A quem se destina

  Escolhendo seu kit

  Antes de começar

  Montando a cabine

  Cockpit em 8 passos

  Os Canopies

  Fazendo Canopis

  Re-Scribbing

  Rebites

  Estais

  Metal Fatigado

  Shading

  Giz Pastel

  Wash

  Envelhecimento

  Em Andamento...

  Especiais

  Walk-Arounds

  Downloads

  Referências

  Sites de Aviões

  Outros Sites

 <<Voltar
A quem se destina...

Os aviões militares são, seguido pelos carros comuns, os primeiros modelos que uma pessoa ganha. Em geral, ainda criança. E assim como qualquer plastimodelo, não têm nada de brinquedo. Alias, todo modelista que se preza, sabe de cor a tragédia que se tornou seu primeiro plastimodelo.

Para ser um modelista de aviões são necessárias algumas características básicas:

figura Gostar de aviação: Em geral, os modelistas desse gênero procuram conhecer a história do avião que está sendo montado e seu contexto histórico (que guerras participou, características de combate, usuários). Todos esses dados fazem parte de uma maneira ou de outra da montagem do kit. Por exemplo, você sabia que existiram B-29 pintados? A maioria vinha sem pintura por causa do esforço de guerra, mas os dois primeiros a voar receberam uma pintura verde-oliva. Dados como esse podem orientar alguns detalhes em maior ou menor tamanho. Até mesmo porque nem todos os kits são perfeitos.

Tintas Foscas: Os aviões de guerra, em geral, recebem uma pintura fosca ou acetinada para evitar o reflexo do sol. Muitas pessoas não gostam de trabalhar com tintas foscas (assim como algumas não gostam de usar brilhantes). Assim, procure se habituar a usar esse tipo de tinta.

Detalhismo: Os kits que são mais valorizados são aqueles que possuem bom nível de detalhe. Em geral, isso se destaca principalmente em cockpits, motores e trens-de-pouso (Lógico que existem outras partes que podem ser mais ou menos ricas em detalhes). Essas peças, em geral, são mal detalhadas nas instruções (Mais uma vez, voltamos ao primeiro item...). Fazer esses detalhes de modo a dar mais realismo ao kit é um ponto fundamental nesse gênero.

Técnica: Existem gêneros que precisam mais ou menos técnica, paciência, etc. Aviões exigem boa técnica de pintura e um pouco de montagem. Por estarem em geral apoiados pelos trens-de-pouso, qualquer peça torta fica aparente no final da montagem, degradando o resultado final. Para isso, também precisa-se contar com a qualidade do kit, para garantir que as peças se encaixem corretamente. Nem sempre pode-se contar com isso, e pode-se precisar de adaptações: encurtamentos, alogamentos, preenchimento com massa, etc.

Envelhecimento: Seguindo as instruções do kit, ao final, você tem um modelo de plástico. Mas seu avião não é bonitinho, reluzente, limpinho, não é? Ele tem desgastes de vôo, manchas de óleo, marcas de tiros, etc. Saber fazer esse detalhes são importantes para se ter um resultado final mais gratificante.

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Maio
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Junho
S T Q Q S S D
      1 2 34
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 1718
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30