Envelhecimento de Aviões
Essa matéria foi escrita originalmente por Kaan Gök e traduzida para o português. Ele é específico para o caso de jatos da marinha americana (US Navy), mas acredito que com algumas adaptações, possa ser usado em qualquer avião (ou qualquer modelo). Vamos lá:
Neste tópico mostrarei passo-a-passo como fazer o envelhecimento de um aeronave da Marinha dos EUA, no caso um F/A 18 Hornet:
Primeiro, pinto as cores básicas, light ghost grey e dark ghost gray, neste caso.
Começo o envelhecimento aplicando pó de giz pastel no modelo e retirando o excesso com papel toalha no sentido do deslocamento do ar na aeronave (do nariz para a cauda), para similar o efeito de sujeira.
Nas areas em que existe vazamento de óleo de motor, etc, eu aplico mais pó de giz pastel com um pincel umedecido no sentido do vôo, com o objetivo de mostrar o efeito de óleo, graxa e vazamentos.
OBS: O modelista deverá tomar cuidado ao segurar o modelo, porque o giz pastel suja facilmente os dedos e deixa impressões digitais. Eu prefiro segurar usando um papel toalha, mas luvas também funcionam.
Grande parte do serviço já terminou. È sempre útil consultar fontes de referência, para reproduzir o padrão de sujeira da aeronave. Não fique tentado a passar o giz pastel em todo o modelo, pois algumas áreass das aeronaves se desgastam mais facilmente do que outras. Lembre que 99% da sujeira e desgastes acontecem no sentido do vôo.
Agora vem a parte mais interessante: Pegue seu aerógrafo, carregue com a cor base (ou uma tonalidade mais clara) e comece a retocar com pequenas nódoas (manchas). É o que realmente acontece em escala real. Não tenha pressa de acabar o trabalho, pois requer muiita atenção e paciência. Fotos de referência são sempre úteis.
Não esqueça a parte inferior. A esta altura, eu retoco todas as areas do modelo. Mais tarde vou focar a atenção nos retoques visíveis. Este trabalho é feito primeiramente para tirar a monotonia do modelo.
Depois dos retoques, aplico as cores básicas (bem diluídas) no modelo outra vez para dar o efeito de envelhecimento em todo o avião. Diluir a tinta mais que o de costume ajuda a controlar e acompanhar o processo.
Feito isto, concentro minha atenção nos retoques mais visíveis, os quais serão vistos primeiro quando se olhar para o avião. Primeiro eu pinto usando a cor preta diluída (clareada).
Completo o serviço fazendo uma técnica chamada contra-sombreado, que consiste em usar, nas áreas cinza-claro, o cinza-escuro e vice-versa. Não tente escurecer todo o modelo, pois algumas partes precisam ficar visíveis. Eu já falei dos livros e fotos de referência?
Agora que os retoques estão prontos, aplico o wash (Nota do tradutor: Aqui o Wash pode ser com tinta dluída ou betume), para simular vazamentos de óleo. Flaps, caixas de trens de pouso e areas dos motores, são os candidates ideiais para esta técnica.
Aplicando o wash, convém notar as sujeiras e vazamentos nas junções das asas e pivôs. Pode ser usada a técnica da tinta dilída ou o betume diluído em aguarrás. Qualquer uma das duas técnicas é boa para isso.
É hora de aplicar uma mão de verniz brilhante para a colocação dos decais.
Depois da aplicação dos decais, uso meu aerógrafo para simular o desgaste junto às insígnias. A maioria das marcações das aeronaves militares é brilhante, então elas não sofrem tanto desgaste quanto o resto da aeronave. As áreas de acesso em particular, necessitam de uma mão de efeito de desgaste, pois nestes pontos a tinta descasca até chegar ao metal.
Finalmete, uma camada de verniz fosco e o trabalho está terminado!
Texto: Kaan Gök
Tradução:
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