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Escolhendo seu kit...

Hoje em dia, praticamente todos os aviões podem ser encontrados para vender. É improvável que você não ache "aquele" kit tão sonhado. O inconveniente disso, é que fica difícil escolher dentre tanta variedade um kit que se adeque as suas necessidades. Aqui, vão as dicas que podem ajudá-lo a fazer uma melhor escolha.

Material:
Os kits de aviões são encontrados basicamente em dois tipos de materiais: plástico e resina. Os kits em plástico representam a esmagadora maioria, ainda assim é preciso tomar alguns cuidados. Sempre que possível, abra o kit ainda na loja e veja se o plástico e a grade onde o kit foi moldado é de boa qualidade. Kits ruins, em geral, possuem grandes rebarbas resultantes da uma má prensagem. Isso ocorre com kits mais velhos, frabricados na década de 70 e 80. O plástico costuma ser da cor geral da pintura, mesmo assim outra dica: Procure kits com cores sóbrias: cinza, verde escuro. Cores berrantes, como vermelho, marrom, azul e até preto, em geral, indicam kits ruins.

Outro detalhe a procurar nos kits plásticos, aqueles feitos de plástico injetado. Esses kits são os mais recentes e apresentam uma melhor qualidade nos detalhes e encaixes. Os kits em plástico injetado, possuem detalhes em baixo-relevo, ou seja, são sulcados. Os kits antigos possuem os detalhes em alto-relevo, o que dificulta o processo de lixagem e menor qualidade final.

Tipos de Plastico

Os kits em resina, são fabricados por empresas menores ou sem nome famoso. O que faz essas empresas se manter é fabricar o que os outros não fabricam. A principal especialidade dessas empresas, no entanto não são os aviões e sim figuras e peças para dioramas. Os kits em resina exigem muito mais prática do modelista e só são recomendados para modelistas avançados. Mas se você gosta de trabalhar com resina compulsivamente, sugiro que você compre uma lixadeira de correia.

Escala:
Os aviões militares são fabricados em quatro escalas básicas: 1/32, 1/48, 1/72, 1/144. É claro que existem exceções, como os aviões 1/28, 1/100, etc.

1/32: Os "grandões", em geral, estão nessa escala. Representava a maioria dos kits antigos, mas sua importância tem caído nos últimos anos. Isso se deve ao fato, justamente do tamanho final do modelo e por serem mais caros. Essa escala valoriza os detalhes dos motores, cockpit, trens-de-pouso além de outros que não são tão precisos em outras escalas, como as estruturas de um lançador de mísseis, por exemplo.

Outra vantagem da escala 1/32 é que ela é razoavelmente compatível com modelos de militaria que, em geral, são na escala 1/35. Pode-se assim, unir avões e militaria para construir dioramas.

A maioria dos caças famosos da atualidade e da segunda guerra podem ser encontrados nessa escala, mas se você quer algo "especial", dificilmente achará nessa escala.

1/48: Essa escala é hoje a mais fabricada e vendida no mundo. Ela ganhou grande adesão por permitir o detalhismo de uma escala 1/32, mas em tamanho menor-embora seja maior que a escala 1/72. Se você procura um kit, dificilmente ele não será achado nessa escala. Por sua vez, é bem difícil encontrar figuras e peças para dioramas nessa escala. Uma exceção, com restrições, é poder unir-se esses kits com os "carrinhos" feitos de metal, que estão na escala 1/43. Como dito, isso é bem restrito, pois a maioria dos carrinhos, não ficam bem com aviões militares, por serem esportivos ou civis.

1/72: Essa é a escala dos "presentes" que todos ganham. Ela é bastante reduzida, eliminando muitos detalhes e por isso não é muito valorizada (dificilmente uma escala dessas, ganha algum concurso). Por ter seu tamanho reduzido, ela é ideal para criar coleções: jatos da Luftwaffe, marinha americana, guerra do Vietnã, Century-Series, etc. Como uma coleção tem muitos modelos, o espaço é uma questão importante a se considerar. A coleção? Cada um cria a sua...

1/144: Se os detalhes são reduzidos em 1/72, imagine em 1/144? Porém existem kits que em 1/72, ficam muito grandes. Sério! você já viu um B-52 ou um B-36 nessa escala? Parecem até que estão na escala 1/32 a olhos leigos. Grandes bombardeiros e aviões de patrulha são os representantes dessa escala.

Camuflagem:
Outro detalhe importante ao comprar um kit é verificar o padrão de camuflagem que deve ser aplicado na montagem final. Existem camuflagens fáceis, médias e dificeis, que fique claro, não são determinadas pela quantidade de cores. Se você ainda não é um modelista experiente, evite camulfagens muito dificeis. Se você não possui aerógrafo, evite também os kits com pintura metálica (Mig-15, F-86, B-29), pois as marcas de pincel fincam evidentes nesses modelos.

Skill:
Alguns kits já vêm com sua numeração de skill, ou seja, seu grau de dificuldade. O problema é que não existe um padrão definido para o que é fácil ou difícil. A numeração de skill, em geral de 1 a 5, usa o número de peças como parâmetro. Isso não é muito correto, pois existem kits com muitas peças que básicamente são processos repetitivos (bombas, mísseis, etc). Por outro lado, existem kits muito simples que precisam de um modelista experiente para que fique bom no final, pois possuem encaixes ruins, peças empenadas-Naturalmente, nenhum fabricante vai colocar tais características na embalagem.

Fabricante:
Procure descobrir os melhores fabricantes. Experiências iniciais podem dizer muita coisa. Existem fabricantes que são reconhecidamente excelentes (Tamiya, Dragon), outros bastante ruins (Testors) e outros que alternam kits bons e ruins (Airfix, Italieri). Fazer bem um kit ruim pode ser um desafio, mas em geral, é uma tarefa decepcionante.

Com essas dicas, você já pode escolher um kit. A partir daí é começar a montar.

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