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Shading

O shading é a técnica de reforçar o relevo do avião, realçando as fendas entre as placas de metal. Existem diversas maneiras de fazer isso. Três delas são citadas aqui, mas podem existir outras. Em todas elas (talvez, exceto com pastel) é necessário que o kit seja de plástico injetado, ou seja, que haja sulcos entres as placas.

Pastel:

Essa técnica é a mais simples e os resultados são razoáveis. Raspe um pouco de pó de giz pastel na cor desejada. Em geral, os tons de vermelho/marrom dão bons efeitos de ferrugem. Marrom e preto, de fuligem ou óleo (embora nunca tivesse conseguido fazer um bom efeito de óleo com pastel).

Com um pincel fino redondo, pegue um pouco de pó de giz e aplique sobre as fendas (um pouco de excesso ficará fora das fendas, é claro). Com cuidado, passe o pincel da frente para trás (no mesmo sentido que o ar flui pelo avião); isso deixará leves marcas de giz sobre as fendas. Sopre o excesso. Você pode tirar o excesso também com um cotonete. Um cuidado com essa técnica é "não exagerar". O efeito inicial impressiona, mas é preciso bom senso para o modelo não ficar muito "carregado".

Veja aqui uma técnica semelhante, com mais detalhes.

Betume:

Essa técnica é bastante trabalhosa, mas não é difícil e o efeito conseguido é bastante impressionante. Primeiro, antes da pintura (1), deve-se passar betume diluído em aguarraz sobre todas as fendas do avião. A diluição deve ser tal que o betume não fique muito aguado, nem muito pastoso. O betume deve ser passado com um pincel chato e deve escorrer por tensão superficial pelas fendas (2).

Espere secar por alguns minutos (um ou dois minutos são suficientes). Após isso, passe uma flanela ou papel higiênico para tirar o excesso de betume (3). Um inconveniente dessa técnica é que o plástico fica meio oleoso e a pintura pode não aderir muito bem. Isso depende do tipo de tinta que você usa.

Monte o modelo normalmente até o passo da pintura final. Após pintar todo o relevo, deve-se executar a última parte, essa é a mais demorada. Com um bisturi ou estilete, passe a lâmina por todas as fendas. Isso irá tirar a camada superficial de tinta, deixando a mostra a inferior, ou melhor, o betume (4). Caso os rebites também sejam em baixo relevo, deve-se fazer o mesmo para com eles, usando uma agulha.


Pre-Shading:

Essa técnica é bem simples, mas o resultado depende de sua aptidão com o aerógrafo. A camada de pintura superior (a pintura final) deve ser bem fina, de modo a aparecer a camada inferior. Primeiramente, pinte com uma cor bem forte (preto, geralmente) sobre todas as fendas, deixando que sobre um pouco de pintura do lado de fora das fendas.

pre-shading pos-shading

Na pintura final, pinte com tinta bem diluída o modelo. O resultado será que a cor escura continuará visível, ainda que bem de leve. Essa técnica so é indica para aviões com a pintura clara (cinza ou branco).

Texto:

Fotos:



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