para Aviões I

  Bases para Aviões II

  Bases para Militaria

  Estruturas p/ Militaria

  Diorama de Selva

  Explosões

  Ferrugem

  Aeronaves em Voo

  Dicas de Fotos

  Relevos de Mar - I

  Relevos de Mar - II

  Dioramas Originais

  Em Andamento...

  Downloads

  Outros Sites

 <<Voltar
Dioramas com Explosões

Certamente um dos efeitos mais complexos de se simular em um diorama são relacionados ao elemento "fogo" (explosões, fogueiras, fumaça, etc). Isso se deve ao fato de o diorama mostrar uma cena estática (uma foto em 3D) e o uso desse elemento só se mostrar realista de modo dinâmico. No entanto, encontrei essa dica na internet, e pelo menos no quesito explosões, mostrou-se bastante convincente.



Aparentemente, um dos idealizadores dessa dica é Barry Riddle (ou pelo menos, a maior parte das buscas na Internet caem nessa dica). Para tal, você vai precisar de armações de arama (provavelmente achadas em casas de armarinhos), Poly-Fil, uma lâmpada fria (e sua ligação elétrica), e tintas diversas.

A primeira parte consiste em montar uma base para a explosão com arame. Normalmente, usa-se dois suportes. Um em formato cilíndrico (o qual deve acomodar a lâmpada) e outro e formato esférico, mas não muito regular. Não é preciso se concentrar muito na regularidade dessa base.


Base da explosão


Parte superior, encaixada

O próximo passo é colocar algodão Poly-Fil, cobrindo todos os buracos que eventualmente possam mostrar o interior da explosão.

Na fase de pintura, você deve começar com um cobertura a partir do amarelo. Esse deve cobrir melhor. Posteriormente, camadas mais displicentes de laranja, vermelho, marrom e preto. O resultado final deve ser parecido com isso.


Poly-Fil aplicado e pintado

A parte de iluminação, como se pode ver, é bem simples. Um bocal, ligado a uma extensão. Aqui, foi utliizado um adaptador simples para ligá-los.


O resultado final é esse. Como o próprio autor diz, a luz só deve ficar ligada o tempo suficiente para mostra-lá aos amigos ou tirar fotos, pois o interior acaba aquecendo muito e pode pegar fogo. Não transforme sua explosão estática em uma explosão real!


Aqui, mais algumas fotos usando essa técnica.





Por fim, segue o vídeo com a íntegra dessa dica:

Antes que me perguntem, o Poly-Fil é uma fibra de poliéster. Sua propriedades são a de manter a o formato moldado e ser bem leve. Não sei que material seria equivalente aqui no Brasil. Caso saiba, entre em contato!


Texto:

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Janeiro
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Fevereiro
S T Q Q S S D
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28        

?