A quem se destina

  Árvores I

  Árvores II

  Árvores III

  Bases para Aviões I

  Bases para Aviões II

  Bases para Militaria

  Estruturas p/ Militaria

  Diorama de Selva

  Explosões

  Ferrugem

  Aeronaves em Voo

  Dicas de Fotos

  Relevos de Mar - I

  Relevos de Mar - II

  Dioramas Originais

  Em Andamento...

  Downloads

  Outros Sites

 <<Voltar
A quem se destina...

Embora não seja a melhor pessoa para falar de dioramas, muitas pessoas me pediram dicas sobre como fazê-los.

Um diorama é uma cena estática. Tecnicamente, não deveria ser considerado plastimodelismo, uma vez que usa muito mais resinas, metais e "improvisos" do que plastimodelos propriamente ditos.

Os dioramas podem ser divididos em algumas categorias:

vinheta: Em muitos casos, não é considerado um diorama. É uma cena apenas para basear o plastimodelo em um cenário. Costuma ser apenas um plano de terra, ou um piso de aeroporto, ou um piso de porta-aviões. São os mais simples de serem criados. Exemplo simples: Um tanque andando sobre um terreno de guerra.

cena horizontal: É um pouco mais avançado técnicamente que o primeiro. Podem incluir arvores, paredes, casas ou outros objetos, mas o objetivo geral ainda é mostrar um plastimodelo. Exemplo: Um avião e sua equipe de terra preparando-o. Ao lado, uma cabana com a equipe de comando.

cena vertical: É um diorama muito detalhado. Aqui, o plastimodelo não é o básico, ele esta integrado com todo cenário. Para esse efeito, o diorama é mais elaborado em altura (prédios, árvores, montanhas). Esse tipo de diorama exige mais técnica do modelista. Exemplo: Um avião da segunda guerra, coberto pela cabana de camuflagem, cercado de árvores.

Os dioramas são criados básicamente em duas escalas:

1/35: Essa é a escala comum de militaria e a maioria das figuras estão associadas com veículos militares. Aviões em escala 1/32 também podem ser ajustados perfeitamente nessa escala.

1/48: Não tão comum, mas com o crescente aparecimento de kits de aviões 1/48, essa escala começou a ser usada em dioramas e os fabricantes precisaram suprir a escassez de detalhes em 1/48.

1/87: É a escala internacional para ferreomodelismo, onde o cenário é muito importante. No entanto, isso será tratado em um item a parte.

Fazer dioramas não é nada fácil. Um modelista nessa área deve ter as seguintes características:

Conhecimento histórico: É essencial em dioramas, que as figuras e os modelos correspondam ao mesmo período e local. Não coloque soldados americanos em tanques alemães, nem soldados do norte da África em uma cena do Vietnã.

Técnicas de várias categorias: Cada tipo de kit é indicado para um tipo de modelista. Fazer um avião é diferente de fazer um helicóptero, um navio ou um tanque. No entanto, dioramas misturam vários tipos de modelos e o modelista deve saber fazer bem todos eles.

Técnicas de envelhecimento: Comum em aviões e tanques, isso é muito (muito, muito) explorado em dioramas. Saber fazer sujeira de lama, terra, neve, poeira, graxa, óleo, ferrugem, "rios barrentos", "queimados", entre outros é importante nessa área. Também é importante fazê-los com que eles se integrem com a cena. Também é importante saber fazer tudo isso sem exagero, para que a cena mantenha a sua sobriedade.

Dinheiro: :-) Um diorama gasta muito mais que um kit em separado. Além disso, figuras pequenas, são proporcionalmente mais caras que o kit no todo. Veja um exemplo:


Eu construi um diorama horizontal simples. É um Ju-88 sendo abastecido e preparado para o vôo. Veja quando foi cada detalhe:

KitUS$
Dragon Junkers Ju-88 1/48
Equipe (2 fig.) limpando canhões e ferramentas
Caminhão de combustível (+2 fig.)
Piloto sendo preparado pela equipe (3 fig.)
Pilotos conversando (2 fig.)
Carregador de armas
Total
23,80
13,15
32,35
10,50
10,00
15,00
104,80

Isso sem contar que a maioria dos detalhes não é encontrada em lojas nacionais, precisa importar. Ou seja, ainda têm o frete e, se der azar, impostos de importação.

E é isso! Agora é usar a imaginação, criar uma cena e torná-la real.


Matias Schweizer



Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Outubro
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Novembro
S T Q Q S S D
    12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930