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Montando o cockpit...
Montar o cockpit de um avião é, pessoalmente, uma das tarefas mais gratificantes do plastimodelismo, principalmente quando este é rico em detalhes. Dependendo do cockpit que acompanha seu kit, existem várias técnicas que podem ser utilizadas para a sua montagem. Se o seu kit vêm com um cockpit muito ruim, você pode procurar um "detail set" para o seu kit. São pequenos conjuntos de peças vendidos em separado para detalhamento do kit. Existem outros para trens de pouso, motores, etc. Podem ser achados em casas especializadas ou pela internet. Alguns kits vêm também com decais para os painéis de instrumentos. Verifique se o relevo do painel é detalhado o suficiente. Se for, você pode optar por não usar o decal, pois com ele se perdem muitos detalhes. Caso contrário, use o decal. Ele esconde a simplicidade com que o painel foi feito. Outro detalhe é o piloto. Alguns kits vêm com um piloto simples (Alguns simples até demais). Você pode escolher colocá-lo ou não, ou até mesmo comprar um piloto separado. A pintura do piloto não será explicada nessa seção, pois segue a pintura de figuras para dioramas. Uma das técnicas mais simples e fáceis para pintar os painéis é um "dry brush" ou pincel seco. Você aplica a camada com a cor do fundo primeiro e deixa secar. Após seco, use um pincel pequeno e molhe com tinta branca e deixe-a secar no pincel (Por isso o nome). Após um tempo secando (faça um teste na palma da mão; a tinta não deve pintá-la se você não aplicar força), passe o pincel sempre num mesmo sentido por toda a área do painel. As superfícies do relevo acumularão tinta deixando &aagrave; mostra os intrumentos. Essa técnica não é muito boa, pois deixa várias imperfeições. Uma variação que eu mesmo inventei, é a da lixa. Você pinta a superfície do painel com a tinta de fundo como na técnica anterior. Após seco, use uma lixa muito fina (maior que 600) e passe levemente sobre a superfície. A lixa irá tirar a tinta das partes expostas, mostrando o painel. Essa técnica só serve para plásticos que constrastem com a cor de fundo do painel. Essas técnicas são imperfeitas porque deixa o painel em duas cores. No entanto, os paineis mais detalhados não são mais que a soma dessas técnicas usadas em pequeninos conjuntos. Em painéis mais detalhados, você pode usar alguns artifícios para melhorar o acabamento: 1. Os instrumentos redondos (mostradores, altímetros, velocímetros, etc), são pintados com a cor de fundo com um pincel fino a a sem muito tinta (Se acumular tinta, o DryBrush não ficará bom. Após seco, use a técnica do pincel seco sobre a borda desses mostradores. 2. Os botões podem ser pintados com um pincel muito fino. Aqui é bom verificar fotografias de referência, para manter a fidelidade com o original. 3. Imperfeições podem ser tiradas com lâminas ou agulha, mas só para pequenas imperfeições. Para as grandes, melhor refazer o processo. 4. Você pode pingar gotas de cola branca sobre mostradores redondos. Após seca, a cola branca faz parecer que o mostrador está sob um vidro. 5. Para os assentos, nada de muito segredo. Você pode detalhá-lo, colocando cintos de segurança usando tiras de fita crepe previamente pintada. 6. Alguns caças têm o visor frontal pintado de fumê. Isso porque em combates há a técnica de deixar o avião contra o sol para cegar o adversário atrás. Esse detalhe raramente é mostrado nas instruções. Você pode pintá-lo com tinta fumê (ou vítrea), mas deve fazé-lo pela parte de dentro. 7. Raros kits vêm com o parte traseira do painel em relevo. Nesses você pode melhorar os detalhes fazendo fios, usando fios de cabos telefônicos e colando-os com super-bonder. Muitos modelistas preferem não colar o canopi para que o cockpit possa ser visto com mais facilidade. Se você for usar essa opção, então não cole as transparências antes da montagem final. Caso contrário, cole as transparências com cola branca, para que ela não ataque o material e pode ser removida com água. Em ambos os casos, você deve fazer o mascaramento para pintura. Você deve cobrir toda a superfície externa com máscara de tintura (masking tape) e recortar as partes visíveis com uma lámina precisa (Nr. 1). Após isso, aplique a tinta da cor da superfície interna primeiro. Como é transparente, a transparência deixará a cor interna visivel, quando se olhar para ela por fora.
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